terça-feira, 27 de novembro de 2018

Sintra e Teatro

Vamos conhecer mais um castelo de Sintra? Não sei se vocês se lembram, mas quando vim na vez anterior, eu visitei o Castelo da Regaleira e o dos Mouros! Só que Sintra tem VÁRIOS palácios, então não teria porque não visitar mais um nesta minha nova "temporada"!

O Castelo do dia foi um dos mais famosos, o da Pena. Mas antes, claro, tínhamos que almoçar (já era perto de meio dia), então fomos ao Café Saudade. Que lugar gostoso! Além de agradável, o que comemos estava muito saboroso! Minha irmã disse que já foi lá diversas vezes e tudo que comeu, até o momento, é muito bom. E, detalhe, dividimos uma "tosta" (nosso sanduíche "esquentado"), e saímos muito satisfeitas!

De lá fomos ao Palácio Nacional da Pena. Antes o Palácio era um convento, que foi danificado por um raio no século XVIII e, depois, teve os danos bem piorados após o terramoto de 1755 que atingiu todo o país (Portugal). Abandonado, em 1838 o rei Fernando II comprou a construção e o terreno ao redor e mandou não apenas reformar o convento, como também ampliar o edifício. Além da construção, o Palácio possui ao seu redor um parque imenso, o Parque da Pena.

Minhas impressões: o bacana desse palácio é o fato dele estar todo decorado de acordo com a época, mostrando o que e como eram alguns dos aposentos. Acredito que valha, sim, a visita, mas ainda preferi Regaleira e Mouros! Sobre o parque, não conseguimos visitar pois, além do (muito) frio, tínhamos horário limitado. Mas acredito que seja interessante incluir esse passeio na visita!

À noite, minha irmã e eu fizemos uma programação diferente: fomos a Lisboa, jantamos no restaurante asiático Nood e de lá fomos assistir uma peça de teatro! Assistimos "A Pior Comédia do Mundo", no Teatro da Trindade. Gente, eu estava com um receio absurdo de não entender as piadas, ainda mais que tinham no palco 9 atores ao mesmo tempo, falando "português de Portugal" rápido... Mas foi hilário! Ok, no início do 2o ato eu cochilei um pouco, verdade, mas depois... Me poquei de rir! A peça é ótima, apesar de se perder completamente nos últimos 5 minutos!

Clara, escrevendo sobre o dia 22 de novembro de 2018, quinta-feira.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Cascais

Hoje foi dia de conhecer 2 lugares de Cascais que eu não conhecia!

O primeiro, que fica praticamente ao lado da casa de minha irmã mas eu não tinha ido na minha vinda anterior, foi a Casa da Guia. Trata-se de um lugar encantador que fica localizado em cima de uma falésia, logo, na beira do mar! Possui um palacete do século XIX rodeado de jardim que vai até o Farol da Guia. O local tem várias opções de restaurantes, lanches, espaço para lazer, entre outras coisas. Lá inclusive tem lojas brasileiras que vendem açaí e pão de queijo. O objetivo era almoçar lá, mas os restaurantes legais estavam fechados...

Com isso, o almoço acabou sendo em um restaurante bem local chamado Páteo do Petisco. Comi um prato bem típico que é a minha cara, Bitoque: carne, batata frita, arroz e ovo. A carne estava um pouco mau passada pra mim, mas estava muito bem temperada!

O segundo lugar bem característico daqui que fomos após o almoço foi a Boca do Inferno. Também fica na beira do oceano, no alto, porém com um charme extra: a formação rochosa ao redor, especialmente a mais famosa, um arco por onde o mar passa, é linda!! Em dias normais você visualiza esse arco dos dois lado, pois tem um caminho que vai até bem próximo do oceano. Porém, como estava ventando muito e o mar estava com ondas imensas / muito agitado, esse caminho estava fechado. Além da beleza natural, lá também possui uma pequena feira de artesanato e lanches. Vale muito a pena ir!!! Linda vista, mesmo nublado! Ver o pôr do sol lá deve ser especial!

Depois fomos comer uma sobremesa na Cakeria, em Estoril (ao lado de Cascais). Loja de doces de uma brasileira que faz bolos, brigadeiros e alguns doces portugueses. Bem gostoso!

A noite fomos provar outro restaurante de brasileiro, neste caso foi uma pizzaria, a Bordas. Massa bem boa, e possui os sabores brasileiros que não se encontra nas pizzarias da Europa, como calabresa.

Clara, escrevendo sobre o dia 21 de novembro de 2018, quarta-feira.