sábado, 17 de junho de 2023

Centro de Barcelona

 Bom dia! O foco do dia foi andar com mais calma e atenção pelo centro de Barcelona. Como não tínhamos nada com hora marcada, aproveitamos para dormir um pouco mais... 

Umas 10:30 fomos comer um Brunch perto da casa de Lilla. Comemos no Camelia Art Cafe, bem bom! Peguei um french toast com frutas, estava uma delícia.

De lá, seguimos para o centro. Vou pontuar os principais lugares que fomos, pois será mais fácil para descrevê-los. Mas, no geral, a ideia foi conhecer o centro desde a Praça Catalunya e ir descendo em direção ao Porto Viel, alternando o passeio tanto pela La Rambla quanto pelo bairro El Gòtic (que é uma delícia, cheio de ruas pequenas e tortas que não passam carros!).

- El Corte Inglés: Loja imensa de departamento, com uns 8 andares, bem o estilo da Macy's. No último andar tem uma mini praça de alimentação com uma linda vista da cidade. Subimos para tirar fotos e aproveitamos para fazer algumas compras... 

- Plaça de Catalunya: Fica bem no coração do centro da cidade. Dali pode-se subir pelo Passeig de Gràcia, descer pela La Rambla, ir para o Bairro El Gòtic... Além de ser uma bela praça com jardim, fontes (todas desligadas por causa do período de seca) e pombos... MUITOS pombos... Sério, uma infinidade deles... Ah, e ao redor lojas grandes como fnac, Apple e Huawei. 

- La Rambla, a principal rambla da cidade, foi construída quando caiu o muro medieval de Barcelona, no século 18. Aprendí com Lilla que rambla é a avenida / rua que tem o calçadão no meio, para os pedestres, com mesas de restaurantes ou lojinha, e nas laterais pistas estreitas para carros, bicicletas, motos ou patinetes... Essa liga a Plaça de Catalunya e o Port Vell (percurso do dia com alguns "zig zags").

- La Boqueria:  um dos mercados municipais da cidade, eu diria que o principal. É bem turístico, mas muito bacana. Tem de tudo um pouco (carnes, embutidos, queijos, frutas, temperos, peixes...), disposto de forma que dá vontade de comer ou comprar. 

- Iglesia de Santa María del Pino (Ou del Pi) : igreja de estilo gótico, a lenda mais legal é que seu nome vem pelo fato de ter sido encontrada uma imagem da Virgem Maria na parte interna do tronco de um pino (Pinheiro).

- Catedral de Barcelona: mais uma cuja  arquitetura tem estilo gótico. Ela foi construída entre os séculos 13 e 15, dedicada à Santa Eulália, uma das  padroeira da cidade. Antes de entrar na catedral, reparem que na praça, do lado direito, tem o nome "Barcino". Iulia Augusta Faventia Paterna Barcino, ou simplesmente Barcino, foi como os romanos chamaram a cidade que deu origem à Barcelona atual. Atrás dessas letras estão os restos da muralha e o aqueduto romano. Quando fui entrar na catedral, me pediram para eu colocar algo nos ombros pois estava com blusa de alsa. Joguei o casaco por cima e foi tranquilo. A catedral é imensa, claro, e bem bonita! Aqui chamo a atenção para  a cripta da Santa Eulália, que fica embaixo do altar principal. Se pagar um valor extra, +/- € 3,00, é possível subir na torre para ter uma vista da cidade, mas nós não fizemos isso. Quando estiver saindo da catedral, necessariamente você passará pelo claustro. Ele tem um jardim no meio que dá todo um charme especial!

- Plaça del Rei: a praça em si não tem nada de mais, mas vale ir pelo peso histórico. A Espanha foi unificada e virou um país em 1469, e Barcelona foi residência temporária dos Reis católicos. Parece que nessa praça funcionou o Tribunal da Inquisição... 

- Temple d'August: Barcelona possuí algumas ruínas do Império Romano, entre elas o Templo Augusto. Essas ruinas em especial só foram "descobertas" no século 19, durante obras na região. A entrada é gratuita, e o que restou do templo é "simples", mas ainda assim vale a visita! 

- Plaça Reial:  linda e grande praça repleta de cafés e bares.

Terminando essa longa parte do passeio, paramos para comer um crepe. Voltamos a nos perder pelas ruelas do El Gòtic (isso é o que é bacana desse bairro) e chegamos em um lugar chamado Grofes I Crepes. Gente, o lugar é minha cara! Parece feito para criança, com pinturas coloridas remetendo a circo, cheio de guloseimas... E digo mais, o que comemora estava gostoso!

Depois seguimos nosso rumo em direção ao Port Viel. Passamos na frente do Palácio Güel (tem esculturas de Galdí no terraço, dá pra ver algo da rua, mas não quisemos entrar) e chegamos no Monumento a Colón. Uma curiosidade: a estátua de Cristóvão Colombo está apontando para uma direção. Na hora de a colocarem em cima do pilar, iam colocar apontando para os Estados Unidos. Porém, ia ficar apontando para a Itália, que não teria muito a ver com nada. Então resolveram colocar apontando para o mar. Normalmente pode subir no monumento, mas estava fechado por causa das obras....

Por fim, seguimos até chegarmos no Port Viel. O dia estava lindo, então sentamos em um banco e ficamos lá curtindo por um tempo! Depois voltamos para casa de Lilla! 

Clara, escrevendo sobre os dias 15 de junho de 2023

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Montjuïc e FC Barcelona

Bom dia! Hoje o dia começou com duas "decepções" mas terminou bem.

Acordamos cedo e fomos para o famoso Camp Nou, o complexo esportivo do FC Barcelona que inclui o estádio de futebol. O lugar é muito grande, e muito bem sinalizado. O tour ocorre em um museu interativo bem interessante, que apresenta a história do clube, incluindo de esportes além do futebol, com uma parte mais tecnológica bem legal. Porém, aqui eu tive a primeira decepção do dia: tudo que eu li na Internet falava de visita ao estádio. Porém, como estava em obra, o convite falava em vista para a construção. Rapaz... Terminada a visita ao tour, seguimos para "o Mirador" e... NADA! Sério, a vista dava para nada, para o lado externo do estádio, sem qualquer visão interessante. Ou seja, se você não for um amante do futebol ou do Barça, não gaste esse dinheiro...

Nos despedimos de Amandinha e Jenner, que seguiram para o aeroporto para voltarem à Inglaterra, e seguimos para o Montjuïc. Começamos o passeio pelo monte vindo da Plaça d'Espanya em direção ao Museu Nacional d'Art Catalunya. Que visual lindo! Na frente do museu tem uma área para fonte de água que é onde acontece o espetáculo da Fonte Mágica de Monjuïc. Eu já tinha lido no site que a fonte não estaria funcionando (e por todo o passeio pelo monte, de fato, TODAS as fontes / chafarizes estava secos e desativados) por causa da época de seca. Mesmo assim, deu para imaginar como deve ser um espetáculo bacana. Pelo que li, é no esquema das "águas dançantes" do hotel Bellagio, em Las Vegas.

Logo atrás da fonte fica o Museu Nacional d'Art Catalunya. Pensem em uma construção grande e linda? Poderia facilmente ter sido um castelo, mas na verdade a estrutura (Palácio Nacional) foi construído entre 1926 e 1929 para a Exposição Internacional de Barcelona de 1929. Já o atual museu constitui-se em 1990 com a junção das coleções do Museu de Arte Moderna e do Museu de Arte da Catalunha. Não entramos no museu, mas vale muito a pena vê-lo por fora.

Seguimos a caminhada subindo o Montjuïc em direção à Anella Olímpica,  nome dado a área que compõe algumas instalações criadas para as Olimpíadas de 1992, tais como a Torre de Comunicações, o Estádio Olímpico e o Palau Sant Jordi. Chegando lá, e adivinhem? Outra decepção. Toda a área externa do Estádio Olímpico estava com o acesso bloqueado. Tirei minha foto com a torre de longe, ao lado de uma grade... Só foi possível entrar no estádio.

Continuando nossa subida passando pelo Jardim Botânico de Barcelona. Parece ser bem bacana e o acesso é gratuito, mas estávamos tão cansados da subida, que estava pela metade, que resolvemos não entrar e seguir com o trajeto.

Indo no sentido do Castelo Monjuïc, passamos por alguns "Miradores" (mirantes) com belíssimas vistas da cidade! Pelo caminho que estávamos fazendo, chegamos "pelas costas" do castelo, por uma parte que estava cheia de mato, que definitivamente não parecia ser turística. Mas logo depois chegamos à parte "oficial". O Castelo Montjuïc é uma antiga fortaleza militar do século 17 que ainda mantém estruturas, objetos e armas da época. Para entrar no castelo tem que pagar um ingresso, então resolvemos seguir nossa caminhada.

Fomos para os mirantes localizados ao retorno do castelo e pegamos o bondinho para descer. Apreciamos mais vistas bonitas, tiramos ainda mais fotos e, com isso, terminamos o tour pelo Montjuïc.

Voltamos para a casa de Lilla, descansamos um pouco e fomos os quatro (Lilla, Peu, Gui e eu) fazer um piquenique. A ideia original era ir para os Bunkers del Carmel (antiga base militar que protegeu a cidade durante a Guerra Civil Espanhola), que dizem ter uma vista 360 graus da cidade. Mas quando estávamos chegando, já estava perto do horário dos bankers fechar, então sentamos um pouco antes, no parque, que também tinha uma vista maravilhosa!

Curtimos muito o piquenique, apreciamos a vista, conversamos bastante... Foi uma delícia! Depois voltando para casa, onde ficamos conversando mais um bom tempo para depois irmos dormir...

Clara, escrevendo sobre os dias 14 de junho de 2023

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Vamos a la Playa (Platja)?

Dia Light, dia de praia... E justo hoje o dia estava nublado.. Mas faz parte!

Começamos com uma caminhada longa (e com alguns contratempos na direção, hehehe) até o Little Fern, onde tomamos café. Fica em uma região mais moderna de Barcelona, com alguns prédios altos e de vidro. Tem um mesmo que parece muito com o prédio oval de Londres. O café foi bacana, eu não arrisquei muito, fui no meu bom e velho pão com ovo.

De lá, fomos para a praia! Sim, perguntamos para Lilla qual seria uma praia bacana, e ela indicou a Platja del Bogatell, que era mais local (menos turistas, menos sujeira e menos bagunça). Quando chegamos tinha um pouco de sol, e deu pra ver como o mar é transparente e calmo! Não tem uma onda! Fui colocar meu pé para dar "oi" para Yemanja, e CLARO que a água estava gelada... Caminhamos um pouco para conhecer, depois deitamos na areia e ficamos lá, curtindo o "sol entre nuvens". Eu cochilei um pouco, não vou mentir...

Quando o tempo começou a fechar, e o vento frio ficou mais forte, resolvemos seguir caminhando pela orla em direção a Barceloneta, praia mais famosa da cidade. O calçadão é bem largo, espaçoso, então foi uma caminhada muito agradável. Foi engraçado que teve um momento que sentimos um forte cheiro de dendê, aí os 4 (Amanda, Jenner, Gui e eu) pararam, um olhou para a cara do outro e começamos a rir. Cada um lembrou de uma comida (acarajé, moqueca ou peixe). Fomos procurar de onde vinha o cheiro, achamos o restaurante, mas não identificamos a comida. Continuamos andando mais um pouco, paramos no restaurante Mar (comida ok) e voltamos para casa para nos arrumamos.

De noite fomos para um rooftop (não peguei o nome, é ok, mas não vale a indicação) com um casal de amigos de Jenner e Amanda. De lá terminamos o dia indo jantar no Bar Lobo, localizado em La Ramba (comida boa) e voltando para casa por volta das 1h da manhã...

Clara, escrevendo sobre os dias 13 de junho de 2023

terça-feira, 13 de junho de 2023

Dia dedicado a Gaudí

Bom dia! Hoje, dia dos namorados, começamos de forma mais especial... Fomos para um Brunch!! Liu me indicou alguns próximos à casa dela e fomos para o Billy Brunch. Pensem em um lugar com comidas deliciosas?!?!? Estava realmente maravilhoso eu comi minha panqueca toda!!

De lá, fomos para a Sagrada Família. Gente, aqui valem 2 dicas de ouro: 1) comprem ingresso com antecedência. Além de pagar um pouco mais barato, não pega fila! 2) comprem com o áudio guia, tem em vários idiomas (inclusive com português de Portugal), e você baixa no seu próprio celular. O áudio é fundamental para entender a grandiosidade que é essa gigantesca construção, que já dura mais de 2 séculos! Ao invés de descrever aqui todos os detalhes e explicações da construção e do que está pronto (pois se encontram no áudio guide e na Internet, além de ser melhor ouvi-las vendo as esculturas), vou descrever os itens que mais me marcaram:

- A Sagrada Família terá um total de 18 Torres: 1, a maior, dedicada a Jesus; 1, a segunda maior, dedicada à Virgem Maria; 4 dedicadas a cada um dos evangelistas; e 12, organizadas em 3 grupos de 4, representando os 12 apóstolos. Se eu me lembro bem, 11 (das 18) estão completas.

- Gaudí tinha determinado (e foi respeitado) que a torre que representa Jesus não poderia ter altura maior que da colina Montjuïc. Segundo ele, nada criado pelo homem devia ser maior do que o que foi criado por Deus.

- É absurdamente visível a etapa que Gaudí viu pronta e as partes mais recentes. Não apenas pela colocaração e desgaste das paredes / materiais, como também pelas formas das esculturas.

- A parte que será a entrada principal só está pronta por dentro. E, mesmo assim, as entradas laterais são majestosas! 

- Gaudí está enterrado na Sagrada Família.

- Reserve +/- 1h30 para o tour. 

Depois fomos para o Passeig de Gràcia. Essa avenida é considerada a Champ Elysees de Barcelona e, de fato, tem MUITAS lojas de grife. Quando passamos, algumas tinham fila para entrar, como a Louis Vuitton. Além de ser uma avenida super agradável de passear, ela possui 4 principais construções arquitetônicas que são consideradas símbolos do modernismo, 2 das quais foram assinadas por Gaudí. No caminho paramos para tomar um sorvete delicioso no Lucciano's.

Por volta das 16h começamos o free walking tour especial Gaudí e o Modernismo. O tour é longo, durou 3 horas, mas tem ótimas informações. Alguns destaques:

- Desde o passado, a Passeig de Gràcia já era considerada uma avenida importante onde moravam as pessoas que tinham muito dinheiro.

- Essas pessoas costumavam morar em um ou dois andares e alugar os demais para 3os morarem.

- Os donos davam seus próprios nomes aos prédios.

- Uma das premissas do modernismo é que tudo é possível, por isso há mistura estilos, assimetrias e zero padrões. 

- Na grande maioria das construções, são encontrados 2 símbolos de Barcelona, flores e dragões. O primeiro representa o renascimento da região após uma guerra (não peguei detalhes dessa referência) e o segundo tem s ver com a lenda de São Jorge e o Dragão.

- Na época do modernismo, os ricos queriam mostrar que eram ricos e, por isso, queriam ter a casa mais bonita. Com isso, contratavam os melhores arquitetos, e dessa disputa veio o Quarteirão da Discórdia. 3 grandes proprietários contrataram 3 arquitetos distintos para reformarem suas respectivas casas, todas localizadas no mesmo quarteirão. Em 1900, Josep Puig i Cadafalch reformou a Casa Amatller. Mais ou menos ao mesmo tempo, Lluís Domènech i Montaner fazia a remodelação da Casa Lleó Morera. E entre 1904 e 1907, Antoni Gaudí atuava na reforma da Casa Batlló. 

- Casa Lleó Morera: na minha humilde opinião, é a mais discreta das 3. O arquiteto era dono da escola de arquitetura de Barcelona, ou seja, foi professor dos outros dois arquitetos mencionados. A casa em si tem diversos detalhes e significados, como os dragões, as flores, estátuas segurando itens de tecnologia da época, coluna de mármore dentro da casa e visível para os pedestres (detalhe que ele copiou da Casa Amatller)... Em 1906 ela ganhou prêmio do concurso anual (a placa encontra-se na fachada do prédio). Não está aberta a vistas.

- Casa Amatller: foi a 1a reforma do quarteirão e o arquiteto usou referências da Bélgica e Amsterdã. Foi o primeiro a colocar a coluna de mármore visível para os pedestres. Está aberta para visitação. A flor de Barcelona (El panot) originalmente foi desenhada para ser utilizada nessa casa. Depois foi adotada pela cidade e é encontrada em diversos lugares, inclusive na calçada. É possível entrar na parte do hall para ir até o café que tem dentro do prédio.

- Casa Batlló: antes do tour, tinha lido algumas interpretações sobre a fachada, mas vou escrever o que o guia explicou. Segundo ele, Gaudí se inspirou na lenda de São Jorge, sendo o teto escama do dragão, a cruz no teto a espada de São Jorge, as cores disformes da parede da faixada o sangue derramado na batalha, e as "grades" dos balcões / varandas parte dos crânios das vítimas do dragão. 

- La Pedrera (Casa Milà): fica a algumas quadras do quarteirão da discórdia, mas ainda na Passeig de Gràcia, é mais um prédio reformado pro Gaudí. Por dentro ele não possui paredes, então pode-se dizer que foi o percursor dos lofts atuais. Duas histórias interessantes. A 1a é que ninguém na época gostou do resultado, acharam que parecia uma montanha e por isso apelidaram de "Lá Pedrera". A 2a é que houve uma desavença entre Gaudí e os donos do prédio. Esses não quiseram efetuar o pagamento ao arquiteto, então Gaudí deixou a estátua da Virgem Maria, localizada no teto, incompleta, foi à justiça e finalmente recebeu seu dinheiro.

Depois, ainda pelo tour, fomos para a Sagrada Família. E sim, valeu a pena pois complementou o tour da manhã com diversas informações adicionais tais como o fato de Gaudí só ter entrado e alterado o projeto depois de um tempo, ou mesmo sobre a demolição que ocorrerá de um prédio localizado no terreno (de propriedade da Sagrada Família) que será utilizado para a construção das escadarias que darão acesso à entrada principal. 

Terminado o tour, voltamos para a casa Batlló, única que escolhemos entrar. Rapaz... Gaudí é MUITO criativo! Cada canto da casa muito bem pensado, e criativo! No final, fizeram uma sala para projeção que ficou muito bacana! Agora, o curioso é que por dentro não há nenhuma referência à lenda de São Jorge. De qualquer forma, valeu a pena ir!


Por fim, fomos jantar no restaurante El Pintxo (bem típico bem bacana!) para concluir com chave de ouro o dia dos namorados, e voltamos pra casa!

Clara, escrevendo sobre os dias 12 de junho de 2023

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Nova viagem - reencontros

Oioi! Este post será referente a 3 dias de uma vez só! Sim, 3 dias... E vocês entenderão o motivo... 

A viagem começou no dia 09/junho, em um voo de duração de +/- 05:30 até Lima. Não bastante, lá o tempo da escala foi de umas 14 horas... A sorte é que a sala VIP que fomos (sim, lembrem-se que meu atual foco é ter sala VIP sempre) tinha uma área própria para dormir. Tinham poucos lugares então ficamos atentos e, quando um casal saiu, nós entramos... Aí deu pra dormir umas 5 horas (no voo não consegui dormir nada)...

Acordamos, tomamos um bom café da manhã na sala e seguimos para o outro voo, com o destino (final) Madrid. 11 horas (isso mesmo) de duração. Voo ruim, mesmo tomando Dramin dormir pouco, só foram servidas duas (péssimas) refeições... Não recomendo... Não peguem voo da Iberia, não vale a pena.

Chegamos em Madrid no dia 11/junho, bem cedo. Na hora de passar pela alfândega, estreei de fato meu passaporte fura fila (português). Quer dizer, mais ou menos, pois como Gui não tem cidadania, fui na fila de "família". Ainda tinha fila mas nada comparado com a normal de entrantes não europeus!!!! Me senti importante... KKKKKKKKK

Do aeroporto pegamos um trem para ir até a estação Atocha, em Madrid. Muito simples e rápido, pegamos o trem da Renfe. Chegando lá comemos algo e ficamos fazendo hora até dar o horário do outro trem que pegaríamos. Nesse período, tive vontade de ir ao banheiro. Achei um que tinha que pagar EUR 1,00. Até aí, tudo bem, fazer o quê? Quando entrei... Rapaz... Banheiro de primeira, tudo limpo, cheiroso e arrumado. Quando entrei na "casinha", a iluminação alterou e começou a tocar sons de pássaros e floresta... Sem falar do cheiro maravilhoso que surgiu! Valeu o pagamento... Outra coisa, a estação é bem bonita. Se tiver sobrando tempo no roteiro, vale dar uma passada lá, na parte do embarque da Renfe!

Pegamos o trem (bala / de alta velocidade!) e seguimos em direção a Barcelona. +/- 2h30 de duração... Chegamos exautos, mas faz parte... Tem que aproveitar agora, enquanto somos jovens... Chegamos em Barcelona, pegamos o táxi e fomos em direção ao 1o reencontro... Lilla! Vamos ficar esses dias na casa dela e de Peu! Para quem não sabe, Lilla é uma Amiga do peito,  de uma vida inteira (desde a 7a série!), que amo muito! Foi tão bom reencontrá-la... O abraço foi tão bom, forte, reconfortante... Eu estava precisando!

Tomamos um banho e fomos almoçar em um restaurante na Avenida de Gaudí. Eu esqueci de anotar o nome do restaurante, mas vale muito a pena ao menos passear nessa avenida. Além dela ser uma graça e ser fechada para carros, ela liga a igreja da Sagrada Família ao hospital Sant Pau, cuja arquitetura também foi de Gaudí. Foi um almoço maravilhoso, pois ficamos os 4 conversando e petiscando sem nos preocuparmos com a hora!

Terminado o almoço, Lilla e Peu voltaram para casa e Gui e eu fomos passear. Como eu sabia que estaríamos mega cansados, eu não marquei para fazermos nada de especial hoje, só andar e explorar um pouco a cidade. Começamos andado em direção ao Park Güell (entrada principal fica na C/ d'Olot, 78, 08024). Por fora ele já é lindo, tentamos entrar mais os ingressos estavam esgotados.

Então fomos passear pelo bairro da Gràcia,que é um charme a parte. Começamos pela Casa Vicens (a primeira residência desenhada por Antoni Gaudí e a última a abrir para visitação). Depois de ver o Park Güell, o que nos chamou a atenção é como a casa possui traços e ângulos retos. Ainda assim, ela se destaca em relação às demais casas do bairro, claro, pois o design é completamente diferente, com o amarelo vibrante, uso de azulejos e diversos detalhes com ferro forjado. Construção interessante, mas não animamos entrar, não. Seguimos passeando pelo bairro até o Cinema Verdi Barcelona. Calma, não fomos ao cinema ver um filme, o objetivo era explorar o bairro! E foi um passeio muito agradável pois, além do bairro ser um charme, era domingo e tinha muita gente na rua simplesmente curtindo a tarde!

Depois pegamos um metrô e fomos em direção ao restaurante Macchina Pasta Bar, com um objetivo maravilhoso: reencontrar mais uma amiga do peito que também amo muito e não via a séculos... Amanda! Ela já apareceu aqui no blog, quando eu fui pra Itália! Ao definir que viria para Barcelona, comentei e ela e Jenner não só animaram como se programaram para ficar aqui uns 3 dias!! Deu um quentinho no coração tão bom... Estávamos super cansados, um caco, mais ainda assim ficamos jantando e conversando até umas 22h. Detalhe, aqui está escurecendo 21:30, então perdi completamente a noção de hora... De lá voltamos para a casa de Liu e fomos dormir!

Clara, escrevendo sobre os dias 09, 10 e 11 de junho de 2023