sábado, 22 de maio de 2010

Filadélfia

Sim, sei que fiquei VÁRIOS dias (semanas? meses?) sem escrever. Algumas coisas aconteceram, mas nem por isso deixarei de descrever os outros dias da viagem...

No segundo dia em Filadélfia, resolvemos conhecer a cidade. Acordamos umas 10hs e fomos tomar café numa, hum, lanchonete (essa não uma boa definição, mas nenhuma melhor veio em mente) que tinha um pouco de tudo. Comi um bagel com ovos e queijo maravilhoso! Lá vivenciamos um episódio, digamos, interessante. Estávamos escolhendo que queríamos quando entrou uma moça (+/- 30 anos) com uma senhora (+/- 50). A senhora parecia ser moradora de rua. Amoça a sentou na "lanchonete" e foi falar com os atendentes "to call 911". Pelo que entendi, a senhora estava passando mau mas não queria ir pro hospital, tinha acabado de vir "de lá" e não tinha adiantado. Em 5 minutos os policiais chegaram, 1 entou no lugar e abordou a senhora. Conversou com ela e a retirou da lanchonete. Daí veio o comentário de minha mãe "como é diferente o primeiro mundo, eles chegam rápido e possuem a maneira correta de como abordar uma pessoa". Mas eu rebati "mãe, aqui eles tem tempo pra isso. No Brasil, é tanto assalto, assassinato, etc, que não tem tempo pras coisas pequenas...". Enfim...

De lá, fomos andando – no frio – até o City Hall (a prefeitura). Um lindo prédio, muito bonito mesmo. Depois ficamos sabendo de duas coisas interessantes: antes não se fazia prédio maior do que a torre da prefeitura. Era um “acordo de cavalheiros”. Depois de um tempo, percebeu-se que era necessário fazer com que o centro financeiro crescesse de alguma forma, então decidiram que apenas prédios em uma certa parte da cidade poderiam ser maiores que a torre. A segunda informação foi uma pena não sabermos antes: você pode pagar uma pequena taxa (U$ 5,00) e ir até o topo da torre para ver a vista.

Continuamos nossa andança até Love Park. É um parque pequeno, com uma vista bonita da cidade, que tem um pequeno monumento “Love”. Mais uam vez, duas historinhas. A primeira, meio tosca: o monumento foi feito para a comemoração do bicentenário da cidade. Depois de um tempo ele foi retirado mas a população reclamou e o colocaram de volta. A segunda, mais interessante: o cara que fez o monumento não registrou. Hoje, ele esta espalhado em várias cidades dos Estados Unidos e ninguém paga nada pra ele!

Na praça, compramos um ticket para fazermos um City Tour em um ônibus/Trolley. O legal desse ônibus é que você pode saltar em pontos específicos e pegar o próximo ônibus. Nesse passeio, vimos:

*Avenida das bandeiras: uma avenida bem bacana que liga o Love Park até o Museu de Arte, passando por diversos outros museus. Claro, a bandeira do Brasil estava lá!

*Rodin Museum e Eastem State Penitentiary: só vimos a fachada, não paramos para visitar. O Museu é bem pequeno, com “O Pensador” na frente. A penitenciária é linda, grande, parece um castelo. Você pode fazer um tour no local.

*Philadelphia Museum of Art: o lugar mais esperado por mim. As escadarias onde Rocky Balboa sobe as escadas correndo!! RSrsrs Quando passamos por lá, o cara do ônibus falou que pararia ali por 15 minutos. Saímos correndo, tiramos foto com a estátua de Stallone, e eu subi as escadas em um pique só (não apenas por causa do ônibus, mas também por causa do frio). Chegando lá em cima, uma vista linda, muito bonita mesmo. Dava para ver toda a avenida das bandeiras, até a prefeitura!

*Liberty Bell: tem dois significados muito importante (ou 3?). Sei que o sino foi tocado quando a Constituição dos EUA foi assinado, quando deu direitos iguais para homens e mulheres, e um terceiro... Esqueci!

A cidade é muito bonita, limpa e organizada. Minha mãe, Tais e eu ficamos muito impressionada com a cidade – até porque não esperávamos nada dela! Almoçamos uma pizza – bem mais ou menos – na Pietro’s Pizza, passamos em dois supermercados – onde compramos várias besteiras e não besteiras – e voltamos para o Hotel.

Chegando lá, reparamos que não tínhamos jantado e minha mãe precisava comer. Todas já tinham tomado banho então Zã e eu colocamos Havaianas, um casaco, e descemos no próprio hotel para comprarmos “qualquer coisa”. Muito engraçado. Quando estava me preparando para dormir, me lembrei que teria a estréia de LOST. Sintonizei na ABC e comecei a ver. Assisti à primeira hora todinha, a que era uma retrospectiva. Quando começou o episódio em si, só agüentei os 30 primeiros minutos e apaguei!

Clara, falando sobre o dia 02 de Fevereiro.

Comentários dos comentários:
Ramon: vou pensar em colocar um vídeo... Esse em especial (Tais narrando a prévea do show) vale a pena!
CaRla: Contratempos, realmente, são a sua cara!! Rsrsrs Sim, recebemos a mala (cenas dos próximos capítulos). Sim, o fato do show ser sentado e organizado facilita – e muito – na apreciação e curtição do show! Vc não tem q se preocupar com alguém pisando no seu pé ou coisas do tipo...