sábado, 22 de março de 2008

Sobre as cidades

Resolvi escrever um pouco sobre cada cidade que iremos visitar, só uma "introduçãozinha" mesmo com informações gerais... A grande maioria dessas informações eu peguei do Wikipedia.

NOVA YORK: será que preciso escrever alguma coisa sobre essa cidade? Acho que algumas palavras são suficientes para descrevê-la: SOHO, Central Park, Estátua da Liberdade, Times Square, Broadway, 5a Avenida, Rockefeller Center, Ground Zero (World Trade Center) Brooklyn Bridge, Empire State Building... Enfim, como diria Sinatra, "é a cidade que nunca dorme"!

MONTREAL: é a maior cidade da província de Quebec, a segunda mais populosa do Canadá, com mais de 3 milhões de habitantes, e também a segunda cidade de língua francesa do mundo, atrás somente de Paris. A cidade de Montreal fica na Ilha de Montreal no rio São Lorenço, que reúne ainda 74 ilhas menores. Ela é um dos principais centros industriais, comerciais e culturais da América do Norte.

QUEBEC: é a capital da província com o mesmo nome, no Canadá. Ela é a cidade mais antiga do país, na qual a influência e a língua francesas predominam. A cidade encontra-se à beira do rio São Lorenço e é a única cidade fortificada da América do Norte, rodeada por uma muralha que mede 4 quilômetros de comprimento.

OTTAWA: Ottawa tornou-se capital do Canadá graças à briga entre Toronto e Montreal. As duas mais importantes cidades do país desejavam o título de capital, mas não chegavam a um acordo. Numa decisão salomônica, a rainha Victoria da Inglaterra resolveu o assunto estabelecendo que a capital não seria nem uma nem outra e sim a pequena Ottawa, situada entre as duas. O ano era 1857 e o Canadá ainda era possessão inglesa. A partir daquele ano e até hoje, Ottawa une e ao mesmo tempo divide dois lados bastante diferentes de um mesmo país: acima o território de Quebec, de colonização francesa e abaixo as terras de Ontário, onde os ingleses se estabeleceram. Hoje, pode-se dizer que Ottawa reflete a essência do resto do país. É uma cidade verdadeiramente bilingüe que oferece o melhor das culturas francesa e inglesa.
TORONTO: é a maior cidade do Canadá e a capital da província de Ontário. Situa-se na margem norte do Lago Ontário. Ela é considerada uma das cidades mais dinâmicas da América do Norte, atraindo milhares de imigrantes anualmente. Conhecida como o "motor da economia do Canadá", exerce significativa influência regional, nacional e internacional. Toronto é o centro financeiro do Canadá, bem como um dos principais centros culturais e científicos, é o maior pólo industrial, financeiro e de telecomunicações do Canadá.
NIAGARA FALLS: As Cataratas do Niagara foram formadas a mais de 10 mil anos pelo derretimento da última geleira continental, o que mudou a direção das águas do Lago Erie, fazendo-o desaguar no Lago de Ontário. Formadas por três cataratas separadas (a queda canadense Horseshoe Fall com 54m de altura e 675m de comprimento; American Falls com 64m de altura e 305m de comprimento e o Bridal Veil), Niagara Falls tem um volume total de 2.832 m³, o que as tornam a maior catarata em volume da América do Norte.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Introdução e Roteiro

Bom dia, galerinha!
Como já falei para várias pessoas, dessa vez resolvi fazer um blog sobre a viagem, ao invés de mandar os relatos via e-mail como fiz na viagem para a Argentina/Chile. Com o blog, dá para colocar fotos, deixar mais “arrumadinho” e acaba sendo mais acessível! O problema é que eu não tenho certeza se conseguirei colocar os relatos diariamente, mas prometo que tentarei. Se der problema, enviarei por e-mail mesmo.
Abaixo, segue o roteiro da viagem. Espero que eu consiga compartilhar com vocês cada etapa, cada lugar visitado, cada acontecimento vivenciado!
Ah, por favor, espero comentários, ok?





ROTEIRO
Segunda, 24/mar/2008
*São Paulo -> Nova York

Terça, 25/mar/2008
*Nova York
Quarta, 26/mar/2008
*Nova York -> Montreal
Quinta, 27/mar/2008
*Montreal
Sexta, 28/mar/2008
*Montreal -> Quebec
Sábado, 29, e Domingo, 30/mar/2008
*Quebec
Segunda, 31/mar/2008
*Quebec -> Ottawa
Terça, 01/abr/2008
*Ottawa
Quarta, 02/abr/2008
*Ottawa -> Toronto
Quinta, 03/abr/2008
*Toronto
Sexta, 04/abr/2008
*Toronto -> Niagara
Sábado, 05/abr/2008
*Niagara
Domingo, 06/abr/2008
*Niagara -> Nova York
Segunda, 07, e Terça, 08/abr/2008
*Nova York
Quarta, 09/abr/2008
*Nova York -> São Paulo