sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Saindo um pouco de Londres

Hoje nós visitamos dois lugares/cidades fora de Londres. Compramos no Brasil o passeio, para não ter problemas. Pelo que pudemos comparar com os preços que estavam sendo cobrados por aqui pelo mesmo passeio, foi um ótimo negócio comprarmos com antecedência, mesmo contando com o IOF!
A primeira parada foi em Stonehenge! Isso mesmo, como diz Dan, “um dos papeis de parede do Windows XP”.
 
Eu já sabia que o lugar é “apenas” um “monte de pedras em uma área não muito grande”, então eu não fui com grande expectativa, o que foi bom! Apesar do frio (o lugar mais frio que pegamos na viagem até agora), ficamos impressionados! Mesmo com a ventania, passamos mais de uma hora lá ouvindo e lendo as explicações, apreciando a vista e tirando nossas próprias conclusões! Sim, continua um mistério saber exatamente quem fez, qual era o objetivo/intenção... Sabe-se algumas coisas, como o fato das pedras terem sido trazidas de lugares muito longe (o mais perto foi +/- 30km, e o mais longe 240km), e que foram construídos há milhares de anos atrás (se eu não me engano algo em torno de 2.300 anos antes de Cristo).
 
Existem teorias que afirmam que o lugar era um centro de cura, outros que era um local sagrado para homenagear deuses, ou mesmo um cemitério. Eu tenho para mim que é muito mais que isso. Como o pessoal daquela época transportariam pedras que pesam mais que 20 toneladas por uma distância tão grande? Sei lá...
 
Voltando para o local, é impressionante! Lá aprendi que não são apenas as pedras, tem outros vestígios de outros pilares que deveriam existir próximo, montes distribuídos pelo local com restos mortais, ou mesmo “marcações” no terreno (não sei qual seria a melhor forma de descrever) que do alto leva a crer que são outros círculos e mostra o caminho de uma “entrada principal”. Enfim, recomendo muito a visita (vá agasalhado)!
 
A segunda etapa do dia foi a cidade de Bath. Confesso que até iniciar as pesquisas desta viagem eu nunca tinha ouvido falar dela, então minha expectativa estava bem baixa.
A cidade possui 3 fontes de águas termais, mas não é só isso. A principal atração da cidade São os Banhos Romanos. Isso mesmo, lá atrás os romanos descobriram essas fontes terminais e construíram todo um complexo em torno da principal fonte. Esse “complexo”, datado de 43 d.C., era imenso e tinha um Templo de adoração à Minerva, áreas de cura e de banho, e pátios que interligavam os locais. O que deixa essa “atração” ainda mais fantástica é que eles construíram o museu utilizando a estrutura original, tentando reconstruir as estruturas com base no que foi encontrado... É fantástico! Como se não bastasse, a cidade é uma graça! Linda mesmo! Um lugar que valeria a pena passar uma noite!
 
De noite foi dia de arrumar as malas, pois amanhã iremos para a segunda etapa da viagem!
Clara, escrevendo sobre o dia 16 de outubro de 2015.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

“Um Lugar Chamado Notting Hill” + Beatles + Parque

Dia de revisitar filme, clássico do rock e passeio de bicicleta... Isso mesmo!
 
Começamos o dia em um dos bairros mais conhecidos de Londres, graças a Hollywood: Notting Hill! Sim, como sou cinéfila, o principal motivo de visitar a área é ver alguns dos principais pontos utilizados no filme. Selecionei para visitar 3 que eu achava mais importante:  a livraria que Hugh Grant trabalhava (Notting Hill Bookshop, endereço:13 Blenheim Crescent, London W11 2EE, UK), a famosa Porta Azul da casa de Hugh Grant no filme (endreço 280 Westbourne Park Road, Notting Hill, London W11 1EH) e o famoso mercado que fica ao longo da Portobello Road. Aproveitamos para tomar café lá, no restaurante Raoul’s. Bom, mas não maravilhoso... 
Depois fomos para um dos pontos mais importante para o rock: Abbey Road! O estúdio é fechado para visitação, porém a famosa faixa utilizada em uma das capas de álbum dos Beatles fica “disponível”!!! Ela fica localizada no cruzamento da Grove End Road com Abbey Road. O engraçado? Tinha UM MONTE de gente lá para atravessar a faixa e tirar fotos! Era engraçado a quantidade de vezes que os carros paravam e ficavam esperando o pessoal tirar fotos... Nós também tiramos, claro, mas eu fui rápida, já Dan até tirou os sapatos para imitar Paul McCartney!
Próxima etapa do dia foi andar pelas duas principais ruas de compras: Regent Street e Oxford Street. Começamos pela loja da M&M’s, onde tive minha primeira “decepção”: a loja é MUITO bacana, mas não tem meu atual M&M’s favorito, o de menta!!! De lá seguimos pela Regent em direção à Oxford, e passamos por diversas lojas como Uniqlo, Banana Republic, H&M e Hamleys. Destaco essa última, uma loja de brinquedo IMENSA, cheia de coisas interessantes. O problema? Com o câmbio do jeito que está, nada ficou atrativo. Acabei comprando apenas um par de meias térmica na Uniqlo.
Chegando na Oxford Street, viramos em direção ao Hyde Park. Mais lojas tais como HMV, Forever 21, Adidas e Asics, porém com a mesma característica de preço...
Ao chegarmos no Hyde Park, alugamos uma bicicleta e passeamos um pouco. Depois continuamos o passeio a pé. Que parque gostoso! Pegamos mais um final de tarde muito bonito! Sim, novamente não pegamos chuva, então deu para passear com calma. Só não passamos mais tempo lá porque já estava tarde!
De noite nós “jantamos” em um pub próximo ao hotel. Infelizmente não lembro o nome, mas foi bacana viver mais esse cotidiano da cidade. Dá para perceber claramente que o pessoal vai direto do trabalho, beber sua “pint” e conversar um pouco para relaxar! Teve ainda uma situação engraçada: um cara do nada nos perguntou se a cadeira estava vazia (estávamos em uma mesa de 4 lugares). Falei que sim, e ele se sentou. Eu tinha entendido que ele estava perguntando se podia pegar a cadeira, mas não foi isso... E o curioso que o pessoal do pub ficou mais incomodado do que nós, 3 pessoas vieram falar com o cara para ele mudar de mesa, até que o último foi mais persuasivo e conseguiu convencer! Mas definitivamente isso não invalidou a vivência da noite!
Comentários dos comentários:
Ramon: Com certeza, bom conseguirmos atender a nerdice de cada um, e acompanhar o outro!! Sim, o estúdio só em Londres mesmo, afinal, foi filmado lá, né??! Rsrsrs
CaRla: Rapaz, HP foi lindo mesmo!!! Não costumo encher o blog com várias fotos, acho que acaba ficando pesado... Vou ver depois se carrego no Picasa ou algo do tipo!
Clara, escrevendo sobre o dia 15 de outubro de 2015. 

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Harry Potter

Não sei nem por onde começar... Nem pense em “pelo começo”, pois acho que nem assim conseguiria descrever o que foi o dia hoje... foi o dia que eu mais esperava neste período que ficamos em Londres, e posso garantir, superou minha expectativa!
Hoje foi o dia que fomos aos estúdios da Warner Bros para visitar o set de filmagens de Harry Potter! O local fica um pouco afastado, mais ou menos uns 50 minutos do centro de Londres, então eu praticamente reservei o dia para essa visita/passeio.
Antes de tudo, dicas práticas: O ingresso custa £31.00, mas não são vendidos no local. Você deve comprar com antecedência pela internet no site http://origin2.wbstudiotour.co.uk/your-visit/ticket-information, com data e hora marcadas. O tour pode levar de 2h30min a 4 horas (meu caso). Como falei, o estúdio fica afastado de Londres, a estação de trem mais perto é Watford Junction. Para chegar lá usando transporte público, você pega um trem na estação London Euston que faz o percurso em 20 minutos. Na estação Watford Junction há um serviço de ônibus (shuttle) para levar os turistas ao estúdio (£2,00 ida e volta). Ainda existe a opção de fazer o passeio de ônibus personalizado, que sai da estação de trem Victoria mas o valor é bem mais alto. você pode comprar essa opção no próprio site da Warner.
O estúdio é realmente incrível... Eu me arrepiei diversas vezes ao longo do tour, desde a chegada, na fila, durante o percurso, e na última etapa, literalmente! O tour é separado por 5 principais etapas:
1)   Os cenários: sala comunal, quarto dos garotos da Grifinória, sala de Dumblodore... Vários dos principais cenários está lá com informações curiosas de cada um deles!
2)   A estação de trem para pegar o expresso Hogwards.
3)   A parte externa com itens como o Knight Bus, a casa que Harry morou com os tios, os “bonecos” utilizados no jogo de xadrez, etc.
4)   Maquetes, figurino, maquiagem e outras “partes técnicas”. Aqui, uma parte que realmente eu me emocionei. Do nada, apareceu a maquete imensa do castelo de Hogwards. E quando entramos nessa sala, estava tocando uma música fantástica, e estava com uma iluminação linda... Eu não esperava, realmente me emocionei!
5)   Gift Shop (tudo muito caro, só comprei um imã).
O tour não é algo barato, mas vale cada centavo. Faria literalmente tudo de novo!
Voltamos para Londres e fomos para o London Museum. Trata-se do museu que conta a história de Londres, desde quando era uma tribo, passando pelos romanos, até os dias atuais. Bem interessante, mas eu confesso que esperava mais.
 
De noite fomos jantar no restaurante italiano Cantina Del Ponte. MUITO bom! Fica em frente à Tower Bridge, com a vista para o rio. Amamos tudo no restaurante: a comida, o ambiente, a vista, o atendimento... Muito bom mesmo, recomendo!
 
Clara, escrevendo sobre o dia 14 de outubro de 2015.



 
 
 

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Quem gosta de Tênis?

Hoje o dia foi longo, porém mais calmo do que ontem. Longo porque fomos para dois lugares mais distantes do centro de Londres, 1 hora de “viagem” usando metrô e/ou trem e/ou barco... Segundo o aplicativo Fit, andamos algo em torno de 7km (no total, no final do dia). Também foi um dia frio: o sol apareceu um pouco pela manhã, mas passou o resto do dia escondido nas nuvens. Segundo o Yahoo, a temperatura variou de 8º a 13º. 
O dia começou no lugar que sedia um dos principais torneios de tênis do mundo: Winbledon. A região e o lugar onde acontece o torneio ficam na zona três de Londres (o centro localiza-se basicamente nas zonas 1 e 2). Depois de nos batermos um pouco para descobrirmos como pagarmos a diferença do transporte por causa dessa mudança de zona, acabamos fazendo o Oyster Card, colocando um saldo e simplesmente fomos! Enquanto estávamos nas zonas 1 e 2, só utilizamos o travelcard comprado anteriormente. Quando entramos na zona 3, passamos a usar o Oyster. 
Depois de 1 trem, 1 metrô, 1 ônibus e uma boa caminhada, chegamos ao destino final! Lá, fizemos um tour pelo local e visitamos as principais quadras (mas não foi possível pisar na grama), alguns lugares bacanas dos bastidores, sala de imprensa, etc. Algo que eu, leiga do esporte, não sabia era que até hoje apenas uma brasileira ganhou o torneio: Maria Ester Bueno. E ela não ganhou só uma vez, e sim três vezes!!! Depois passamos pelo museu (cujo ingresso também pode ser comprado com a promoção 2 for 1 da National Rail), que conta não só a história do torneio, como também a história do esporte. Achei bem interessante!
De lá, fomos praticamente para outro extremo de Londres. Pegamos o ônibus, metrô e trem e, ao chegarmos no centro de Londres, pegamos o barco!!! Isso mesmo, resolvemos utilizar mais um modal de transporte, e aproveitar para conhecer Londres pelo rio Thames! Agora só falta andarmos de bicicleta para literalmente utilizarmos todos os tipos de transportes públicos oferecidos na cidade... Enfim, depois de uns 45min chegamos a Greenwich!
Como já eram umas 14:30, a primeira coisa que fizemos foi parar para almoçar. Comemos no Zizi’s, um restaurante que fica em frente ao rio Thames, com uma vista bem agradável. Como estava frio, ficamos no interior do restaurante. De lá, fomos para o Greenwich Park. Bem bonito, porém, como estava bem frio, não aproveitamos muito o parque, fomos direto para o morro onde fica o Observatório (Royal Observatory Museum). Que vista bonita de lá! Realmente bem bacana, valeu ter enfrentado o frio para subir na colina! É no observatório que tem a indicação de onde a linha de Greenwich corta a região. Quando fomos procura-la, tinha que pagar para entrar no museu!! Achei um absurdo, ainda mais quando vimos o preço (acho que eram uns 15 pounds, nem lembro mais)! Ok, o ingresso dava acesso a todo o lugar, mas ainda assim achei caro! Então ficamos passeando pelo local quando, de repente, vimos um lugarzinho que só tinha um casal, porém tinha a indicação da linha. Ok, esse lugar tinha um portão e era um pouco isolado, mas o mesmo não estava trancado, nem fechado completamente, ou possuía qualquer indicação informando a proibição de acesso. Não preciso nem dizer que fui no impulso para lá, né? Tiramos fotos rápido e, quando saímos, diversas pessoas estavam nos observando e algumas também foram para lá...
 
Depois fomos passear pelo Greenwich Market. Não posso dizer muita coisa pois, além do fato de termos passado lá tarde (umas 16:40h), ele também estava em obra. Então, baseado no que eu vi, achei bem fraco. O Convent Garden é muito mais animado, e possui mais opções como um todo!
De noite fomos jantar o famoso Fish and Chips! Escolhemos o restaurante Bonnie Gull Sea Food Chack. É bom, mas eu esperava algo diferente, não sei! Fora que é IMENSO! Claro que não consegui comer todo. Quando terminamos, fomos andar pela Oxford Street com Regent Street. Foi ótimo! Algumas bandas estavam tocando na rua, outros artistas dançando... E para completar a iluminação da rua nessa região é fantástica! Vale muito apena ir! Mas ATENÇÃO: tudo em Londres fecha/termina cedo, 22h a música já tinha parado e as pessoas já estavam se recolhendo. Então o interessante é ir para essa esquina (Oxford X Regent) por volta das 20h!
Comentários dos comentários:
Ramon e CaRla: vou comentar para os dois ao mesmo tempo, certo? Se eu não fizer no mesmo dia, sempre acho que esqueço alguns detalhes. Fora que quando deixo para escrever depois, isso acaba acontecendo muitos meses depois, vide Foz do Iguaçu...
 
Clara, escrevendo sobre o dia 13 de outubro de 2015

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Conhecendo Londres em um dia!

Hoje o dia foi puxado... Segundo o Google Maps, andamos 14km +/-. Segundo o aplicativo Fit, 13,5km! Fora as paradas e os passeios para conhecer os lugares... Graças à Santa Clara e São Pedro, pegamos um dia maravilhoso! Isso mesmo, andamos o dia inteiro e o sol nos acompanhou durante praticamente todo o tempo! Até que a temperatura foi “tranquila” mínima de 8º, máxima de 14 (segundo o Yahoo). Tiveram momentos que até ficamos com calor...


Começamos o tour passeando pelo Green Park. Tem uma parte dedicada ao Canadá bem bonita, com um portão bastante “imponente”, bem perto do Palácio de Bukingham. Não preciso nem dizer que esse foi o segundo lugar que visitamos, né? O palácio em si, para mim, não tem nada de mais. Mas o lugar como um todo é muito bonito: a entrada de cada um dos dois parques (Green Park e St. James Park), o monumento em homenagem à rainha Victoria, os portões do próprio palácio...

Depois vimos mais alguns dos pontos turísticos mais clássicos: Big Ben, House of Parliament e Abadia de Westminter. Todos impressionam por sua arquitetura e grandiosidade! Pena que não curtir muito a Abadia pois, além de ter uma fila IMENSA para entrar, a fachada da entrada principal estava em reforma...

Depois fomos ver a troca de guarda. Porém, como já estávamos um pouco mais distantes do palácio, resolvemos ver a troca pelo Horse Guards. Tiveram alguns cavaleiros, mas depois de uns 20min que “inatividade”, resolvemos seguir nosso tour para o Churchill Museum and Carbinet War Room. Este é um dos lugares que você pode utilizar a promoção 2 em 1! O museu é MUITO interessante. Foi o local real de onde Churchill conduziu as trocas inglesas durante a Segunda Guerra Mundial, com mapas e objetos da época, além de descrições de acontecimentos. orHorse of Parliament.HohhhhjhfkdsjhkRecomendo!

De lá passamos pela famosa Trafalgar Square e fomos para a loja Stanfords. Ela fica no bairro de Convent Garden, que por si só já vale muito a pena. E a loja... diversos andares (só vi e 3) só dedicados a livros, mapas e demais itens de viagens, desde guias turísticos, passando por mapas personalizados, e encontrando até um mundo “em almofada”! Fiquei doidinha com a loja, mas comprei apenas um mapa da Islândia (Inglaterra é um país muito caro, não tem jeito).

Almoçamos rápido no Maxwell’s Bar and Grill, que fica em frente ao Convent Garden Market, e seguimos para ver o Cleopatra’s Needle. Trata-se de um verdadeiro obelisco egípcio, com 21 metros de altura e 224 toneladas, ladeado por duas esfinges de bronze e construído em 1460 A.C. No entorno, hieroglifos comemoram vitórias bélicas do imperador Ramsés II. A agulha foi um presente do Egito ao Reino Unido em 1819, porém apenas 1878, quase 60 anos depois da oferta do presente, a Agulha de Cleópatra foi erigida no Victoria Embankment.

De lá, por causa do horário, fomos direto ao Sky Garden London, que fica no prédio localizado no 20 Fenchurch Street. O que poderia ser mais um prédio empresarial da região, onde tem outros prédios famosos como Gherkin (o prédio que possui um formato de ovo) e Shard (atualmente o maior prédio da Europa), se tornou uma atração turística. Além de ter um formato curioso, côncavo, o último andar dele, que possui uma vista 360º da cidade, é aberto ao público e você pode visitar de graça! Mas tem que agendar com antecedência através do site https://skygardentickets.com/skygardenpublic_ui/events/. Caso não consiga, pode apelar e fazer uma reserva em um dos três bares/restaurantes que tem lá. A vista é maravilhosa, vale super a pena ir! E como nós pegamos um dia lindo, realmente ficamos encantado com o lugar!

Depois fomos para o The Monument. É um Monumento ao Grande Incêndio de Londres, que ocorreu em 1666. Uma torre de mármore enorme bem na “entrada” da London Bridge, de onde se tem uma vista não tão boa quanto a do Sky Garden, mas interessante. E ainda faz um bom exercício: tem que subir 331 degraus para chegar ao topo! Outra coisa, pode utilizar a promoção 2 por 1!

Fomos andando até a Tower of London. Linda, grande, mas não nos animamos para entrar... Passamos pelo London Wall (localizada em 40 Tower Hill, London EC3N 4DX , também chamada de Roman Wall, era a muralha erguida por romanos há quase 2 mil anos para proteger Londinium dos invasores), até chegarmos na Tower Bridge. Infelizmente não conseguimos subir, pois tinha acabado de fechar. Mas definitivamente não foi uma viagem em vão: a vista da ponte, com o lindo final de tarde que estávamos presenciando, compensou!
 

Passamos pelo City Hall (prefeitura), pelo The Shard (mas não entramos) e fomos para London Eye. Sem querer, conseguimos entrar na roda gigante no pôr-do-sol, e vimos o acender das luzes! Foi muito bonito!

De noite comemos uma pizza no restaurante Uno, perto do hotel.

Clara, escrevendo sobre o dia 12 de outubro de 2015.

15 horas até o destino final

Oi pessoal! Sim, mais uma viagem se iniciando, mas com um primeiro dia sem muitas emoções, afinal, foram 15 horas até chegar ao destino final (sem contar o tempo até chegar ao hotel).



De qualquer forma, gostaria de registrar o dia de hoje, para destacar uma situação em especial! Peguei um voo da Air Europa Salvador-Madrid, para depois pegar Madrid-Londres. O fantástico: o primeiro trecho foi um dos melhores voos que fiz na minha vida! Sério, o avião é MUITO confortável, tanto que Dan, que tem 1m94cm de altura, ficou confortável! Parece que não é sempre que a Air Europa utiliza essa aeronave, segundo a mulher do check-in comentou. Só conseguimos ver que era um Airbus-A33alguma coisa. Então, fiquem atentos: se for essa aeronave, pode fechar a viagem!
Para “compensar”, o segundo trecho já foi bem pior. Não por causa do voo, que não teve nada demais (aquele mesmo avião apertado de sempre), mas tinha um cara bêbado atrás de mim que ficou falando alto e chutando minha cadeira durante todo o trajeto...
Chegando em Londres, pegamos o Gatwick Express que liga o aeroporto direto à estação Victória, no centro de Londres. Lá compramos o travelcard que dá direito à promoção 2 em 1, e fomos para o hotel. O que é essa promoção? Acessem o site www.daysoutguide.co.uk, mas segue um resumo: você comprando o ticket de metrô/trem com a National Rail (não pode ser o Oyster), você está habilitado a utilizar a promoção “2 for 1”, ganhando 2 ingressos com o preço de 1 em várias atrações, incluindo o London Eye!
Depois que nos acomodamos e tomamos banho, já era bem tarde. Como as coisas em Londres fecham cedo, acabamos apenas jantando em um restaurante perto do hotel (Nando’s, bonzinho).
Clara, escrevendo sobre o dia 11 de outubro de 2015