quarta-feira, 30 de abril de 2014

Despedida 2

O dia começou cedo pois 11:30h o transfer estava marcado para nos buscar no hotel e levar para o aeroporto. Demos um passeio a pé rápido pela redondeza, passamos pela frente do Museo Mural Diego Rivera (estava fechado, por isso não entramos), andamos até o Mercado de Artesania de La Ciudadela (que também estava fechado), vimos de mais perto o Monumento a La Revolución e voltamos ao hotel para irmos ao aeroporto.
Antes, outros pontos interessantes do México que eu não me lembro se escrevi:
- o governo possui iniciativa de subsidiar as necessidades mínimas, cobrando imposto reduzido ou mesmo nem cobrando: água, luz, transporte (incluindo carro)...
- o governo também incentiva muito a cultura. Além das diversas atividades de graça pela cidade, qualquer mexicano pode entrar nos museus de graça! Só turista quem paga!
- no início eu estava achando a comida sem sal. Mas, como eu sou “saleira”, só comentei com minha mãe. Depois ficamos sabendo que o governo possui uma campanha de combate contra hipertensão e uma das medidas é uma lei na qual obriga os restaurantes a não deixar o sal na mesa. O restaurante só pode entregar o sal se o cliente pedir!
Todo o processo nos aeroportos foi tranquilo, mesmo com as farinhas! Pegamos um voo ótimo com filas de 2 cadeiras apenas, então não tínhamos ninguém do nosso lado! Nos Estados Unidos, tinha uma fila IMENSA para fazer a parte da aduana. Preenchemos o papel informando que tínhamos comida porém, quando fomos “entrevistadas” o cará perguntou o que era, falamos que era farinha, e ele nem ligou, já foi falando sobre a Copa do Mundo, se o Brasil iria ganhar, etc... Ou seja, se não fosse o problema de peso nos voos internos, daria para levar mais de 2kg!
Quando saímos meu querido marido estava lá nos esperamos! =) Pegamos um carro e fomos direto para o apartamento/casa onde ele está. Ele fica em Pearland, uma cidade que fica mais ou menos a 45min de Houston! A cidade é pequena, completamente plana, só com casas de no máximo 2 andares, vários condomínios e lagos! Muito fofa! Deixamos as coisas na casa e fomos jantar no restaurante BJ Restaurant Brewhouse (descreveria como um pequeno Outback).
 Clara, escrevendo sobre o dia 28 de abril de 2014

Domingo no parque!

Hoje aproveitamos para acordar “sem hora”: acabamos acordando umas 9:30h! Tomamos café e fomos andar pelo Bosque de Chapultepec. Ah, lembram-se que eu comentei que no sábado a noite uma avenida estava fechada e estava sendo utilizada para andar de patins, bicicleta ou apenas caminhar/correr? Isso continua durane o domingo! Tinha TANTA GENTE andando na avenida... Realmente impressionante, famílias inteiras, amigos, crianças, idosos...
 

Voltando ao bosque, trata-se de um parque IMENSO, Ibirapuera é bem menor... O parque tem de tudo, porém só visitamos uma parte. Nessa parte, vimos o imenso Museu de Antropologia, dois dos lagos, casa do lago... Algo super bacana foi que, nessa “Casa do Lago”, estava acontecendo uma apresentação para as crianças. Era uma apresentação diferente: uma orquestra, na qual todos os músicos estavam fantasiados, e eles só tocavam músicas de desenhos ou filmes! Enquanto eles toavam, imagens da “origem” da música ficavam passando em um telão! Enquanto estivemos lá, eles tocaram músicas de Charlie Brown, Mario Bross e Homem Aranha!

Depois fomos nos encontrar com Michelle e Paulinho no restaurante Casa Portuguesa, que fica em Polanco (mais um bairro agradabilíssimo), em frente a um parque muito fofo chamado Lincon. Outro restaurante bom, porém com o preço um pouco salgado. De lá passamos na casa deles e fomos para o Museo Soumaya, fundado e mantido por Carlos Slim (aquele “rapaz” mais rico do mundo). Dizem que ele criou esse museu para guardar e expor as obras de arte da esposa dele... Independente do motivo, é um museu muito interessante, com todo o tipo de arte (pintura, esculturas, moedas...), além de ser gratuito! Qualquer pessoa pode ir visitá-lo! Após o museu fomos para o hotel arrumar as malas...

Clara, escrevendo sobre o dia 27 de abril de 2014

Dia de chuva e ótima comida



Hoje de manhã minha amiga Michelle, e o marido, nos pegou no hotel e nos levou para o bairro de San Angel. Nos dias de sábado, lá tem uma feira de artesanato imensa! Mas não é aquele artesanato de turista. Esse tem, mas é pouco. Mas também tem trabalhos de artistas locais (desconhecidos ou não), com trabalhos completamente diferentes do que vemos nos pontos turísticos! Realmente sensacional! Passamos uma manhã inteira por lá!

Depois almoçamos no restaurante San Angel Inn. Ele fica ao lado do Diego Rivera Studio Museum, que fica justamente no prédio duplo onde ele e Frida “trabalhavam”. Voltando para o restaurante, ele fica em um casarão maravilhoso, imenso, que tem um jardim lindo! Além disso a comida é muito boa. Mas, atenção: o preço é salgado...

De lá nosso casal de amigos nos deixou no centro da cidade - que fica pertinho do nosso hotel. Passeamos pelas ruas e visitamos a Catedral Metropolitana (imensa, muito bonita) e o Templo Mayor. Lembram que no post do dia anterior eu comentei sobre a existência de duas cidades Astecas? Então, esse Tempo Mayor é justamente a 1ª cidade Asteca. Do que sobrou, é muito interessante. É possível ver, perfeitamente, cada uma das “etapas” do que seria a pirâmide principal, algumas pedras ainda possuem desenhos originais... Enfim, uma visita que vale a pena!

De noite fomos jantar em um restaurante chamado Nonna. MARAVILHOSO! Fechamos com chave de ouro! Ele fica em um bairro Boêmio da cidade chamado Condessa. O bairro por si só já é agradável. O restaurante, pequeno, é super aconchegante, com ótima música ao vivo, excelente comida, muito bom atendimento e, pra completar, excelente preço! Recomendo!

Na volta para o hotel, vimos que a avenida onde ele fica estava fechada com VÁRIAS pessoas correndo, andando de bicicleta e patins! E isso eram 22h! Nosso amigos tinham comentado que todos os domingos uma das vias dessa avenida (Paseo de Lá Reforma) é fechada, e no último domingo do mês as duas vias são fechadas. E mais: elas ficam fechadas desde o sábado a noite até o domingo às 14h! o mais interessante é ver que muitas pessoas usufruem dessa ação, e sem medo ou receio com a segurança! Aí vale um comentário adicional: definitivamente a Cidade do México me surpreendeu positivamente! Pessoas educadas, agradáveis, cidade IMENSA, com muita gente, muita polícia (pelo menos nos lugares por onde passamos), muito parque, bairros completamente distintos (bonitos, feios, residenciais, comerciais, com avenidas imensas, ruas pequenas...). Estou gostando muito daqui!
 
Clara, escrevendo sobre o dia 26 de abril de 2014

Um Pouco de História

Vou começar com um pequeno resumo do que eu aprendi hoje. Os Astecas eram um povo nômade que, mais ou menos no século XIV se estabeleceu em uma ilha localizada em um lago (onde hoje fica a Cidade do México). Nessa ilha eles construíram sua primeira cidade (localizada mais no centro da ilha). Em um segundo momento, foi construída uma segunda cidade, localizada mais ao extremo leste, se eu não me engano.
Dito isso, vamos aos locais visitados hoje. Começamos o tour em Tlatelolco. O que é isso? Trata-se justamente da segunda cidade mencionada no parágrafo anterior! suas ruínas ficam no meio da Cidade do México, e são super bem preservadas (pelo menos a parte que sobrou do ataque/destruição dos espanhóis). Outra coisa interessante é que, quando os espanhóis destruíram a cidade, eles utilizaram as mesmas pedras das pirâmides - e demais prédios – para construírem uma igreja que fica no mesmo local. Então parece que tudo foi feito pelas mesmas pessoas, na mesma época! Bem interessante!
Segundo lugar visitado foi a Basílica de Guadalupe. Todo o complexo (será que eu posso chamar assim?) é fantástico, pois é constituído pela basílica antiga, por uma nova imensa, por uma igrejinha pequena antiga, um parque imenso dedicado à Guadalupe, uma pequena igreja em cima do morro e um espaço aberto imenso que fica no meio disso tudo. O lugar é lindo, e tem uma energia fantástica! A histórica dela é bem interessante, inclusive o significado que ela possui para os Mexicanos, mas o que mais me tocou é o fato de que, naquele lugar, desde a época dos Astecas, existiam relatos de milagres/lugar sagrado. Tanto que os Astecas diziam que “a mãe de todos os deuses morava lá”. Depois, quando vieram os espanhóis, continuaram ocorrendo novos registros de milagres. Ou seja, independente da religião, povo ou crença, ali é um lugar diferente... Um fato interessante: eu comentei rápido no 1º parágrafo que a Cidade do México foi construída em cima de um lago antigo, correto? Então, parte da cidade está cedendo... Existem construções que estão completamente tortas e começaram a rachar. Uma dessas construções é justamente a basílica antiga de Guadalupe (por isso foi construída a nova)!

Terceiro lugar visitado: As Pirâmides de Teotihuacan. Elas ficam localizadas a mais ou menos 40km da Cidade do México. Mais um pouquinho de história? Tudo indica que elas foram construídas pelos Totonacas, civilização bem mais antiga que os Astecas, eles são de alguns séculos antes de Cristo. Aí vem o mesmo questionamento que fiz em Chichen Itza: como eles conseguiram fazer essas construções imensas? As duas pirâmides inteiras (do Sol e da Lua) são ainda mais altas que a Chichen Itza! Porque então elas não são uma das 7 maravilhas? Fiquei me perguntando isso e a conclusão que tive foi: Chichen Itza é muito mais bem trabalhada: existe uma preocupação nos significados, nos desenhos, nas simetrias e nos efeitos... Em Teotihuacan são “apenas” pedras sobre pedras! Foi a única conclusão que cheguei! Uma coisa bacana: é possível, aqui, subir nas pirâmides! Minha mãe não subiu, então eu subi com outros 2 brasileiros que estavam na excursão do tour! Que vista... Cansa muito, e quanto você está lá na base a ideia de subi-las assusta, mas vale muito a pena!
De noite, mãe e eu fomos jantar em um restaurante em Polanco chamado Villa Maria. É um restaurante de comida mexicana, com mariaches e decoração bem típica. Não comemos muito bem (apesar das sobremesas imensas), mas valeu para conhecer! Acredito que quem gostar de comida mexicana – e seu tempero picante – vai gostar da comida...
Clara, escrevendo sobre o dia 25 de abril de 2014
Comentários dos Comentários:
CaRla: Ei, nossa próxima viagem é o super cruzeiro, hein?!? Dan falou que vai ter que ficar para o próximo ano mesmo...
Ramon: Inter... realmente a cor do mar é sensacional! Coloquei como fundo de tela do meu celular! O mergulho de snorkel realmente é tranquilo, ainda mais nessa água super transparente, nem da medo! Confesso que Cancun não estava na lista de prioridades, fui apenas para aproveitar a oportunidade... Mas valeu cada centavo, faria tudo de novo!