sábado, 16 de maio de 2015

Terminamos a viagem por onde começamos

Dia de voltar para casa. Porém, como nosso voo era apenas a tarde, pela manhã fizemos mais um passeio pela Usina de Itaipu.
 
Desta vez fizemos o Circuito Especial. Esse circuito você entra em Itaipu, entende como as coisas funcionam, como a Usina foi construída. Para quem é curioso, eu acho que vale muito a pena. Para mim, um dos melhores tours que fizemos lá. É um pouco mais caro, e um pouco mais demorado, porém, como comentei, se você for uma pessoa curiosa, acredito que vale a pena.
 
De tarde, volta para casa...
 
Clara, escrevendo sobre o dia 17 de dezembro de 2014

As Cataratas – parte 2

Dia de ver as cataratas pelo lado brasileiro! Sempre a primeira pergunta é: qual é o melhor lado/parque entre os dois países. A resposta é “os dois”. Sério mesmo, tentarei explicar.

Como coloquei no post anterior, o lado argentino tem diversas trilhas entre as quedas. Você acaba ficando muito próximo das águas, vivendo uma sensação maravilhosa.
 
No lado brasileiro não tem tantas quedas quanto o outro lado, porém você tem a visão do todo! Fica mais “fácil” de entender a grandiosidade das cataratas! Sendo assim, eu realmente digo que os dois países possuem seus pontos positivos, e não dá para visitar apenas um lado. Andamos bastante, mas o objetivo era apenas ver as cataratas.
Depois nós fomos para a Trípice fronteira: ponto em que há o cruzamento dos rios Paraná e Iguaçu, e que você consegue ver o Paraguai e a Argentina. Os três países possuem um pequeno obelisco com as cores da sua bandeira pintadas. Esses obeliscos são chamados de Marco 3 Fronteiras.
O lugar é lindo, mas fiquei muito triste. O local está completamente abandonado, tanto que ficamos um pouco com medo de ficar muito tempo lá. Seria um local muito agradável para tomar um café, passar uma tarde, mas as poucas coisas que tem, estavam abandonadas... O lago Paraguai também parece um pouco abandonado, já o argentino estava em obra, não sei se estão fazendo algum investimento interessante. Eu particularmente recomendo ir lá, porém não fiquem muito tempo.
 
De lá almoçamos em Foz mesmo, e fomos para o Parque das Aves. Basicamente é um zoológico só de aves, e alguns répteis. Muito interessante e bonito, com diversos animais diferentes!
Clara, escrevendo sobre o dia 16 de dezembro de 2014

Finalmente, as cataratas!

Sim, finalmente chegou o dia de ver as famosas e imponentes cataratas! Mas, só para “fazer diferente”, primeiro fomos para o lado da Argentina.
 
Para quem não sabe, o Parque do Iguaçu fica tanto no Brasil quanto na Argentina, divisão essa “demarcada” pelo rio Iguaçu. Ambos os lados possuem quedas d’águas e passeios pelos seus respectivos parques nacionais.
O lado argentino tem um pouco mais de quedas, e mais trilhas internas próximas a elas. Inclusive tem uma, chamada “Passeio da Lua Cheia”, que vai por cima das águas até o limite da Garganta do Diabo. Sim, você vê a queda por uma localização privilegiada! Infelizmente quando fomos, esse caminho estava interditado. Tinha ocorrido uma enchente alguns meses antes, que danificou tal trilha...
 
O parque é encantador, é indescritível! A força da natureza, a beleza, a organização... Definitivamente é um lugar único, não é à toa que trata-se de uma das 7 maravilhas naturais do mundo!
Em um determinado momento, fizemos um passeio de barco, que vai até bem perto de algumas das quedas. Claro, você termina o passeio completamente encharcado! Mas vale super a pena! Sugiro ir de roupa de banho por baixo, roupas que sequem rápido, e ainda assim levar uma rupa seca para trocar depois. Repito, VALE bastante a pena! E mais, este passeio de barco pelas cataratas é mais interessante fazer a do lado argentino, pois tem um trecho que, como encontra-se no território deles, os passeios brasileiros não podem ir até lá!
 
O almoço foi lá no Parque Nacional Do Iguazú (o da Argentina). Não gostei do lugar onde almoçamos. Nem lembro o nome, mas realmente foi caro e ruim... Na volta para o Brasil, um dos momentos mais esperados pelo meu sobrinho: passagem pelo Duty Free, conhecido por ser um dos maiores do mundo! Ao chegar lá, você entende a fama: realmente é imenso! Dá para se perder no lugar! Agora, achei tudo muito caro... encontrei coisas bem mais em conta no Paraguai, inclusive eletrônicos. Acabei comprando apenas chocolates. Ah, você pode comprar em pesos argentinos, dólar e reais.
De noite, nós fomos jantar em um restaurante italiano chamado La Mafia. Muito bom! Como se não bastasse a comida saborosa, o excelente atendimento e um ambiente muito bacana, você pode ligar antes para fazer a reserva e pedir para que eles te busquem no hotel! Sem custos adicionais! Recomendo!
 

Clara, escrevendo sobre o dia 15 de dezembro de 2014