sábado, 29 de março de 2008

É Primavera...

Vou começar falando de uma coisa que, até agora, não tinha comentado: “fumacinha”... Sabe quando está frio e, sempre que a gente sopra e/ou fala, sai uma “fumacinha” da nossa boca? Então, ela mesma que eu estou me referindo. Desde que chegamos em Nova York, até Montreal, nós “convivemos” com ela tanto pela manhã quanto pela noite, mas hoje merece mencioná-la por um motivo básico: ela estava presente durante TODO o dia! Em Montreal, durante todo o dia com certeza estava uma temperatura abaixo de 0 grau! Quando saímos, estava -4 graus e COM CERTEZA durante todo o dia essa temperatura não melhorou, se duvidar até piorou. Aqui em Quebec, logo quando chegamos, a coisa não foi muito diferente... Ah, só para lembrar, estamos na primavera daqui...

Vamos ao relato. Pela manhã, começamos o tour pela Old Montreal. Fomos primeiro para a Catedral de Notre Dame. LINDA! Imensa! É indescritível de tão bonita e diferente. Na frente tiramos algumas fotos na praça das armas (ou que restou dela, pois os bancos estavam cobertos pela neve – é primavera...). Depois fomos até a Vieux Port. É o porto da parte antiga/velha de montreal. Não preciso nem dizer o quão lotada de neve estava, né? E digo mais: parte do rio estava congelado! Isso mesmo, completamente congelado, e dava para ver onde deveria ficar o cais e coisas do tipo! Sim, estamos na primavera... Estava tão frio que andamos até a Clock Tower, mas andamos até um bom lugar para ao menos tirarmos uma foto. No caminho para a Downtown (próxima etapa do tour), passamos em uma loja de lembranças e encontramos um cara MUITO gente boa e MUITO engraçado (além de excelente vendedor). Acabamos descobrindo que ele é do Iraque e veio para o Canadá para fugir da guerra...

Continuamos nossa caminhada em direção à Downtown, e começamos pela Chinatown (Quatier Chinoise) e fomos em direção ao Museu do Riso (Just for Laghts). Quando chegamos lá, descobrimos que o museu tinha fechado a mais ou menos dois anos (e ninguém nos avisou). Passamos pela Praça da Artes (Place des Arts - descobrimos que foi nela que tiramos nossas primeiras fotos em Montreal) e pelo Museu de Arte Contemporânea. De lá, fomos para a Christ Church Cathedral, muito bonita, mas depois da Notre Dame todas se tornam mais “normais”. Almoçamos no Nickels, um restaurante que deve ser de Celine Dion, pelas informações que vimos no próprio restaurante e vimos algumas lojas da região. Um registro: achamos TUDO aqui muito caro! Sempre que a gente converte para o Real, ficamos impressionados com os preços...

Depois fomos para o hotel, pegamos nossas malas e fomos para a estação, onde conseguimos pegar nosso trem para Quebec!! Sim, conseguimos! \o/!! Eu tinha elogiado o ônibus, correto? O Trem consegue ser mais confortável ainda! Com mais espaço e a poltrona inclina um pouco mais!


Chegamos em Quebec, um frio.... (lembrando que aqui também é primavera). No caminho para o Hotel deu para perceber como a cidade de Quebec lembra a Europa, faz o estilo da Europa, com ruas pequenas e iluminadas, lojas “fofas” e também pequenas! Como estamos acabados/quebrados e bem cansados, resolvemos não sair hoje a noite para que possamos acordar amanha bem cedo! Ah, último comentário: abrimos a janela do quarto e... Temos vista para um monte de neve, ou seja, só tem neve do outro lado. se abrirmos, cai neve pra dentro do quarto... E viva a primavera!
Temperatura do dia:
Manhã, Tarde e Noite: -4 graus (se não foi menor...).
Comentários dos Comentários:
Mãe: Como assim publicar? Tá louca? Vou imprimir depois e colocar junto com o album! E, CLARO que você esta chic! Ainda mais agora que falou com a gente e ainda nos viu pela webcam!
Ramon: Preguiça não é desculpa, é apenas a verdade! Com certeza o fato de ter tido neve já fez o dia valer a pena! Aliás, pelo que estou vendo aqui em Quebec, acho que Canadá inteira encontrarei neve, o que será o máximo! E, pena que o Rock band é grande... Mas lembrei de você assim que vi na loja.
Bibis: manda beijos pra Lu! Diga a ela que estou com saudades do Feijão com arroz e farofa! Bi, todos os dias em Montreal eu saí com 4 camisas (contando com o casacão). Com isso, eu até que não sinto frio no corpo. O grande problema são as mãos e o rosto, principalmente quando venta. Meu rosto esta todo ressecado (e olha que eu estou encharcando de hidratante). Saudades também! Temos que nos encontrar em Salvador! :-)
Pai: bola de neve será complicado, hehehe Qualquer coisa, a gente faz um armengue na geladeira! Não se procupe que o que mais temos feito é agradecer, não só nas igrejas e Catedrais que temos visitados, como também durante o dia, antes de dormir, quando vemos um lugar bonito...
Lou/Cunha: Adoramos saber que você esta acompanhando o blog! Yess! Pinguiiiiiiiinnsss!! Sim, são muito fofos, Cunha (e Dan ficou todo bobo, imitando eles e tudo)! “P = F/A – meu pé deve ter uns 30 a 40cm para sustentar uns 115kg, o que você esperava?” (resposta de Dan sobre afundar na neve). Cunha, vale dizer que ele esta me acompanhando em uma promessa que envolve NÃO beber refrigerante por um mês (e ele esta conseguindo)! Não se preocupe, não nos esqueceremos do seu hidratante! Mas, se virmos outra coisa e lembrarmos de você...

quinta-feira, 27 de março de 2008

Montreal e neve!!!

Antes de tudo, tenho que começar hoje com uma palavra: NEVE! Sim, MUITA neve!
Ok, vamos ao relato. Saimos logo cedo, para praticamente atravessarmos a cidade, em direção ao Parque Olímpico. No caminho, adivinhem? Começou a nevar! Muito fofo! -3 graus... Nem preciso dizer que demoramos um pouco para chegarmos à estação, né?


Enfim, chegamos no Parque – lotado de neve – e fomos direto para o Biodôme. Muito bom! É um local que reproduz – literalmente – 4 dos principais ecossistemas: Floresta Tropical - muito quente, com araras, mico-leão, capivara... Nos sentimos no Brasil, de verdade, inclusive tivemos que tirar alguns dos casacos de tanto calor; Bosque Laurentino – uma vegetação específica daqui do Canada, com as estações do ano bem definidas (e o Biodôme inclusive as acompanha), com animais e vegetação do lugar; Rio São Lourenço – a vida marinha do principal rio que atravessa Montreal, com VÁRIOS peixes, estrelas-do-mar, esponjas, algas, entre outros; e Mundo Polar – com DIVERSOS pinguins!

De lá, fomos para a Torre de Montreal, a maior Torre Inclinada do Mundo, com uma vista espetacular de toda a Montreal! Depois fomos passear pelo Parque Olímpico, brincamos um pouco de guerra de neve, afundamos em determinados locais (Dan afundou até o joelho dele!), e fizemos uma “visita guiada” pelo estádio.



Terminada essa parte, fomos para o Mont Royal, que é o monte que deu origem ao nome da cidade e fica em uma região meio que central. Fomos até o observatório – com muito frio e muita neve, tiramos algumas fotos e fomos para a Cidade Subterrânea. Sim, isso mesmo. Na prática é um shopping, que fica embaixo do nível das ruas e interliga vários pontos da cidade como hotéis e shoppings.


De noite fomos para um Pub temático próximo ao Hotel comer uma "besterinha". O tema? Hóquei... Tudo aqui tem esse tema, ainda mais em relação com o time daqui (que é o Montreal Canadiens).

Temperaturas do dia:
Manhã: -3 graus; Tarde: 0 grau; Noite: 1 grau.

Comentários dos comentários:
“Familia”/Lou: ficamos felizes em ver que vocês estão acompanhando nossos relatos, e mais ainda em saber que vocês estão curtindo, pelo menos um pouco, com a gente. Pode deixar que, sempre que der, mandaremos fotos por msg de celular, mas também colocaremos aqui! Esperamos que a conexão do Skype em Quebec seja melhor do que a de Montreal! Ah, com certeza você também conseguirá visitar esses lugares, Cunha/Lou, e até outros mais!
Pai/Tio Sergio: já te cadastramos no Skype, tomara que nos encontremos. Lidar com imprevistos é básico e até saudável! Ainda bem que conseguimos sempre contornálos numa boa!
Ramon: Acho que não faremos o Picasa, não... sei lá... Misto de preguiça com... Preguiça mesmo!

Viagem de ônibus


Segundo dia e, pra variar, mais uma confusão...Tudo programado direitinho, acordamos com antecedência, comemos, pegamos os metrôs e quando chegamos lá, ficamos sabendo que nosso trem era 8:15!!! Detalhe: chegamos lá eram 9hs e achavamos que o trem saía às 10hs (assumo, maior parte do erro foi meu, pois vi o horário de duração da viagem, ao invés de ver a saída do trem).

Fomos correndo para a Bus Station e conseguimos pegar um ônibus até Montral. A viagem foi super tranquila, confortável, com ótimas paisagens! E, o melhor de tudo: NEVE!! Sim, não só vimos neve do ônibus como também vimos lago congelado! Primeiro bem poquinha, escondida nas árvores – sem folhas, diga-se de passagem. Depois acumulada na lateral da pista. A impressão que deu foi que nevou nos últimos dias mas que já esta secando/derretendo, pois a neve já estava preta!
Chegamos em Montreal! Não sei se foi porque viemos de NY, mas achei tudo muito escuro... Neve por todos os lados, mas toda amontoada nos cantos das casas e calçadas. Saímos da estação e fomos direto para o hotel, tomar um banho e nos arrumar.


Por volta das 23hs saímos para procurar alguma coisa aberta para comer. Tanta neve pela rua... Tanto suja quanto limpa, porém NADA desarrumado. Como assim? Simples, nada no meio da calçada, da rua ou sei lá onde! Chegamos em um dos únicos lugares abertos, comemos um hamburger qualquer e, na volta, paramos em uma praça MUITO fofa, com muita neve, para tirarmos fotos.

Último comentário: Logo quando chegamos, estava 0 grau. Agora de madrugada, falaram -7 graus, mas eu não acredito...

Comentários dos comentários:
Mari, pode ter certeza que curtiremos MUITO! E mantenha sempre o pensamento positivo, claro! Te amoo!
Bibis, saudades também! Não se preocupe que você será a primeira a ver as coisas da viagem!
Ramon: ok, risquei SP da lista! Ah, comi Nuggets na MC! Tá vendo que eu não como só sanduiche de queijo? Gypsy é bom, mas tem menos dança do que os outros (pelo que eu conheço).
Carol, que chique! Recebi comentários direto da Espanha! Saudades, viu?
Liu, CLARO que sou chique! Hoje lembrei tanto de vc e de Ninha! Parte do trajeto de ônibus eu ouvi Sandy Junior e, claro Turu-turu!!! Saudades!
Pai, pode deixar que defrutarei, e muito!
Mãe, já podemos considerar você uma pessoa super moderna, só faltou assinar o comentário, mas isso é o de menos! Também amei tentar falar com você no Skype, pena que a conexão estava horrível... O comentário de Pity esta lá no primeiro, quando ela chegar aí ela te mostra!

quarta-feira, 26 de março de 2008

Primeiro dia!

Bom dia!!
Como Pity comentou no primeiro post, minha “viagem começou no mínimo inusitada”! Estava eu dormindo, no avião, quando acordo com a aeromoça perguntando se existia algum médico no avião. Quando realmente acordei, soube que um cara/rapaz – não olhei quem era e nem como era – estava tendo um ataque cardíaco três ou quatro fileiras atrás de mim. Eu sei que a confusão foi tanta que o avião teve que desviar para Manaus. Sim, paramos em Manaus – será que devo considerar essa mais uma cidade visitada? Afinal, eu vi o Rio Amazonas do avião! Ficamos lá por umas 2 horas e meia para depois seguirmos viagem para Nova York!


Chegamos! 5 graus e um céu completamente sem nuvens (e o dia permaneceu assim, tanto em relação à temperatura quanto às nuvens). Pegamos MUITO metrô, logo de início pegamos alguns do aeroporto até o hotel. Depois outro até a Times Square, onde procuramos informações sobre um barco que faz um passeio até a Estátua da Liberdade. Depois comemos na MC Donald`s – por favor, sem zoações, pegamos uma fila IMENSA para comprarmos ingresso para a Broadway com 50% de desconto (e conseguimos!) e fomos para o passeio de barco.



Antes de falar do passei ode barco, dois comentários: 1o, pensem numa menina completamente abestalhada, olhando para cima, para pdoer ficar observando os “grandes prédios” e tentar acreditar que esta em NY? Fui eu! 2o, a Times Square de dia não tem absolutamente nada de mais! Sério! CLARO, existem lojas imensas como a Virgin, mas nada que compensasse a fama... Voltanto para o barco, o passeio é muito legal, fizemos amizade com uma familia canadense, vimos os prédios mais famosos, a ponte do Brooklin e a Estátua! Voltamos para o hotel, nos arrumamos e fomos direto para Broadway!



Esqueci, compramos Gypsy! Os outros ou não tinham mais ou só tinham com lugares separados! Mas, convenhamos, musical da Broadway sempre é bem vindo! E esse é muito bom. O problema é que tanto eu quanto Dan estavamos muito cansados então tiveram alguns momentos que pareceu cansativo...

Quando terminou, fomos passear na Times Square. Agora vimos o ue realmente é a TS!! De noite é oura coisa, outra magia, outro encanto! Realmente não tem como não ficar de boca aberta! Não demoramos muito lá porque amanhã teremos que acordar cedo para pegar o trem...