sábado, 4 de abril de 2009

Parque + Red Robin

Hoje até que passiei um pouquinho... A aula da manhã foi normal, sem informações interessantes, coisas do tipo...
Depois do almoço, fui para minha primeira aula da sexta: crítica de filmes. Assistimos ao filme “Quem quer ser um milionário?”. Como eu ainda não tinha assistido, para mim foi ótimo! Depois conversamos sobre o filme e acabou a aula!
Me encontrei com as meninas e fomos para um parque que tem em Chinatown, pois os meninos estavam jogando basquete. Como estava sol, ficamos lá jogando baralho e “tomando sol” (com alguns casacos).
Por volta de umas 18hs fomos jantar no Red Robin, um “restaurante” especializado em hamburguer. Eu comi pão, frango e queijo. Como eu pedi pra tirar os alfaces, tomates, etc, pedi colocar mais queijo. Eles me cobraram CAD$ 2,00!! Um absurdo! Também tomei Milk Shake de chocolate! Uma delícia! De lá, casa!

Clara, escrevendo sobre os dias 03 de abril

Comentários dos comentários:
Ramon: na verdade não, sabia? Ele, inclusive, paga melhor do que muitas outras lojas de café, inclusive Starbucks! Rsrsrs

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Mais um dia “nada de mais”

Hoje não aconteceu nada de mais. Na primeira aula, fomos para uma “Coff Shop” de um Israelense. O cara é show de bola, muito simpático! Coisa interessante: ele prefere contratar estrangeiros. Porque? Dois motivos. 1º, de acordo com a filosofia dele – que é coerente – se alguém esta vivendo em outro país para aprimorar os estudos, isso já o diferencia das outras pessoas. Isso quer dizer que a pessoa se importa com o aprendizado - está disposta a aprender novas coisas, é flexível, sabe se comportar e se adaptar a diferentes situações e culturas, além de outras qualidades que podem ser deduzidas. 2º, porque, para o canadense, qualquer pedido, informação, ordem, deve vir acompanhado com um “could you”, “would you please”, “may I” e expressões do tipo. E na cultura dele, e de muitos outros países, você não TEM QUE pedir “por favor” para seu colega de trabalho pegar uma toalha que esta do lado dele!
Meio dia tive outra reunião sobre o programa de trabalho. Nenhuma novidade, e o mesmo aviso de que “a situação atual está atípica, não está fácil conseguir empregos/estágios...”. Ah, uma coisa que eu esqueci de comentar: ontem saiu a notícia da primeira Starbucks que foi fechada aqui em Vancouver por causa da crise! Sim, aqui isso foi um grande acontecimento por causa de mais uma característica do canadense: todos, especialmente em Vancouver, ADORAM beber café!
O resto do dia, nada de mais. Após a última aula, fui com o pessoal para um hotel na Robson Street que possui um restaurante no topo, do qual é possível ter uma bela vista da cidade! Chegamos lá, fui perguntar para o recepcionista como chegar lá, e o cara foi completamente grosso! Disse que lá é um restaurante, só para comer, não um ponto turístico! Desanimamos e fomos pra casa...

Clara, escrevendo sobre os dias 02 de abril

Comentários dos comentários:
Ramon: Sim, o shoe foi muito bom mesmo! Ei, parabéns para você e Alê também!
CaRla: Precisa mesmo! Cara, o show não tinha nenhuma super estrutura, era realmente à base de iluminação! Fenomenal!
Danis: só tenho uma notícia ruim pra vc vir pra cá: antes de praticar, você tem que fazer um curso e passar no teste DAQUI, para poder ter autorização para trabalhar como dentista... Também acho que você devia fazerum curso aqui, de preferência por agora! Rsrsrs, tinha que escrever algo pra ele, né? Parabéns pra você e Marcelo! Sim, o amor é lindo... E o encontro, sai esse fim de semana?

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dois dias em um!

Quem visitou o meu blog sabe: não tive como escrever sobre o dia 31, por isso hoje escreverei sobre os dois dias, ok?

Dia 31/março/2009

O dia amanheceu LINDO! Todo mundo tinha falado que iria chover, até teve aviso na televisão para tomarmos cuidado com o vento, que estaria muito forte (por isso coloquei 2 blusas e o casaco). Mas, só para vocês terem idéia, meio dia eu tirei uma das blusas!! Teve gente que falou que deu 18ºC meio dia, mas eu acho que foram uns 13ºC...

A primeira aula foi na nova “matéria”, Job Opportunity and Business Success. E, como ia ter a “Job Fair” (feira de empregos, algo do tipo), o professor resolveu nos levar para conversarmos e conhecermos as empresas. Ele deu algumas dicas de como fazer a primeira abordagem e fomos pra lá.
Minha impressão da feira? As empresas estavam lá mais para fazerem propaganda, mostrar que “elas existem”, do que realmente contratando pessoas. Teve uma empresa financeira que eu até que tive uma boa conversa com o cara, então ele começou a perguntar sobre mim, comentei que vim para um programa de estudo com trabalho e que não pretendo ficar aqui por um longo período. Daí ele falou que gostou de mim, mas que eles estão procurando pessoas que pretendem construir carreira aqui, pois eles pagam muitos treinamentos para os colaboradores!

Além disso, tinham VÁRIOS balcões oferecendo empregos para a polícia, exercíto e marinha. Depois o professor veio nos explicar que o governo paga MUITO bem nesses empregos, oferece vários benefícios, paga inclusve a educação, mas os canadenses simplesmente não querem. Porque? É muito arriscado! Segundo o professor, uma característica muito forte do canadense é a busca pela segurança!

Meio dia acabei indo de novo com a menina que é responsável por mim na parte de “trabalho”, na escola. Entreguei meu currículo em uns dois lugares e pronto, nada de mais.

As outras duas aulas foram bem normais. Quando terminou a última aula, fui correndo pra casa para poder tomar banho, me arrumar, e voltei para Downtown, para o show de Beyonce!!! Me encontrei com as meninas em uma lanchone e fomos para o ginásio onde foi o show.

Quando chegamos lá, não estava tão cheio... O show estava marcado para começar às 19:30. Como tudo aqui é bem pontual, chegamos lá às 18:30! Tempo suficiente para comprarmos pipoca, acharmos nossos lugares e fazer bagunça (tinham vários brasileiros ao nosso redor). Às 19:30, pontualmente, começou o show de abertura (com uma cantora que ganhou o “American Idol” do Canada). Foram apenas 30 minutos de show.

20:30, pontualmente, ela... BEYONCÉ!! Gritaria para todos os lados, estádio lotado! Não vou entrar em detalhes do show, sequência, coisas do tipo. Só farei comentário gerais!
Ela é fenomenal! O show INTEIRO é cantado, sem nenhum playback! Mas não é só isso, enquanto ela canta, ela dança – e no salto alto! Ela dança MUITO, o tempo inteiro! Até quando ela cantava músicas lentas, ela se mexia e queria dançar! Ah, sem contar com o corpo dela... O tempo inteiro com as pernas de fora...

O show em si não tem super produção, é mais jogo de luzes! Mas, mesmo assim, é fenomenal! Foram 2 horas de show, com muita dança (inclusive enquanto ela estava trocando de roupa) e 100% das músicas cantadas ao vivo! Ah, a banda também era bem boa. Detalhe: só mulheres tocam na banda!
Outro ponto bastante bacana foi que, durante o show, ela fez 2 pout-pourri de músicas do Destiny Child, um ela cantou, e outro os dançarinos ficaram dançando enquanto ela trocava de roupa. Ela também cantou uma música de Alanis!!
Agora uma cosia que fiquei impressionada. Teve uma hora que ela cantou uma música lenta com o telão atrás passando imagens de um filme (eu acho)... Tinham imagens dela, mas como se ela estivesse em um filme de época. Aí, faltando uns 40 segundos para terminr a música, surgiu a imagem de Barack Obama durante a posse da presidência dos Estados Unidos! Pensem em um estádio que veio abaixo, ovacionando-o como se ele estivesse lá? E o pessoal só parou de bater palmas e gritar quando não teve mais imagem dele!! Incrível!
Outra coisa que aconteceu, mas não tem a ver com o show: duas meninas que estavam atrás da gente foram “convidadas” a se retirarem por 4 seguranças. Porque? Adivinhem? Estavam fumando maconha! Priscila perguntou pro segurança o motivo, e ele falou que não foi só porque elas etavam fumando em local fechado, mas também porque elas estavam bêbadas e atrapalhando outras pessoas!
Agora sobre o dia de hoje, dia 01 de abril

Antes de tudo: faço 3 anos com Dan!! Bu, sei que você não manda mais mensagens pra mim no blog, mas eu te amo, viu?

Lembram que eu comentei que o dia ontem foi lindo e que estava calor? Pois bem, hoje amanheceu NEVANDO! Isso mesmo, MUITA neve! Por volta do meio dia a neve virou shuva e, até esse momento (21:50) a chuva continua!

As únicas coisas de interessantes que tiveram hoje foram informações que o professor da primeira aula deu.

Primeiro: na feira, tinham várias agências de empregos. A informação interessante é que o aplicante, quem quer emprego, não paga para deixar o currículo lá. Apenas as empresas que contratam que pagam taxas!

Segundo: sabem quais são as únicas profissões que não estão enfrentando crise tanto aqui no Canadá quanto nos Estados Unidos? Professor, enfermeiro e médicos (aqui, incluindo dentistas, viu Danis?!?!?).

Terceiro: o governo incentiva a abertuda de pequenos negócios! Não só eles emprestam/financiam 75% do valor do investimento, como também eles facilitam toda a parte burocrática. Porque? Lembram que no início deste post eu falei que os canadenses não gostam de arriscar? E 85%, ou 90%, dos empregos daqui do Canada são de pequenas e médias empresas! O Governo também oferece essa ajuda para investidores internacionais, coma condição de terem um parceiro canadense!

Ok, já chega, né? Eu ainda tenho dever de casa pra fazer!
Beijos!

Clara, escrevendo sobre os dias 31 de março e 01 de abril (parabéns pra nós, Bu!)

Comentários dos comentários:
Ramon: HAHAHAH “toda avançada” é ótimo! Nemme fale desse fato de estar toda atrapalhada com os prédios... Eu já conheço esse quarteirões de cor!
Danis: Bom saber que o trabalho esta indo muito bem! Quando eu voltar, temos que marcar meu clareamento, né? Quem sabe até lá você não atende pelo Bradesco, rsrsrs Show de Beyoncé!! Ah, hoje lembrei duas vezes de você, a primeira quanto o professor falou que “você” não tem crise (ele falou, inclusive, que o salário inicial para dentista, aqui, é em média CAD$25,00 / hora, faça as contas...). A segunda foi que eu descobri que na minha segunda aula tem uma destista!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cansada

Oi pessoas!
Seguinte, não escreverei hoje porque cheguei faz pouco tempo do show (sensacional), tenho que fazer homework e escrever um e-mail.
Amanhã conto todos os detalhes, ok?
Beijos pra todos!
Clara

terça-feira, 31 de março de 2009

Hoje começou mais uma etapa/”unidade” do curso! Ou seja, matérias e turmas completamentes novas!

A primeira foi Business English. Começou a aula, achei o pessoal meio fraco, mas fiquei na minha. Na hora do intervalo, a professora veio me perguntei qual era o meu nível, eu falei. Daí ela comentou que achava o meu nível avançado pra turma, então expliquei que eu estava lá pra conseguir o cetificado. Ela falou que eu devia falar com uma determinada pessoa, depois das aulas, para que ela autorize eu não pegar a aula e mesmo assim ter o certificado.

Fui pra segunda aula, bem legal, com o mesmo professor que deu minhas aulas nas sextas de tarde. Curso: Listening For Professionals!

A terceira foi normal. O engraçado foi que eu achava que era em um determinado prédio. Cheguei e fiquei na sala (número 205). Deu o horário, ninguém entrou na sala, então resolvi conferir os locais das aulas: eu estava no prédio errado! Saí correndo para o outro prédio e tentar só receber falta (se você chegar mais do que 15 minutos atrasado, você recebe falta). A aula é de “Business Writing Skills Compentency”, parece que será muito boa.
Quando terminou, fui correndo para o outro campus/prédio para falar com a tal moça sobre a aula e os níveis. Na mesma hora ela concordou que eu não devia ficar lá, e me mudou para a matéria “Job Opportunity and Business Success”.

De lá, fui correndo para outro campus/prédio, de novo, pois eu tinha uma “reunião” com a pessoa que irá me acompanhar durante a parte do “work experience”. Conversamos, disse mais ou menos o que estou procurando, ela falou sobre a situação atual (poucas oportunidades, ainda mais para os empregos pagos) e falou sobre uma feira de “oportunidades de empregos” que terá amanhã. Acertamos alguns detalhes, revisamos o currículo e fui pra casa!

Clara, escrevendo sobre o dia 30 de março.

Comentários dos comentários:
Ila: Rsrsrs, poem atrasada nisso! Não falarei mais de vc no blog, hunf! Rsrsrs... você esta me devendo um email com as novidades e as idéias, hein?!!?
Danis: Danisssssss! Saudades!!! MUITAS! Como eu sempre falo de mim, rsrsrs, quero te perguntar algo: como você esta? Já tem mais pacientes? A ponte era bastante alta (não dava para ver nas fotos) mas, graças a Deus, não balançava muito! Sim, vou fazer um estágio, mas será nos 3 últimos meses! Só que, como você pode ler hoje, já tive um primeiro contato com o programa!

segunda-feira, 30 de março de 2009

Floresta + Juno Awards

Pela manhã me encontrei com o pessoal e fomos para o Lynn Canyon Park. O dia hoje estava lindo e queríamos aproveitar o sol para fazer algo ao ar livre! Ah, mas o detalhe: estava muito frio, 5º C quando eu sai de casa! O parque é lindo, muito bonito mesmo! Tem uma Suspension Bridge lá muito alta, que eu fiquei “com meda”! Andamos MUITO pelo parque, e mesmo assim não conseguimos conhecer nem metade!

Teve uma hora que ficamos com fome e resolvemos voltar para almoçar. Chegamos no lugar para pegar o Seabus (tipo o catamarã para voltar para Vancouver), e resolvemos explorar o lugar. Adivinhem o que encontrei? BeaverTails! Rsrsrsrs Claro que comprei lá minha sobremesa, mas, de novo, não estava TÃO bom. O melhor que comprei aqui em British Columbia foi o de Whistler...

Ontem comentei sobre o Juno Awards, quando eu falei da Street Party, né? Pois então, quando estávamos em Downtown, resolvemos passar pelo lugar onde iria acontecer a premiação para tentar ver algum artista! Quando chegamos lá, tinha UM MONTE de gente na porta. Encostamos em uma grade e ficamos lá tentando vr algo. De repente um cara começou a vir em nossa direção. O pessoal começou a gritar e eu tentei reconhecer ele. De repente, vi que ele estava distribuindo ingressos! Pri começou a gritar “please” e ele deu dois pra ela! Fizemos um “sorteio” e eu ganhei “o outro”. Quando já estávamos lá dentro, Marina ligou dizendo que tinha conseguido mais dois, pra ela e pra Valéria!!

O Juno Awards (http://www.junoawards.ca/) é uma premiação da música Canadense. CLARO, não conhecia metade dos artistas, mas mesmo assim foi legal/divertido. Sentamos no fundo, mas não na última fila!!! Artistas que eu conhecia, se apresentaram: Bryan Adams, Sarah McLachlan, Nickelback e Simple Plan. Dos artistas que apresentaram algum prêmio, conheço: Michael Bublé, Elvis Costello e Diana Krall!

Clara, escrevendo sobre o dia 29 de março.

Comentários dos comentários:
Mãe: Na verdade eu não passei do ponto, o fogo realmente estava alto! Logo no começo, antes mesmo do brigadeiro ficas mais “pastoso”, ele já estava queimando! Até tenho uma opção, mas é MUITO caro! Mais fácil eu ir no feijão com arroz mexicano que encontrei! Ah, mas eu gosto de ler comentários também... :-p Beijos, também te amo!
Ramon: Na frente da churrascaria, tem uma foto com algumas mulheres vestidas iguais às “fantasias” das escolas de samba! Mas, enquanto estivemos lá, nào vi nada do tipo (só nas fotos mesmo). Também achei um absurdo! Mas pelo menos deu pra comer... Farei de novo, não se preocupem!

domingo, 29 de março de 2009

Comida brasileira

Hoje foi o dia de comer comida brasileira! Marcamos de almoçar no Samba, uma churrascaria que tem em Downtown. Caaaaarrraaaaa... Adivinhem o que tinha lá?!?!? GUARANÁ ANTARTICA! Resolvi parar com a minha "pausa de refrigerante" e pedi um, mas apenas um (até porque é muito caro, CAD$ 4,00!!!). Mas eu tinha que tomar, né? Lá, eu comi feijoada (muito boa), arroz, farofa (não era a fininha, como é a da Bahia/nordeste), frango e picanha (também muito boa). Não tinha muita variedade de carnes, só 5 (frango, salsicha, picanha, carneiro e porco), mas deu para quebrar o galho. Só que agora eu só volto lá por algum evento especial!

Depois o pessoal ficou andando pela cidade mas estava MUITO frio (acho que uns 3º graus, com sensação térmica era menor), então Priscila e eu fomos para a minha Homestay tentar fazer o brigadeiro. Primeiro provamos o leite condensado: sim, é igual ao nosso! Quando fui fazer cometi dois erros: fui colocar a quantidade que costumo usar com o Nescau do chocolate em pó daqui, e deu merda, pois o daqui é muito doce/concentrado... O segundo erro foi em relação à temperatura do fogo. Eu, abestalhada, acabei colocando em uma forte, que queimou o brigadeiro! Resultado: estava apenas comível. Falei logo com a família que não tinha saído muito bom, que eu tinha queimado, mas que eles estavam convidados para provar. A mais nova ficou comendo com a gente (ela gostou), mas o resto nem tentou provar (ainda bem, porque realmente não estava bom).
Umas 19hs fui me encontrar com o pessoal novamente lá em Downtown, dessa vez para irmos à “Street Party”, um festival que está tendo de música canadense. É que amanhã terá o Juno Awards, premiação de música daqui do Canadá que acontecerá em Vancouver. Para promover o evento, eles fizeram esse festival. Não estava muito legal/animado, então acabamos indo para um lugar de boliche e sinuca. Fiquei apenas conversando com o pessoal, mas teve uma hora que arrisquei jogar sinuca. Adivinhem? Quando eu joguei, minha dupla ganhou!! HAHAHA O mais engraçado foi que, antes d’eu entrar, a “minha dupla” só estava perdendo! Rsrsrsrs

Clara, escrevendo sobre o dia 28 de março.

Comentários dos comentários:
(vazio): ARRASADA! Ninguém entrou ou comentou?!?!?! Fiquei deprimida, hunf!