terça-feira, 31 de outubro de 2017

Navegando pelo Rio Nilo + Templos

O primeiro passeio do dia foi ao Templo de Edfu, específicamente o Templo de Horus, em homenagem ao Deus Horus. Ele foi construído na época Greco-romana, por isso não possui Obelisco. Foi feito do Sul para o norte, imitando o Rio Nilo.

Por se tratar de um templo bastante conservado, um dos mais conservados que eu visitarei nesta viagem, foi possível ver / identificar algumas características mais claramente:
*Os templos possuem diversas salas,de forma sequencial. Quanto mais "para dentro" / mais fundo, mais sagrado e menor o espaço, tanto em sua altura quanto na largura. Isso tem dois motivos: diminuir a quantidade de pessoas que podem ficar no local (nem todos podem ter acesso a todas as salas) e imitar, internamente, uma pirâmide.
*‎Normalmente as imagens são representadas com o rosto e pernas de lado, e o tronco de frente. Quando tem rosto de frente, normalmente é o inimigo sendo dominado, para mostrar o medo e sofrimento.
*‎Os Deuses sempre eram pintados de azul (sangue azul) e os demais de vermelho (humanos, sangue vermelho). Às vezes os africanos eram pintados de preto.
*‎A chave da vida está em todos os lugares, pois é o símbolo de quando os deuses dão o sopro da vida, como se fosse a benção e a divindade, aos faraós. O significado do desenho: o traço vertical é o lado material, o rio Nilo, norte/sul, pênis e útero feminino; o traço horizontal é o espírito, leste/oeste, nascer e pôr do sol em relação ao Nilo.

Voltamos ao navio e a navegação, continuou até a cidade seguinte. Mas antes, tenho que fazer um comentário: que visual mais fantástico passear de navio no Rio Nilo! Vistas linda, rio imenso... Sem contar o flashback das aulas de história, lá na época do ginásio, na escola... E por todo o tempo tanto o verde quanto o deserto nos acompanham o tempo inteiro. Ficamos jogando cartas no deck do navio, apreciando a vista!

O segundo passeio foi na cidade de Kom Ombo, específicamente o Templo de Sobek e Haroeris. Dois deuses porque são dois templos em um: cada Deus (crocodilo e Falcão, respectivamente) possui sua própria entrada e são iguais, tudo que possui em um, possui no outro. A simetria é bastante interessante. O Templo foi construído 200 anos antes de Cristo, tendo já influência romana. Muita coisa transcritas nas paredes explica diversos conhecimentos "atuais" como os da medicina. É surreal! Segundo o guia, muitos conhecimentos que apreendemos como sendo dos gregos são, na verdade, dos egípcios, e que existem, inclusive, registros disso.

A noite teve festinha no navio. Nos vestimos a caráter e ficamos um pouco. Teve apresentações de dança, foi bem interessante.

Clara, escrevendo sobre o dia 30/outubro/2017.

2 comentários:

  1. Adorei sua foto "walking like a egypcian". kkk
    A foto do pôr-do-sol que vc postou tá meio fora de foco :(
    Já a foto "apresentando" o templo tá ótima também.
    Cadê foto das "maravilhas" vestidas a caráter?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O foco do pôr do sol era o sol, então achei essa a mais bonita...
      Já a foto das maravillas vestidas, vou te enviar pelo Zap Tb!

      Excluir