quinta-feira, 24 de novembro de 2016

O fim do mundo


Para variar, o dia começou com o almoço! Isso acontece porque sempre acaba tendo alguns afazeres pela manhã – como escrever no blog, rsrsrs!
Voltando, o almoço de hoje foi peixe assado dentro de um pão! Isso mesmo! Fomos ao restaurante Panorama Guincho, que fica perto da praia do Guincho, ainda em Cascais. Como o dia estava lindo, e o restaurante fica praticamente de frente ao mar, a vista da nossa mesa era linda! E o almoço, bem, foi isso mesmo: peixe assado no pão! Pensem em uma coisa maravilhosa? Delícia mesmo!

De lá, fomos para o Cabo da Roca. Trata-se da ponta mais oeste do continente europeu. Na época em que se acreditava em que a Terra era plana, acreditavam que ali era onde tudo terminava, o “fim do mundo”. Como diria Camões – frase, inclusive, que se encontra no monumento do local – era onde “a terra se acaba e o mar começa”. Vale a pena visitar pela paisagem, marco histórico e geográfico! Agora, cuidado: se você enjoa com curvas, leve um saquinho, pois a estrada é MUITO sinuosa, porém bem bonita!

Clara, escrevendo sobre o dia 24 de novembro de 2016.
PS: Pessoal, quem for deixar comentários por favor marque a opção “Enviar por e-mail os comentários de acompanhamento para...”, pois estarei respondendo no próprio campo de comentários do post, ok?




Vamos conhecer Lisboa?


Antes de qualquer coisa, preciso fazer um comentário: eu não sei falar português, muito menos entender!! SÉRIO!!! Os portugueses falam MUITO rápido, com um sotaque MUITO carregado! Já era para eu ter comentado isso antes... Gente, não sei explicar... Se você for em lugares turísticos, CLARO, eles falarão com vocês de forma calma, devagar, e você estará bem! Mas estou vivenciando o dia a dia, então eu estou tendo contato com portugueses de lugares não turísticos... Diversas vezes vieram falar comigo sobre, sei lá, qualquer coisa, e o pessoal aqui teve que traduzir para mim! HAHAHAHAHA O mais hilário é ver como minhas sobrinhas “mudam a chave” quando conversam com portugueses. Elas literalmente mudam o tom, as palavras, o sotaque... Ou seja, mais uma prova que realmente é outro idioma!

Ok, já desabafei! Agora vamos para o tour do dia? Começamos pegando um comboio (trem) que liga Cascais a Lisboa! Se for um dia de sol – o que estava, apesar do frio – a viagem é LINDA! Isso porque o trem, ou melhor, comboio vai margeando o mar... É bem bonito!

Chegando em Lisboa, a primeira coisa que fizemos foi fazer um lanche/almoço para durar o dia inteiro. Então fomos ao Time Out Market! Fica bem em frente à estação Cais do Sodré (onde o comboio “termina/começa”). É um mercado com diversas opções de comidas. Muito bacana! A comida escolhida? Fui provar o tal do Prego (pão com carne, rsrsrs). Claro que a bebida teve que ser um vinho português, já que estávamos comendo uma comida típica... Gostei! Tudo muito bom e saboroso!

De lá, fomos direto ao Castelo de São Jorge. Não tem jeito, é a parada obrigatória de quem vai conhecer Lisboa, especialmente no primeiro dia, e melhor ainda em um dia de sol. Era ali que o rei de Portugal morava quando o Brasil foi descoberto! Além do marco histórico que o castelo representa, tem dois pontos imperdíveis que o torna um local que TEM QUE IR. Primeiro é a vista: uau! Como o castelo fica em um dos sete morros de Lisboa, tem uma vista linda do rio Tejo, Cristo Rei e da Ponte 25 de abril! O segundo ponto é a Câmera Obscura. Tentando explicar de forma resumida (e copiando um pouco a descrição oficial), é um sistema ótico de lentes e espelhos, projetado em um grande “negócio” branco (esqueci o nome) que faz com que você tenha uma vista de 360º de Lisboa! Enquanto vemos cada item, vão explicando a representatividade ou história do ponto em questão! São 20 minutos de explicação que valem muito a pena! Lembram o que falei lá em cima sobre o português de Portugal? Eu vi a apresentação em inglês... entendi tudo! HAHAHAHA

 

Depois fomos descendo as ruelas – este é outro ponto importante de Lisboa, ir descobrindo o que tem nas ruas – até a Catedral da Sé de Lisboa. Linda igreja, toda quadrada, com fachada estilo românica. Para mim, o mais interessante da catedral é o fato dela ser TODA de pedra. Por dentro, o curioso é que você tem um “canto” em azulejo, outro em madeiras, outro com um vitral bem bonito... Enfim, estilos diferentes dentro de um mesmo local.

Seguimos nossa descida, desbravando a cidade, até chegarmos na Rua Augusta – rua de pedestres, com diversas lojas e cafés bem bacanas. Mas antes de curtir a Rua Augusta, a ideia era ter uma ótima visão da Praça do Comércio: o arco imenso da Rua Augusta, com a fonte linda da praça, e diversas decorações de Natal (que eu amo!)! A importância dessa praça é que, na época das grandes navegações, ela era a “porta de entrada” da cidade usada pela realeza! Então tudo é grandioso e imponente! 

Seguindo o passeio pela Rua Augusta, paramos em alguns lugares/lojas. Um que merece destaque é a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau! O que a torna diferente? Simples, eles colocam Queijo Serra da Estrela dentro do bolinho! Aff... Não comprei um para mim, não, mas roubei umas mordidas... Delícia, recomendo!

Continuamos as andanças até o Elevador de Santa Justa, mais um miradouro da cidade! Não subimos, afinal, já tivemos uma vista fantástica no palácio (de onde, inclusive, conseguimos ver o elevador). Mas o bacana de vê-lo é sua estrutura: ele é todo em aço sólido, totalmente vertical, projetado por um dos aprendizes de Eiffel (logo, tem semelhanças à torre de Paris).

Voltamos a subir as ruas em direção às ruínas do Carmo. No caminho passamos pelo Café A Brasileira (não achei nada de mais, estava lotado e tinha uma fila não só para ser servido, como também para tirar foto com a estátua de Fernando Pessoa) e chegamos às Ruínas. A história: lá ficava a Igreja do Convento de Santa Maria do Carmo, fundada em 1389. Em 1755 houve um grande terremoto que destruiu boa parte de Lisboa, inclusive a igreja. Hoje conservam sua base estrutural, como se fosse um memorial ao terremoto, e montaram o Museu Arqueológico do Carmo. Vale MUITO a pena a visita!


Terminamos o tour com chave de ouro... Lembram do famoso “pastel de Belém”? Então, o nome do doce é Pastel de Nata! E não, o melhor da região não é o de Belém. Ok, ainda não comi o de lá, porém, pelo que tenho lido, pelo que o pessoal tem falado, pelo que provei, e pelo movimento que vi, o melhor é o da Mantegaria Fábrica de Pastéis de Nata (Rua do Loreto, nº 2). Comemos 2, e levamos alguns para casa!!

Clara, escrevendo sobre o dia 23 de novembro de 2016.
PS: Pessoal, quem for deixar comentários por favor marque a opção “Enviar por e-mail os comentários de acompanhamento para...”, pois estarei respondendo no próprio campo de comentários do post, ok?




quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Sintra e show


O dia começou no almoço! Fomos almoçar em um dos melhores restaurantes de Sintra, segundo meu cunhado!

O restaurante se chama Curral dos Caprinos! Claro, vocês já sabem qual é a especialidade do local, né? Sim, eu comi carneiro! E até que gostei, mesmo da gordura! Ok, não me atrevi a comer a parte MEGA gordurosa, mas comi algumas “gorduras mais secas” (isso existe??), e gostei!

De lá, fomos para a Quinta da Regaleira! Ou melhor, tentamos! E aqui vai uma dica de Sintra: se você for de carro, ou tente chegar BEM cedo nos lugares que você quer visitar, ou estacione no centro e pegue um táxi ou “Tuk tuk” ou ônibus, pois é impossível de estacionar! Dá para ir andando, mas no frio e vento complica um pouco... Nós estávamos de carro, então rodamos a cidade (literalmente) 3 vezes. Como não achamos nenhum lugar para estacionar perto de da Quinta da Regaleira, resolvemos ficar pelo centro.

Passeamos um pouco, vi por fora o palácio Nacional e o dos Mouros - lá em cima, lindo, é o segundo que eu quero conhecer. Provei o tal do travesseiro de Sintra – uma delícia! Já vi que vou engordar mesmo... Só esse travesseiro e o pastel de Nata, aff, me campei! Andamos mais um pouco pelo centro e fomos pegar meus sobrinhos nas escolas! 

Eu ainda não falei da estrutura de escolas aqui, né? Mas, acho que não é o foco... Não sou eu que estou vivenciando isso... Mas posso compartilhar duas coisas: a primeira, você tem de todos os tipos e tamanhos, tanto as megas internacionais com um milhão de alunos e quadras, quanto as menores e mais personalizadas/aconchegantes. Segundo, estamos na Europa, então é MUITO mais internacionalizada... Além de portugueses e brasileiros (rsrsrs), meus sobrinhos estão tendo contado com outras culturas como francesa e sueca! Isso complementa o enriquecimento da cultura, pelo menos eu acho!

A noite fomos para o show do The Cure, em Lisboa! Mas antes de falar do show, tenho que contar algo no mínimo curioso. Aqui está frio, ok? Eu diria que a noite estava fazendo uns 9 graus... E o local do show é na beira do rio, ou seja, vento! Dito isso, estávamos indo para a entrada da Arena, quando vimos um grupo de meninas sentadas, todas agasalhadas, com barracas de camping e comidas. Adivinhem? Daqui a 3 dias (isso mesmo, 3) terá show de Justin Bieber, e elas estão ali para reservar o lugar na fila!!! Ok, temos isso no Brasil e tudo o mais, mas está FRIO! Muito FRIO! E faltam 3 dias!!! 

Enfim... sobre o show, lotado! Foi muito bom! Verdade seja dita, eu só conhecia algumas músicas, mas ainda assim foi bem bacana! Nós saímos, eles ainda estavam tocando e já tinham passado 2h30min de show! Minha irmã comentou que eles tocaram 3 horas no Rio de Janeiro uma vez, então achamos que eles iam completar as 3 horas, mas mesmo assim tivemos que ir. O curioso? Até sairmos, eles já tinham saído e voltado ao palco 3 vezes... quanto charme para uma banda de rock!

Clara, escrevendo sobre o dia 22 de novembro de 2016.
PS: Pessoal, quem for deixar comentários por favor marque a opção “Enviar por e-mail os comentários de acompanhamento para...”, pois estarei respondendo no próprio campo de comentários do post, ok?

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Conhecendo Cascais


Hoje passei o dia no centro de Cascais! Calma, não tem tanta coisa para fazer, não, mas é um passeio muito agradável, especialmente se estiver sol!


A cidade até que não é pequena, mas essa parte mais turística, pelo menos a parte que eu conheci, é concentrada em uma região que você pode passear em uma tarde. Nela você encontra:
·        Fortaleza da Nossa Senhora da Luz: só passei por fora, não entrei.
·        A Câmara Municipal de Cascais: o mais legal é ver o calçadão que deixou Copacabana conhecida... Mas temos que nos lembrar que as pedras e os desenhos são portugueses!
·        Rua Frederico Arouca, Rua Saudade e Avenida Valibom: com lojas turísticas, outras nem tanto, mas com diversas opções interessantes de compras. Vale dizer que comprei tanto minha lembrança de Portugal, quanto uma bolsa!
·        Praia da Conceição e Praia da Rainha: sim, eu encostei a mão... mar GELADO!!!

Nós acabamos almoçando no shopping de Cascais (what?!?!?!). Isso mesmo, um salmão maravilhoso e barato! É que depois tínhamos que fazer outras coisas...

Clara, escrevendo sobre o dia 21 de novembro de 2016.
PS: Pessoal, quem for deixar comentários por favor marque a opção “Enviar por e-mail os comentários de acompanhamento para...”, pois estarei respondendo no próprio campo de comentários do post, ok?

domingo, 20 de novembro de 2016

Mais um dia caseiro


Sim, meu segundo dia também foi tranquilo. Choveu o dia inteiro, e estava bem friozinho, então foi um dia bem caseiro.

A noite saímos para jantar em uma “Hamburgueria Portuguesa”, cujo o nome é “Burgês” (hum?!?! Rsrsr). O lugar é bem tranquilo, pequeno e agradável. Gostei bastante da comida! Ótima dica para ir com família ou amigos! Outro ponto bacana, não vi turistas... Parece que só é frequentado por “locais”, o que acaba sendo mais um atrativo...


Clara, escrevendo sobre o dia 20 de novembro de 2016.

PS: Pessoal, quem for deixar comentários por favor marque a opção “Enviar por e-mail os comentários de acompanhamento para...”, pois estarei respondendo no próprio campo de comentários do post, ok?