sexta-feira, 4 de abril de 2008

Mais comentários e Toronto



Farei mais alguns comentários de Toronto e Canadá que não fiz no post anterior porque, simplesmente, esqueci!
Toronto: utilizando uma expressão de Dan, “é uma cidade sonora”. Algo que nunca tinha observado antes em nenhum outro lugar: nos semáforos de pedrestres, sempre soam sons diferentes quando abrem e quando fecham, para os cegos se “localizarem”. Além disso, nos metrôs existe o mesmo sistema de sinalização quando as portas abrem, fecham e o trem começa a se movimentar. Muito interessante.
Canadá: duas observações que tinha esquecido de comentar. 1, sobre como os canadenses são brincalhões. Sério! Quando a gente começa a conversar, eles não perdem uma piada, sem falar que são super simpáticos! 2, como tem “pedintes” no Canadá! A única cidade que a gente não presenciou e vivenciou alguém pedir dinheiro ou alguma coisa pra gente foi em Quebec. Mas aqui vale uma reçalva: ficamos praticamente o tempo inteiro na parte turística da cidade, então... Um acontecimento para ilustrar melhor: eu estava comendo nuggets (MC Donald`s) em um shopping de Toronto quando uma garota, da nossa idade, se aproximou, mostrou um monte de moedas e me perguntou se ela poderia comprar 1 único nugget na minha mão. Eu fiquei tão surpresa que demorou pra cair a ficha do que ela queria! Olhei pra Dan e ele repetiu, em pertuguês, o que ela queria! Ainda assim fiquei tão sem ação que simplesmente dei um nugget pra ela. Depois ela me pediu um sachê de katchup. Dei pra ela. Depois ela sumiu, da mesma forma que ela apareceu, repentinamente!

OK, vamos ao dia de hoje. Acordamos tarde, arrumamos as malas, fizemos o check out e fomos para a Casa Loma. Fica um pouco afastado da downtown, mas fomos. Trata-se de um castelo construído por Sir Henry Pellat para que o mesmo podesse morar com sua esposa. O castelo é bem grande, com diversos quartos, banheiros, salas, passagens secretas, uma biblioteca, jardins (que não vimos muito por causa do frio e da chuva)... O local é bem grande. Logo quando chegamos, perguntaram em qual língua queríamos o mapa e, pasmem, tinha em português do Brasil! Para percorrer todos os cômodos que estão no mapa (nem todos são abertos para visitas), demoramos mais ou menos 1h e meia, 2 horas... O lugar é bonito, mas muitos dos cômodos não possuem mais seus móveis originais, o que acaba perdendo um pouco a graça (são salões completamentes vazios).
De lá fomos para o Hockey Hall of Fame. Sim, um museu do hóquei, em homenagem aos maiores e melhores do esporte, além de ter informações sobre os times, as copas/campeonatos do hóquei... Uma das coisas interessante são os jogos interativos! Dan foi em um deles, no qual você tinha que tentar marcar gol. Bem, digamos que Dan teve pouco tempo para treinar. Ou melhor, ele não foi TÃO bom (para não dizer que ele foi HORRÍVEL)...
Depois pegamos o trem rumo a Niagara Falls, nossa última cidade do Canada!
Chegamos em Niagara (chovendo), fomos direto para o hotel, nos arrumamos e fomos para a Skylon Tower (torre da cidade) para nosso 2o “jantar de comemoração” (o primeiro foi ofondue). Chegamos lá, já estava fechado. Então comemos na Pizza Hut mesmo e amanhã iremos pra lá novamente.

Temperaturas (chuva o dia todo):
Manhã: -5 graus. Tarde: 2 graus. Noite (Niagara): 2 graus.
Comentários dos comentários:
Pai / tio Sérgio: na verdade, falando em “energia”, Toronto foi a que eu menos gostei... Dan assistiu do hotel. O ingresso estava MUITO caro ($125,00 o pior lugar, cada ingresso). As únicas – poucas – coisas que vimos dos índios foram lojas, e mesmo assim mais em Quebec. Sabemos que o que vimos da CN Tower faz parte de Niagara, mas mesmo assim!
Bibis: semproblemas, depois você lê tudo! Bibis, concordo que taxista chato tem em todo lugar, mas a ponto de tirar suas malas do carro? Sei qual é o pen drive, e já sei até onde comprar! Minha mãe falou desse busu! Você tem que saber os horários dele, ok? Dan vai voltar antes, ainda não sei que dia. Oba, tia Virgínia quer malas extras para voltar pra Salvador? Diz que sim! E, sem problemas, vamos para a 25! Beijos! Saudades!
Ramon: Esse específico, como disse pra Bibis, ninguém merece. Acho que farei assim agora, colocar separado e na ordem que as coisas aconteceram. Fica mais fácil pra mim. Sim, sempre tem erros. É que, na grande maioria das vezes, escrevo antes de dormir, morrendo de sono...
Liu: Como disse Ramon e Bibis, taxista é tudo igual, não tem jeito. Mas esse específico...

Toronto e Canada

Hoje comentarei um pouco diferente. Vou colocar as impressões gerais de Toronto e depois colocarei os lugares que visitei como tópicos.
Toronto, um pequena Nova York, eu diria. Grande, porém não tão grande, possui uma diversidade de pessoas e estilos impressionante! Principalmente se você só ficar na Downtown, onde ficam as principais atrações turísticas. Quando você sai dessa região, encontra um lugar mais calmo, com bem menos prédios, porém com a mesma diversidade em menor quantidade. Ah, neve? Nevou por aqui? Só vimos amontoados pequenos encostados nos cantos...

Sobre Canadá como um todo, esse também é um capítulo a parte. Porque? Vamos lá: não considero Canadá tão primeiro mundo! O país possui defeitos tão “subdesenvolvidos” como os nossos. Exemplos: em Montreal, a Torre Inclinada, que era para estar pronto no início das Olimpíadas, só foi finalizada 10 anos depois dos jogos terem acontecidos! Outra coisa, canadense no trânsito parece baiano (utilizando a expressão paulista). Eles fazem muita bagunça, retorno onde não deve ou mesmo não respeitam “tanto” o semáforo. Mas uma coisa é fato: se um pedestre pisa na rua, automaticamente eles param, independente de pra quem o sinal “está aberto”. Taxista? Definitivamente, sempre que entrávamos em um taxi, nos sentíamos no Brasil! Se a gente falasse que íamos para um lugar perto, todos fechavam a cara. Uma história merece destaque: chegamos em Toronto, na estação de trem, e fomos pegar um taxi. O taxista começou a colocar nossas malas no porta malas e perguntou pra onde nós iríamos. Nós começamos a procurar o papel enquanto ele colocava as malas. Quando falamos o nome do hotel, ele parou, falou que as malas não cabiam no carro dele, colocou as malas pra fora e foi embora, literalmente! Sim, o hotel é próximo, mas mesmo assim! Foram $7,00 dólares canadenses a corrida. Mas, nem tudo é ruim por aqiui, claro! Sempre que a gente ficava parado em algum lugar com cara de perdito, aparecia alguém para perguntar se precisávamos de ajuda, se poderiam dar alguma indicação! E, tirando os taxistas, a grande maioria dos canadenses que tivemos contato foi super simpático e prestativo!

Agora vamos para a descrição do dia. A ordem que aparecer abaixo foi a ordem que fizemos as coisas:
Queen`s Park: Muito fofo e grande, esse parque! O melhor de tudo foi ver os esquilos – e tentar tirar fotos com eles! Muito engraçado eu, feito uma abestalhada, correndo atrás deles e Dan tentando tirar fotos!


Chinatown: sinceramente? Tudo sempre a mesma coisa, mas em proporções diferentes! VÁRIOS estabelecimentos comerciais com placas em chinês, muita “buginganga” sendo vendida a preço de banana...

Little Italy: só vale a pena ir se você tiver MUITO tempo livre. Fica afastado do centro de Toronto, e não tem nada “característico” da Italia. O bairro – ou região, não sei se já virou o nome do Bairro – só tem casas, nenhuma construção alta, alguns restaurantes e pronto. Foi onde almoçamos.

Campbell House: só tem dois fatos interessante. 1, que é uma casa relativamente pequena, e fica em uma avenida super movimentada, onde só tem prédios grandes e modernos. 2, ela originalmente foi construída na cidade de York, e literalmente transferida para o local onde está hoje em Toronto.

CN Tower: Literalmente, você consegue vê-la por toda a cidade! É a "obra humana" mais alta do mundo, com 447 metros de altura e, segundo informações no local, se você for em um dia claro, consegue ver a cidade de Niagara Falls. Bem, fomos em um dia claro e só vimos uma fumaça lá longe...

Skydome: fica ao lado da CN Tower. É um mega estádio de beisebol com teto removível. Só passamos por fora do estádio.

Music Garden: lindo, fofo demais! Teoricamente, toda a forma como as plantas, árvores e até mesmo pedras e “caminhos” estão distribuídas no local foram inspirados em estilos específicos de danças. Existem as placas explicando cada homenagem, mas o importante é que é um parque um pouco diferente do normal. E olha que vimos no inverno, praticamente sem folhas!

Harbourfront Center: na verdade também só passamos pela frente. Fica no litoral do lago de Ontário, assim como o Music Garden. É como se fosse um pequeno complexo de esportes aquáticos, com espaços para teatros e coisas do tipo.

Air Canada Centre: Esse vale um parágrafo especial. Na verdade, hoje foi dia de jogo de hóquei, o time da casa (Toronto Maple Leafs) contra o já conhecido Ottawa Senators! Isso mesmo, o time de Dan. Na volta passamos pelo estádio e, claro, fomos para a porta. Dan tirou fotos e, quando observamos o cenário, tinham uns torcedores do Toronto muito engraçados com uns sacos na cabeça que dizia “Upset Fan”, algo tipo “fã triste/chateados”, pois o Toronto já esta eliminado da próxima etapa do campeonato. CLARO, Dan foi para o lado deles e tirou foto! Ficou muito engraçado! Final do jogo? Senators 08 X 02 Toronto. Nós acompanhamos do hotel.

Temperaturas (sol o tempo todo):
Manhã: -7 graus, Tarde: 8 graus, Noite: -3 graus.
Comentários dos comentários:
Ramon: e quase fomos para dois jogos, mas estava muito caro. Com certeza, a viagem como um todo esta sendo A comemoração dos dois anos, isso não tenha dúvida! Anotadas, só verei suas coisas agora em NY.
Cunha / Lou: Obrigadaaaaaaaaaaa!
Liu: só um comentário: hehehehe Te amo! Saudades!
Mãe: ei, eu que tô no frio e você que fica gripada? Não vale! Vê se toma aquele super chá, ok? Beijos!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Toronto: 1o dia

Acordamos cedo para pegarmos o trem em direção a Toronto. Logo hoje que o dia estava LINDO em Ottawa! Ok, um pouco frio (zero grau, se eu não me engano), mas o céu azul, sem nuvem alguma! Durante o caminho Ottawa → Toronto, algo “diferente”: a medida que o trem foi avançando, a neve foi diminuindo e o verde foi aparecendo! E mais, por toda a última hora de viagem, mais ou menos, o trem seguia à margem do “Lake Ontario”! Pra completar, claro, o sol super forte, em um céu azul sem nenhuma nuvem! Lindo mesmo!

Chegamos em Toronto e, apesar do frio (7 graus negativos), o dia estava lindo! Deixamos as coisas no hotel e começamos a andar. Como já eram umas 15hs, resolvemos visitar as coisas mais próximas. Começamos pelo Toronto City Hall, a prefeitura de Toronto. Na frente da prefeitura, estava funcionando uma pista de patinação até o dia 23 de março... Pena! “Ali perto” também tem um LINDO prédio da Court House.










Depois fomos para a St. James Cathedral. No caminho, passamos por uma outra igreja (que eu não e lembro o nome). As duas igrejas são bem bonitas por fora, mas por dentro bem básicas. O legal da James Cathedral é o parque que tem do lado, muito fofo!

Para finalizar o dia, fomos para o Eaton Center, um shopping bem grande que da acesso à cidade subterrânea. O legal desse Eaton Center é a localização dele. Bom, fica no centro da “Dundas”, mas lembra MUITO a Time Square! Só não tem a mesma quantidade de pessoas, mas a iluminação, os telões com filmes, as propagandas, são do mesmo estilo!

Temperatura:
Manhã: -7 graus. Tarde: -3 graus. Noite: -4 graus.

1o de Abril - 2 anos!!

1o de abril! Dia que completamos 2 anos de namoro! Que romântico, comemorar no Canada... Vamos ver o que aconteceu durante o dia para ver se, realmente, foi uma comemoração romântica...
Pela manhã, fomos direto para a Peace Tower, que no dia anterior estava fechada. Relamente é uma vista muito bonita da cidade, de lá você consegue ver todos os pontos turísticos da cidade. Muito bonito mesmo! O engraçado: para subir na torre, você tem que entrar no prédio do parlamento, o que demanda passar pela segurança. Temos que tirar boa parte da roupa, ou seja, os casacos, cintos, bolsas, luvas, gorro, cachicol, até o porta dólar. Nisso, Dan ficou apenas com a camisa do Senators (time de hóquei daqui de Ottawa que ele torce). Ou seja, durante todo o caminho várias pessoas puxavam conversa com ele, perguntando se iria pro jogo hoje ou mesmo questionando como um brasileiro pode gostar de hóquei (“existe hóquei no Brasil”, eles perguntavam). O mais legal foi quando a gente estava lá na Peace Tower! Lá em cima, só tinha um guarda. Ele é torcedor do time adversário do Senators do jogo de hoje. Então já viu a zoação, né? Isso mesmo, zoação, brincadeiras! Nem um pouco sério, o guarda! Muito simpático, por sinal! Quando fomos para uma outra parte da torre, tinham mais três pessoas! Foi muito engraçado, e Dan todo empolgado falando como conheceu o hóquei, como o esporte não é divulgado no Brasil mas, mesmo assim, existe um “público fiel”... A conversa rendeu tanto que eles indicaram um lugar para visitarmos, que automaticamente incluímos no nosso roteiro (abaixo falarei qual foi).

De lá, fomos para a Basílica de Notre Dame. No caminho, Dan tinha anotado que éramos pra virar para um lado (enquanto a basílica era para o outro). Chegamos a uma igreja bem bonita, mas velha, um pouco mau cuidada e completamente sem nome! Bem, claro que tirei foto, mas resolvemos ir para o outro lado até chegarmos à Basílica. Ok, não chega à grandiosidade da de Montreal, mas a ND de Ottawa é linda! VÁRIOS detalhes em ouro! Realmente muito bonita!

Na frente da Basílica fica o museu de Arte Contemporânea, se eu não me engano. E, do lado de fora, uma aranha imensa! Muito interessante! De lá, também da para ver o castelo e o parlamento.

Depois fomos para o Byward Market. São vários quarteirões com várias lojas, a maioria dela referente a comidas: doces, congelados, peixes, frutas, pubs, cafes, restaurantes... As ruas muito fofas, só com construções pequenas. Almoçamos lá e a sobremesa foi no local que indicaram pra gente lá no Peace Tower: Beaver Tails! É bem gostoso! A massa parece com a do nosso preatzel, ou da rabanada/fatia de parida! Com diversos recheios! Claro, peguei um básico, açúcar com canela, mas Dan pegou um mais elaborado (chocolate com pasta de amendoim e confetes). Muito gostoso!

Saímos de lá em direção ao hotel, passamos no shopping para comprar o casaco de Bibis em promoção, deixamos as comprar no hotel e fomos para o Estádio do Senators! Sim, fomos para o jogo de hóquei! Plena comemoração de dois anos em um jogo de hóquei! Mas é bom, é diferente, fui conhecer / assistir pela primeira vez! Fica fora da cidade de Ottawa, na verdade na cidade visinha, igual a Vilas / Salvador. Chegamos lá, com mais ou menos 3 horas de antecedência, e começamos a conhecer o local. Dan todo tímido para tirar fotos, então tive que dar um “empurrão”! Fomos para a loja do Senators, que eu esperava ser maior, mas tem algumas coisas legais. Dan comprou um total de 3 camisas (2 oficiais e 1 preta bem bonita), tiramos fotos dentro do estádio, e fomos nos sentar. A localização? LITERALMENTE na última cadeira do estádio, lááááááááááááá em cima! Mas até que dava pra ver o puck (a “bola” do hóquei)! Dan me emprestou uma das camisas do time para eu vestir durante do jogo (para eu entrar no clima, hora bolas!) e pronto, a partida começou.
Não vou descrever o que aconteceu durante o jogo porque este não é um blog esportivo nem nada do tipo. Mas, pelo menos, não foi um jogo tão violento como eu estava preparada para ver, e só teve uma briga entre os jogadores. O placar? Bem, para “fechar com chave de ouro” nossa comemoração de dois anos, o Senators perdeu de 3 a zero... Na saída do jogo estava nevando MUITO, porém uma neve meio molhada, que um tempo depois virou granizo. Fomos direto para o hotel, pois tínhamos que acordar cedo no dia seguinte para pegar o trem para Toronto!

Temperaturas:
Manhã: -3 graus; Tarde: 12 graus; Noite: 3 graus.
Comentários dos Comentários:
Carla: não entendi a parte de “tabareu”, mas enfim...HAHAHAHA! Pois é, paciência até tenho, o problema é tempo... Que bom que você esta gostando! Sei o quanto é sincera, então... hehehe Claro que também sei da excelente causa! Espero que você dê notícias lá do Rio, e que arrange cariocaxxxxx. Se bem que eu não gosto muito de carioca, então pode achar de outro estado, não me importarei! Olha, tenho certeza que, se você fizesse um blog das suas viagens e “aventuras”, seria um dos mais engraçados! Se seguirem a linha dos seus e-mails, então... Dulte que o diga! Achei que você já tinha visto neve... Boa sorte na nova jornada! Beijos!
Pai / tio Sérgio: não sei se está certo, acho que sim! Uma coisa tenha cereza, a fumacinha não tem se afastado da gente nem por um segundo!
Bibis: 1o – não recebi nenhuma mensagem sua... :( Origada pelos parabéns! 2o – o sucesso foi lembrando você mesmo... 3o – Quer dizer que terei que pegar todos esses ônibus, com um malão, para o aeroporto? 4o – se prepare mesmo, pois metade da minha bagagem ficará aí... 5o – sim, dormirei com você sexta pra sábado e sábado pra domingo, ok? Meu vôo pra SSA é domingo de manhã! 6o – Comprei seu casaco!! Yesss! Falta o tenis e o pen drive! Beijos! Te amo! Saudadessss!
Ramon: tava MUITO frio, e chovendo pra piorar... Realmente não foi um bom dia para fazer turismo... Acho que, em relação à assistir a um jogo de hóquei, o post de hoje responde, né?
Ninha: Bom diaaa! Estava com saudades! Lindas mesmo, não? E eu com meu cabelo excelente por causa do frio!? Hahaha! Capricho, só você mesmo! Rapaz, Dan não chorou, não, mas ficou emocionado, não piscava o olho! Foram pra onde sábado, que tanto você quanto Liu comentou? Muito obrigada pelos parabéns!
Nanda: Quais acontecimentos são esses?!?!? Vocês três estão me deixando curiosa... Saudades Nanda!

terça-feira, 1 de abril de 2008

Pequena Ottawa

Acordamos muito cedo (4:30 da manhã) para pegarmos o trem com destino a Ottawa, terra do time do coração de Dan (Ottawa Senators, de hóquei). Pegamos o trem, que teve “escala” em Montreal e chegamos em Ottawa por volta do meio dia. Durante todo o caminho estava nevando muito. Porém, quando chegamos em Ottawa, estava chovendo. Graças a Deus, apenas uma chuva “de leve”, mas que nos acompanhou durante o dia inteiro!

Chegamos no hotel, pra mim o melhor de todos que já estivemos na viagem até agora, vimos mais ou menos os lugares que queríamos visitar no mapa e fomos pra rua. 1a parada? Um mercadinho de esquina pra comprar um guarda chuva! Hahahha (Bibis, se quiser deixo esse aí com você também!)! Depois fomos direto para o Parlamento. Conseguimos chegar a tempo da última visita guiada, que foi bem legal. CLARO, não passeamos por todo o prédio, mas visitamos algumas das principais partes, como a biblioteca. O edifício como um todo é MUITO bonito, tanto por dentro quanto por fora! A biblioteca, então, “sucesso”! Não visitamos a Peace Tower porque, quando a visita terminou, já estava fechada. Mas voltaremos só para subir nela!

Na saída do prédio paramos na “labareta eterna”, ou algo do tipo. É uma chama que, desde que foi acesa, não se apagou em homenagem aos soldados canadenses. É bem interessante, pois nela contem os escudos de todas as províncias do Canada com o ano que ela passou a ser parte da confederação canadense (não sei se consegui explicar direito, mas...). Diga-se de passagem, a chama é bem pequena mas foi o lugar “ao ar livre” mais quente que passamos, hehehe! Até demoramos um pouco mais lá para nos aquecermos!
De lá, fomos para o War Memorial – monumento inicialmente construído em homenagem aos canadenses mortos na 1a Guerra Mundial mas hoje seria para o de todas as guerras, tiramos fotos no Chateau Laurier – outro castelo muito bonito que hoje funciona como hotel – e no Canal Rideau. Esse canal, no inverno, funciona como pista de patinação. São mais ou menos 8 km de extensão, sendo a mais longa do mundo. Pena que, quando chegamos, parte do gelo já está derretido, então não é mais seguro patinar aqui...

Como sobrou um tempo, passamos em um shopping center que tem no caminho do hotel. Aproveitamos para comer por lá e voltamos para “casa”!

Temperatura:
Em Ottawa, média de 1o grau durante todos o dia – COM CHUVA!
Comentários dos comentários:
Pai / tio Sergio: fumacinha a gente faz aí, nào se preocupe!
Ramons: no frio, definitivamente, o sol é a melhor coisa que tem! Se for sem vento, então... Bom, tomei alguns goles do vinho, mas tomei, sim! HAHAHA! A porta já estava aberta, claro! O detalhe é que encontramos diversas cabines telefônicas na mesma situação! Vou ver quanto ficaria e, se for algo atrativo, eu te falo!
Cunha / Lou: HAHAHAHA
Liu: Espero que esteja tudo bem por aí... O que me empolga em escrever, pode ter certeza, são os comentários! Fora que acaba sendo a minha agenda, você sabe. Falamos? Espero que bem! Hehehe Passa mesmo pra sua mãe, viu? Saudades! Com certeza terá brigadeiro! Ah, comprei o cd novo dos Hanson por 10 dolares!!
Bibis: Sucesso → sua cara! A neve é linda sempre! Hahah! Diga pra Lili que eu tinha pensado em colocar algo tipo “enquanto não saio do Brasil...”, mas eu fiquei sem acesso à internet, lembra? AGORA QUE VOCÊ ME FALA DO CASACO! VOU TE MATAR! Quando passamos no shopping, tinha uma loja que estava em promoção total! Tinha um casaco MASSA, por 20 doláres, eu não comprei porque lembrava o meu preto! Mas se você tivesse me dito antes, eu compraria pra vc (e usaria aqui, hehehe). Lá, comprei um tenis preto massa pra mim por 25!!! Procurei um do mesmo modelo branco, pra você, mas não tinha o seu/nosso tamanho, por isso não comprei! O pior é que hoje não teremos tempo de passar lá... Mas, se eu vir alguma coisa do tipo, te falo! Você levou meus vestidos pra Salvador? E, pode ter certeza, deixarei ALGUMAS coisas aí, depois a gente vê o que faz! Te amo, saudades!

segunda-feira, 31 de março de 2008

Quebec - cidade pequena


Hoje definitivamente foi o dia mais calmo que tivemos até agora, e eu aposto que será o mais tranquilo de toda a viagem. Descobrimos que ontem nós conhecemos 90% da cidade, ou pelo menos da parte interessante de Quebec.

A temperatura foi bem melhor do que ontem. Não nevou – o que foi chato – mas fez um sol maravilhoso. A temperatura média foi de 1 grau POSITIVO! Isso mesmo! Muito bom, não?
Por causa do dia calmo, acordamos mais tarde do que o normal. Tomamos café no próprio hotel, demorado, e só saímos por volta de meio dia. Passamos pelo edifício Price, conhecido como uma versão em miniatura do Empire State de Nova York, brincamos de guerra de neve na praça em frente a esse prédio (só tinha a gente, a praça imensa, cheia de neve, não resistimos) e fomos para La Citadelle de Québec. É um forte de defesa das forças militares canadense, apesar de nunca ter sido atacado. Ele já foi posse de britanicos, canadenses e franceses. Citadelle que dizer “pequena vila” em italiano, e foi feita para ser isso mesmo, ou seja, para que os militares não precisassem sair de lá e se expor. Fizemos uma visita guiada pelo local, que também possui dois museus. Depois passamos novamente por uma das ruas comerciais e voltamos para o hotel.

De noite fomos para o Le Petit Château, restaurante que vende crepes e fondues! O que comemos? Claro, fondue! Com direito a vinho (tomei alguns goles, hehehe). No restaurante, estava tocando música brasileira. Não consegui identificar a cantora, mas era bossa nova, claro. Comemos os três tipos de fondue (tinha um “kit”): começamos pelo de queijo, muito gostoso porém só servido com um tipo de pão, o que carne e o de chocolate, que tinha boa variedade de frutas porém 4 pedaços de cada. Mas todos os três fondues estavam maravilhosos!

Voltamos cedo para o hotel para arrumarmos as malas, já que o trem sai amanhã às 6 da manhã em direção a Ottawa!

PS: destaque para a foto de Dan no telefone! Não sei se vocês conseguem ver, mas tem, literalmente, neve até o início do telefone, que tem a mesma altura dos telefônes públicos do Brasil!

Temperatura:
Média de 1 grau durante todo o dia.

Comentários dos comentários:
Cunha / Lou: Também estamos com muita saudades! (comentário pessoal de Clara: Cunha 2 X 1 Dan!!!).
Ramon: nem precisa agradeceer pela lembrança! Se você quiser, posso ver se eles entregam em Salvador (eu veria quanto ficaria o preço do frete e te passaria as informações).

domingo, 30 de março de 2008

Quebec - sobre o dia 29 de março

Quebec! Primeiro vou falar um pouco sobre a cidade. Ela é a capital da província do mesmo nome e é rodeada pelo Rio São Lourenço. Aqui, o idioma principal é o francês. Várias pessoas haviam dito para nóes que, caso só falássemos inglês, seríamos mal tratados. Conosco isso não aconteceu, muito pelo contrário. Tudo bem, antes a gente sempre fala 2 frases em francês “nós somos brasileiros'e “não falamos francês” (obrigada mãe!!), mas em 99% das vezes fomos muito bem tratados! A parte antiga da cidade ainda é cercada por muros (todas as cidades do Canadá eram muradas paraproteger de invasões dos EUA). Neles, existem alguns portões que ligam a cdade antiga à parte mais moderna.

No Post anterior, eu fiquei questionado se era primavera e agora tenho a confirmação: em Montreal era primavera. A melhor temperatura que tivemos em Quebec foi de -3 graus...

Tudo começou logo quando acordamos; -14 graus. Resolvemos dormir mais um pouco e, quando saímos do hotel, a temperatura estava um pouco melhor: -10 graus, sem contar que durante toda a manhã ficou nevando! Fomos tomar um café da manhã, beber chocolate quente e comer croassant, para ser mais exata, em um cafe perto do hotel. Depois começamos o tour do dia: Porte Saint Jean, onde tiramos fotos tanto do portão com da Rue D`Alutefuil (que tinha uma linda ávore totalmente sem folhas e cheia de neve), passeamos por toda a Rue Saint Jean, que é uma rua comercial cheia de boutiques, até chegarmos na Catedral de Notre Dame. Na frente dela tem uma praça com o mesmo nome. Dan quis ir até o meio dela... Vocês podem adivinhar o que aconteceu... Afundou quase a perna inteira (a neve tinha acabado de cair, então estava muito fofa). Na frente da catedral tem o Hotel de Ville / City Hall, tipo a prefeitura. Toda esse tour foi na “antiga Quebec”, ou seja, dentro dos portões. A arquitetura é bem antiga, com castelos e muros/paredes de pedras, lembrando bastante a Europa.
Na parte da tarde fomos para o Chateau Frontenac – um mega castelo que pode ser visto por boa parte da cidade e que hoje funciona como um Hotel – e a praça da Rue Des Carriêres. Desses dois lugares temos uma bela vista do Rio São Lourenço – que esta 50% congelado. Depois descemos o Funiculaire – bondinho que liga a antiga quebec, no alto, com o porto, na parte baixa – para o Quartier Petit-Champlain, que também é uma rua comercial cheia de boutiques, e para o Vieux Port, onde temos uma bela vista do castelo.

De noite andamos por toda a Rue Saint Louis – rua na Antiga Quebec, cheia de restaurantes, atravessamos o Porte Saint Louis em direção à Quebec moderna, tiramos fotos no belo prédio do Parlament, seguimos pela Grande Allée Estad – rua “badalada” com bares, restaurantes e o que achamos que fossem boates, até o L`Astral bar e restaurante Rotatif, onde tivemos uma excelente vista “do alto” da cidade, com destaque para o castelo iluminado. Comemos uma pizza no Bar Cosmos e voltamos para o hotel.

Temperaturas:
Manhã: -14 e -10 graus; Tarde: -3 graus; Noite: -4 graus.

Comentários dos comentários:
Marco: Valeu Marcão! Estamos curtindo! Frequente semrpe pra ficar informado sobre a viagem!
Tia Rosa / Mãe: pode ter certeza que estamos curtindo muito, cada segundo e cada lugar! Planejavamos frio, mas não sei se tanto... Mas o que importa é que esta dando tudo certo! Saudades, beijos!
Ramon: Sim, levei o celular e ele pega aqui direitinho, o problema é que sai um pouco caro... Acho válido fazer “comentários dos comentários”, é uma forma de agradecer quem nos escreve!
Eduardo: O jogo já esta agendado: Canadiens X Senators, dia primeiro de abril, no estádio dos Sens! Abraços!

Sem texto

Galera, eu tinha escrito um mega texto sobre o dia de ontem mais, logo agora, apagou tudo e, o que o computador salvou foi exatamente, o arquivo apagado.
Agora vou sair e na volta tento escrever novamente.
Beijos