terça-feira, 3 de janeiro de 2017

A caminho das montanhas geladas – só que não


Fomos tomar café da manhã na feira de Natal, mesmo sabendo que o impacto de dia não seria o mesmo do da noite.

Chegamos lá, e tivemos uma pequena decepção. Parecia mais uma feira gastronômica do que natalina. Ainda assim, não pude comer um crepe salgado, só tinha doce! E nem tinha enfeites de Natal para comprar... Comprei um pão com queijo de cabra gratinado que foi um excelente café da manhã! Claro que também comi o tal do crepe doce, fazer o quê... rsrsrs
Pegamos o carro e seguimos para o “real” destino da viagem, Baqueira/Beret, na Espanha, localizado na região dos Pireneus. Fica a mais ou menos 2h30min de Toulouse, em uma excelente estrada.

A parte francesa da viagem não é tão interessante, até porque a maior parte do tempo é em auto-estrada. Mas a parte da Espanha é um charme! Em um bom trecho, a estrada acompanha um riozinho muito fofo. Estamos no final do outono, então vimos diversas árvores com folhas vermelhas e amarelas aparecerem, ou mesmo sem folha alguma! Aos poucos as montanhas apareceram, primeiro “nuas”, depois com neve no topo. E os vilarejos que passamos no caminho davam um charme ainda maior. Realmente uma viagem muito agradável!
Nos hospedamos no hotel Tuc Blanc, que possui uma localização maravilhosa: em frente ao bondinho que dá acesso a uma das 3 montanhas com estação de esqui! O que entendi do local é que Baqueira/Beret são duas montanhas do vilarejo que possuem estações de esqui. Bem ao lado (grudado) ainda tem uma terceira montanha cuja estação estava fechada por falta de neve.

Sim, esse foi um ponto que só soubemos quando chegamos no hotel: nevou MUITO pouco na região e, com isso, apenas algumas pistas das estações de esqui que estavam funcionando, e mesmo assim utilizando um pouco de neve artificial.
Depois de nos organizarmos no hotel, fomos atrás de um restaurante para jantarmos. Passamos por alguns lugares mas não conseguimos sentar: ou estava cheio (nosso grupo era grande), ou fechado, ou não tinha um cardápio interessante. Resultado, acabamos voltando e jantando no próprio hotel.

Clara, escrevendo sobre o dia 08 de dezembro de 2016.

Terceira viagem dentro da viagem


Isso mesmo, mais uma viagem, mais um dia de avião. Desta vez, a viagem é com toda “a renca”, então, tem que sair mais cedo de casa para evitar qualquer contratempo!

Pela manhã terminei de arrumar TODAS as malas, tanto as que voltarão para o Brasil (deixarei no aeroporto) quanto a que levarei para este último trecho!

Perto do almoço fomos para o aeroporto. Despachamos as malas, almoçamos, pegamos o avião e seguimos rumo a Toulouse (França), que não será o destino final.
Chegando em Toulouse, só tivemos tempo de deixar as malas no hotel e sair para jantar. Tentamos ver a feira de Natal, mas ela já estava fechada. Ao menos foi possível passear pela cidade iluminada, linda!

Jantamos no restaurante Les Arcades. Achei completamente normal, nada extremamente saboroso, e o atendimento muito fraco. Acredito que deva ter outras opções mais interessantes...
Clara, escrevendo sobre o dia 07 de dezembro de 2016.

Conhecendo a cidade dos castelos (Sintra)


Hoje tirei o dia para conhecer Sintra! É possível ir para lá de trem a partir de Lisboa, saindo da estação Rossio. Como eu estava em Cascais, peguei o ônibus (ou, como os portugueses chamam, autocarro).

Os ônibus saem da estação de autocarros de cascais, que fica embaixo do Centro Comercial Cascais Villa, a 100m da estação de Comboio. Tem 2 opções de ônibus, o 403 (que demora 1 hora até chegar em Sintra, mas passa pelo Cabo da Roca), e o 417 (é mais direto, 30 min até Sintra, foi o que eu peguei).

A empresa de autocarro de Sintra, Scott Urb, oferece um bilhete turístico diário de Hop On Hop Off, que vale muito a pena, caso você tenha tempo de ir em mais de dois castelos em um mesmo dia. Como não foi o meu caso (cheguei tarde), peguei com eles um esquema ida e volta para cada castelo que eu queria ir (deu um total de EUR 7,50).
Comecei meu tour pelo castelo que eu mais queria ver, a Quinta da Regaleira, uma das construções mais novas da cidade (século XX). O charme do lugar não está no castelo em si (que eu achei bem simples), mas sim no seu jardim, que é imenso! Não é um jardim normal, com um paisagismo “certinho”, mas algo diferente que a cada curva tem algo novo! Você encontra pequenas e médias construções, grutas, lagos, pontes, atalhos para fazer trilhas, e o mais bacana, passagens “secretas” (bem identificadas no mapa, rsrsrs). Algumas das passagens estão iluminadas artificialmente, outras são um completo breu (arrisque, uma delas me levou a um lugar bem interessante). O mais incrível, para mim, foi o Poço Iniciático (algo assim...), uma torre invertida de 27 metros que é um dos acessos a essas passagens subterrâneas!

O segundo, e último, local que eu fui foi o Castelo dos Mouros. No século VIII, quando Portugal estava sob domínio dos árabes, eles construíram o castelo no ponto mais alto da montanha.
Não preciso nem dizer que a vista é justamente um dos principais atrativos, né? Mas tem outro que, para mim, é tão interessante quanto: a parte arqueológica! Ao longo de todo o local tem placas informando o que cada construção (ou resquício) significa. Os mais impactantes e/ou interessantes, para mim, foram o Túmulo, a Cisterna e a Necrópole Cristã!
Depois voltei para casa para arrumar as malas.

Clara, escrevendo sobre o dia 06 de dezembro de 2016.

Dia Tranquilo + Compras


Passei o dia tranquila, organizando as fotos, escrevendo no blog, descansando...

Saí para almoçar em um restaurante de Cascais chamado 5 Sentidos. Seguindo a linha de provar comidas novas, escolheram o que eu iria comer (claro, o combinado é que não seria nada bizarro, e pelo menos eu pude definir que queria peixe). Rapaz... Quando o prato chegou, eu achei que não conseguiria comer de forma alguma. Mas gostei!! Tirando o camarão, gostei bastante. CLARO que não comi todo, o prato era muito bem servido, mas comi direitinho!
De lá, fomos para as compras. Primeiro fomos para a Decathlon, uma loja de esportes estilo Centauros, porém bem maior! Pensem que, além dos itens de esportes mais comuns (futebol, basquete, voley...), lá você também encontra itens de esportes menos “populares” como equitação e golf... Sei que em São Paulo tem uma, mas como eu nunca fui lá, não posso comparar.

Depois seguimos para o mercado, para eu comprar vinhos. Como não entendemos NADA do assunto, abrimos o aplicativo Vivino e ficávamos tirando foto dos rótulos para definir quais compraríamos de acordo com a pontuação e os preços. CLARO que aproveitei para comprar alguns chocolates para levar, ninguém é de ferro...

Clara, escrevendo sobre o dia 05 de dezembro de 2016.
PS: demorei de escrever porque eu estava procurando a foto do prato que comi. Mas não achei... Vai postagem sem foto mesmo... :(