sábado, 21 de abril de 2018

A menina de Sal

Uma coisa bacana dos passeios daqui é que muitos duram apenas um turno, sendo possível combinar dois no mesmo dia.

Foi isso que fizemos hoje. Logo cedo uma Van estava na frente do nosso hotel pra nos buscar. Cabe aqui uma outra dica: não vale a pena pegar hospedagem com café da manhã. A maioria dos passeios matutinos começa cedo e possue café incluso. Então é jogar dinheiro fora...

O passeio que fomos hoje pela manhã foi o Valle del Arco Íris. O café da manhã foi muito melhor do que eu esperava! Não era nenhum banquete, mas foi gostoso. Depois do café, fomos ver desenhos nas pedras (não sei o nome técnico). Bem curioso, não só pelo fato de ser no meio do deserto, como por ser em relevo e possuírem data média de 1.400 anos antes de Cristo.

De lá fomos ao Valle de fato. Lá é mais uma formação geográfica com provas de que antes tinha água, até cachoeiras, que causaram as fendas e as "formas" das montanhas. Este valle fica na 2a cordilheira mais antiga do Chile (de novo, não lembro o nome, mas foi formada há mais de 60 milhões de anos), a do Valle de la Luna é a 3a (Cordillera Del Sal) e os Andes a 4a, sendo a mais nova.

Sobre o passeio? Não recomendo. Sério. Eu confesso que esperava um Arco Íris, com grande variedade de cores e tons, ao longo de um mesma montanha. Foi legal, mas só isso. Com certeza existem outros passeios melhores no Atacama!

A tarde fizemos o passeio para as Lagunas Escondidas de Baltinache. É um local que possui um conjunto de 7 lagoas. Elas são formadas pelo gelo derretido dos Andes, que chega nesta região de sal (a mesma cordilheira de sal do Valle de la Luna) pelo subsolo. Exatamente por causa da localização, a densidade de sal na água é MUITO alta, fazendo com que a gente flutue (efeito igual ao do Mar Morto). Mas aqui a água é dos Andes... Temperatura da água: 15o graus!! Sim, eu entrei... Fiz uma firula absurda, mas entrei. Acho que não fiquei nem 5min... Kkkkkk Tinha tanto sal que qnd saí, decidi ir direto pro chuveiro. Mas eu estava na 7a lagoa, e não levei chinelo. Resultado, pensem em uma gringa de biquíni, saia branca (de praia) e bota de trilha! Para tornar essa imagem ainda mais engraçada, quando a água secou, meu corpo ficou todo LOTADO de sal, sério, muito engraçado!!!

No final do dia, ao sairmos das lagunas, fomos para um mirante no meio da Ruta Del Desierto, da Cordillera Del Sal (a do Valle de la Luna). Lá comemos um lanche e vimos mais um belo pôr sol.

A noite comemos rapidinho em um restaurante bem mais ou menos na calle Caracoles e voltamos para o hotel.

Clara, escrevendo sobre o dia 20 de abril.

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Finalmente Atacama

Acordamos de madrugada para pegar o voo e irmos ao primeiro destino original da viagem: San Pedro do Atacama. O avião, na verdade, leva até Calama e, de lá, deve-se seguir para o deserto.

Chegamos na cidade, deixamos as coisas no hotel e seguimos para a rua Caracoles. Aqui a dica é meio que unânime: o melhor é comprar os passeios aqui na cidade, e comprar todos em uma mesma agência, pois aí vc consegue negociar um pacote. A rua Caracoles é como se fosse a principal da cidade, onde ficam as principais agências, além de diversos restaurantes (para todos os bolsos e estilos) e lojas. Fechamos os passeios com a empresa Towanda. Não foi a mais barata, mas foi a que apresentou o melhor custo benefício!

Depois de fechar o pacote, fomos explorar a cidadezinha. Fiquei impressionada positivamente!! Que cidade fofa! Ok, lembrem que é no deserto, então tudo é monocromático no tom bege ou argila. Mas a cidade possui feirinhas de artesanato, lojas (caras ou não) e várias opções de restaurantes, a grande maioria bem organizada. Também fomos para a praça principal, que tem uma igreja (claro) bem fofinha!

Depois do almoço, fomos fazer nosso primeiro passeio: Vale de La Luna! Mas antes de falar sobre ele, algumas dicas bem importantes sobre os passeios como um todo:
*além do valor que se paga à agência pelos passeios, a grande maioria dos tours exige o pagamento de entradas, então sempre tenham dinheiro antes de ir aos passeios. As agências podem informar o valor de cada entrada.
*Sempre tenham uma garrafa de água de 1,5L / 2L na mão. É muito sol, muito seco. Os próprios guias ficam "no pé" sobre essa questão.
*Se quiser e tiver preparo físico, muita gente faz os passeios próximos (ex Vale de la Luna) de bicicleta. Existem várias lojas para alugar na cidade, inclusive em Caracoles.
*Chile é bem caro, sério! Para facilitar a conta, R$ 1,00 = CHI 200,00.  Mas os preços das coisas (água) nunca são menos que CHI 1.000...


Sobre o passeio, que lugar lindo! O Vale é resultado dos terremotos, vulcões e ventos da região. Antes, acredita-se que era mar, pois não só existem várias formações de sal, como foram encontrados alguns vestígios de vida marinha. Além disso, é uma cordilheira mais antiga que a dos Andes, mas eu não me lembro e nome, e é rodeada por 3 vulcões, sendo um deles ativo.

Primeiro fizemos uma caminhada de +/- 1h30m in pelo vale. Cada vista mais linda do que a outra e, claro, o sol e o céu azul contribuíram bastante pro visual! A caminhada possui algumas subidas bem íngremes, mas vale muito a pena!! Depois fomos para a caverna de sal. É uma formação rochosa interessante, sem contar que vale fazer pela aventura!

Por fim, terminamos o tour em um local para ver o pôr do sol... Uau!! Serio, uau! Não tinha 1 nuvem no céu! E a luz do sol batendo nas montanhas tornou o visual ainda mais fantástico! Sem contar que, quando o sol saiu do horizonte, as montanhas do lado oposto começaram a ficar rosadas... Que espetáculo da natureza! E, pra ajudar, o grupo que estava conosco era muito divertido!!!

Terminamos o dia com o Tour Astronômico. O Chile, ou melhor, a região do Atacama é conhecida como o lugar ué possui o céu mais claro do mundo, isso porque chove pouco e tem pouca umidade (as cordilheiras "barram" a umidade proveniente dos oceanos). Isso é tão forte que existe uma região na qual diversos países possuem telescópios para realizar estudos sobre o astronômicos. Por esse motivo o passeio noturno é tão famoso. Quando chegamos no lugar, a surpresa: o guia é brasileiro. E digo mais, baiano de Porto Seguro! Nilda e eu nos divertimos muito com ele! Sobre o passeio, eu amei! Frio, ok, mas nada congelante. Mas a "aula" sobre o céu, as estrelas, constelações, etc, foi muito bacana; eu nunca tinha visto estrela com telescópio (adorei!! Vi 3 luas de júpiter além das sus linhas marrons): e, pra completar, eu estava com uma saudade absurda de um céu estrelado!!

Clara, falando sobre o dia 19 de abril.

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Começo de Viagem não Planejada

Bom dia, queridos amigos! Vamos começar mais uma peregrinação??

Esta viagem acabou se iniciando um dia anterior ao programado... Não vou me prolongar, até porque o foco do blog é descrever o que acontece na viagem e não antes dela. Mas, para resumir, basta dizer que, na manhã anterior à viagem, fiquei sabendo por acaso que o voo tinha sido cancelado e por isso a LATAM teria transferido as passagens (da minha amiga e as minhas) do dia 18/abril para o dia 21/abril! Isso mesmo... Resultado, passei o dia inteiro tentando ver opções e a única solução foi ter que dormir uma noite em Santiago e, com isso, perder um dia do destino original (Atacama)...

Bom, vão-se os anéis e ficam os dedos... Então fomos nós para Santiago! Chegamos lá e não fazíamos ideia do que fazer, afinal, não tínhamos programado visitar a cidade! Fomos ao hotel deixar as coisas e, vendo um mapa que pegamos no aeroporto, identificamos os principais pontos turísticos. Saímos do hotel e fomos direto para uma rua chamada Augustinas, conhecida como o melhor lugar para fazer câmbio para Peso Chileno. De fato, os valores são muito bons. E NÃO pare na primeira casa de câmbio, pois há variação e as opções são muito próximas umas das outras! De lá fomos comer algo rápido e começamos nosso pequeno turismo pela cidade...

Primeiro passeamos pela rua Bandeira (era pertinho de onde estávamos). O bacana dessa rua é que ela tem umas pinturas interessantes no chão, e é exclusiva para pedestres! Também possui algumas esculturas interessantes no meio do caminho.

Depois fomos para a famosa Plaza de Armas, porém não conseguimos ver a praça em si direito. Isso porque estava tendo alguns eventos (uma palestra e uma feira de livros), o que deixavam a praça lotada. Acho que por isso me impressionaram mais os prédios ao redor. Todos imponentes e com uma arquitetura bem bacana!

Por fim, fomos até o Funicular para subir o  Cerro San Cristóbal, que fica no Parque Metropolitano. Subimos até o topo (tem opções de parar no meio do caminho), que vista! O dia estava lindo, ensolarado e com pouca neblina / poluição, então dava para ver a cordilheira ao nosso redor, e a cidade imensa "lá embaixo"! Fiquei maravilhada, encantada! E acabei tendo uma bela nostalgia e lembrança... Santiago foi a primeira cidade fui, na minha primeira viagem a qual paguei com o meu próprio dinheiro, a primeira viagem para realizar um sonho meu (ver a neve). Foi uma sensação tão curiosa, diria até "engraçada"!

Ficamos lá no topo até o sol se pôr. Quando isso ocorreu, formos em direção ao Funicular e tivemos uma surpresa: estava fechado! FECHADO!!! E agora??? Perguntamos para uma ciclista qual era a opção para descer, e ela disse que era o mesmo caminho das bicicletas! Que erro... Fomos seguir a dica dela, mesmo vendo que outras pessoas estavam seguindo para o "outro lado" (que agora interpretamos ser a real opção de descida para nós, turistas),  e nos demos mau... Ficamos caminhando por mais ou menos 1h40min, "no meio" das bicicletas e de alguns maratonistas. Pelo menos era descida... O lado bom foi que passamos por vistas lindas noturnas!

Estavamos tão cansadas que, quando finalmente chegamos na base da montanha, pegamos um Uber e seguimos direto para o hotel!

Uma interação curiosa: o motorista do Uber da volta era venezuelano. Ele começou a falar da realidade de lá, de como ele teve que se virar para conseguir se mudar para o Chile e de como estava a situação atual dos pais dele. E o cara é inteligente pra caramba, estava comentando conosco dos planos de investimentos dele, de como as pessoas realmente estão sofrendo para tentar se alimentar, como a inflação encontra-se uma loucura.... Enfim, mais uma troca de experiências interessantes que só se consegue em viagens (e quando você se abre para elas)!

Clara, escrevendo sobre o dia 18 de abril de 2018.