segunda-feira, 30 de outubro de 2017

O Lado Oeste de Luxor

Sei que boa parte dos dias eu coloquei que "hoje o dia começou cedo", mas o ritmo está assim... Acordamos às 4h da manhã, pois tínhamos que estar na primeira etapa do tour antes do amanhecer.

O foco hoje é conhecer o lado Oeste do Rio Nilo em Luxor, ou seja o lado das homenagens aos mortos. Porém, começamos com algo mais diferente: passeio de balão! Que coisa mais fantástica! A vista com o contraste entre o verde "vivo" às margens do rio e o deserto logo "ali" é algo gritante, impressionante! E ver como as terras continuam produtivas, com plantações imensas, umas ao lado das outras produzindo de tudo... Mais uma prova de como os egípcios sempre foram inteligentes, seja na engenharia, agronomia ou o que for... Sabem aproveitar ao máximo as vantagens do rio sem matá-lo (lembrem-se há quanto tempo que isso existe).

Saindo do balão, seguimos para os Colosos de Memmon. Diante de tudo que temos visto, não é "nada de mais": são duas estátuas de 19,5 metros que serviam para "guardar" um templo mortuário. Hoje só existem (parte das) as estátuas.

A parada seguinte foi no famoso Vale dos Reis. Só digo uma coisa para vocês: UAU!! Trata-se de uma área que, até agora, 54 tumbas foram encontradas. Dessas, algo em torno de 40 são abertas para visitações, porém não ao mesmo tempo. Eles costumam deixar apenas algumas "abertas" e ficam fazendo revezamento para, assim, preservar mais cada uma delas. Nós demos sorte pois a de Thutmes III estava aberta. Essa tumba se abre apenas 2 semanas ao ano pois ela está bastante conservada e possui um acesso mais complicado (tem que subir uma escada grande até chegar à porta de acesso, que fica em uma montanha, e depois descer algumas escadas, DENTRO da montanha). Realmente as pinturas estão fantástica. Mais uma coisa que me deixa maluca: como algo de milhares de anos, antes de Cristo, ainda pode ter cores tão vivas? Como não podia tirar fotos, não tenho como mostrar, mas acreditem: não tem quem não fique impressionado. Algo curioso: no Norte do Egito, as Tumbas ficavam embaixo de pirâmides construídas. Aqui, as tumbas dos vales ficam nas montanhas e elas possuem formato de piramides. Uma em especial, a principal, tem visivelmente os quatro lados.

A visita seguinte foi ao Templo mortuário de Deir El-Bahri, a rainha Hatshepsut, a primeira mulher a reinvidicar o direito de se tornar uma Faraó, e com isso governou o Egito por alguns anos (história fenomenal, vale a pena pesquisar). O lugar é suntuoso, lindo, e também possui algumas pinturas e inscrições nas paredes bem interessantes.

Voltamos para o navio e seguimos viagem rumo à Edfu. A noite acompanhamos algo mega interesante: Enclusa de Esla. Durante o percurso do Nilo, existem alguns desnivelamentos para conter a água do rio e também gerar energia elétrica via hidroelétrica. Algo semelhante ao que existe no Canal do Panamá.

Clara, escrevendo sobre o dia 29/outubro/2017.

2 comentários:

  1. Espero que dessa vez vc não tenha ficado com sono já que não comentou não ter lembrado direito dos passeios. :)

    A vista do passeio do balão é muito bonita mesmo!

    ResponderExcluir