sábado, 21 de março de 2009

Contato com familia

Hoje eu até tenho algumas coisas para comentar, mas nada específico do meu dia... Mas vamos lá!

Logo cedo, quando eu vou pegar meu busu/metro, eu sempre pego um dos jornais que são entregues de graça. Uma das notícias me lembrou sobre algo que eu não tinha comentado ainda: homicídios! Sim, mas deixa eu explicar: como pode ser lido na notícia, ontem teve o 17º homicídio em Vancouver. E sabe o que me impressiona – de forma positiva? É que, para a cidade, isso é um completo absurdo! Normalmente essa é a quantidade de assassinatos que acontece no ano todo! E mais, isso é tão alarmante para a cidade que TODOS comentam e cobram alguma ação do governo!


OK, as aulas foram normais. Sim, hoje foi dia da “aula externa” mas, como “Raincouver” estava com força total, nós fomos para um café perto da cidade. Ah, mas aconteceu algo interessante: no caminho o professor parou em dois prédio. O primeiro é onde geralmente acontecem várias reuniões importantes. Quando chegamos lá, o professor perguntou se poderíamos entrar na sala principal, pois éramos estrangeiros e ele queria nos mostrar. O cara foi completamente prestativo e inclusive ficou nos dizendo alguns detalhes, mostrando tudo da sala (que é linda!!). Depois passamos por outro prédio e o professor também entrou. Lá conhecemos um cara completamente o oposto do primeiro: completamente arrogante, dizendo que ninguém poderia nem entrar no lobby a não ser que fosse para alguma sala específica, etc. O professor ficou puto, realmente perdeu a paciência, pegou o nome e sobrenome do cara e disse que iria reclamar sobre ele! Enfim, o interessante foi conhecer, em menos de 30 minutos, duas pessoas completamentes diferentes, com atitudes completamente antagônicas!
O resto do dia não fiz mais nada! Fui mostrar o Pacific Center para uma brasileira que acabou de chegar, depois fui pra casa! Ah, depois do jantar a Lily me perguntou se eu queria ir pro shopping com ela. Falei que iria (não tinha nada pra fazer e é uma forma de me aproximar mais). Lá no shopping cada uma foi prum lado, até por sugestão dela. Mas a ida e a volta foi bem legal. Quando chegamos, resolvi subir com o pretesto de beber água. Foi ótimo pois conversamos mais um pouco, ela me deu para provar um Tofu (não gostei), então ela me deu umas tangerinas bem pequenas (aqui eles também chamam tangerina de “orange”). Enquanto eu comia, conversei um pouco com a Celine, a filha mais nova!

Clara, escrevendo sobre o dia 20 de março.

Comentários dos comentários:
Ramon: Pois é, põem bizarro nisso! Hoje perguntei sobre o assunto para o meu professor das aulas “fora da sala” e ele falou que era isso mesmo. Claro, cada província tem suas regras específicas, mas que era por aí sim...
Danis: Fiquei com saudades mesmo! MUITAS! Rsrsrs :-O! Quer dizer que, só porque eu não estou aí, ANA PAULA resolve não só ir para um encontro como marcar?!?! HAHAHAHAHA! Manda beijos pras meninas! Ah, meu professor me explicou quem foi St. Patrick. Nada demais, depois de conto com calma!
Ninha: HAHAHAHA, valeu pela dica de cozinha! HAHAHAHA!!! Mas banho maria vc tem contato com a água, não? Aqui até tem um Sistema de Saúde Público mas, para vc ter acesso, tem que preencher uma papelada IMENSA, passar por um processo mega-burocrático, para que o governo tenha certeza de que você não tem condição de pagar pelo seguro!

sexta-feira, 20 de março de 2009

Mais um dia normal...

Mais uma vez hoje não aconteceu nada: fui para a escola, almocei crepe novamente (dessa vez coloquei ovo junto com o queijo) e, depois da aula, fui comprar o ingresso para o show de Beyoncé (resolvi ir sozinha) mas, chegando lá, o preço tinha aumentado e o pessoal da própria Ticketmaster falou para eu esperar, pois vira e mexe aparecem alguns lotes em promoção.

Como o dia não teve nada de mais, vou comentar sobre algo que a professora de Business comentou. Estávamos falando sobre a legislação trabalhista aqui de B.C. (a província de Vancouver, tipo o estado). Ela falou várias coisas, em geral dizendo que o governo não “protege” o empregado, que nem no Brasil, ele só coloca regras básicas. Mas o que realmente me impressionou foi sobre o seguro de saúde daqui.

Primeiro ela disse que todo mundo tem que pagar uma taxa "X" mensal para ter direito ao seguro básico de saúde, que inclue 5 coisas: ambulância, consultas, hospital, raios X e alguns testes. Se você quiser um seguro mais completo, tem que ser através de empresa. Esse mais completo inclui: visita a especialistas, dentista, acumputura, prescrição médica (sim, se você só tiver o básico, tem que pagar para ter uma receita médica e depois apgar pelo remédio), massagem, oftalmologista e aparelhos para audição.

Ela deu um exemplo que me deixou mais absmada: os pais dela, que não trabalham mais, precisam pagar para ter os extras. A mãe dela tem cancer, então ela paga mensalmente uma média de CAD$20.000,00 só para saúde. Detalhe: não dá para “deduzir” do IR!! Achei muito estranho. A sala inteira ficou meio que sem reação... Os europeus, então... Começaram a falar das coisas “de egraça” que eles possuem, sem pagar taxa ou pagando uma taxa X tem direito a tudo... Enfim, achei estranho e quis compartilhar!

Clara, escrevendo sobre o dia 19 de março.

Comentários dos comentários:
Ramon: Acho que não (se vende, é pq tem algo de errado na água de torneira). Por exemplo, todos os professores da escola possuem uma garrafinha e colocam água da torneira... Inclusive dois deles já comentaram sobre essa “mudança de comportamento” que, segundo os que gostam de conspiração, a Coca-Cola esta por trás dessa nova onda... Bom, quando eu comentei da cena com os brasileiros, um deles falou que uma Koreana presenciou uma cena parecida, porém na Biblioteca Pública...
Bibis: Ta vendo, Bibis? Você tem que vir pra cá e ficar na mesma casa que eu! Ah, Lily (“minha mãe”) acabou de me mostrar como ela cozinha o Salmão (sim, eu comi salmão): ela coloca um pouco de água, coloca o salmão em uma parte que não tem água, e fecha a panela. Assim, o salmão é cozinhado apenas pelo vapor da água! Bibis, sua cara! HAHAHAHA
Drika: Aêêê!!! Milagres acontecem! Sim, aqui esta tudo indo direitinho. Não sei se com farras, mas as coisas estão ainda se ajeitando, ainda estou me acostumando, então...

quarta-feira, 18 de março de 2009

Sem novidades

Não aconteceu absolutamente nada! Escola e casa, pois estava muito cansada (ate cochilei na sala enquanto a professora pediu para lermos um texto). Resolvi, então, comentar algumas coisas que eu ainda não comentei.

Como vocês sabem, ontem na festa não bebi nada alcólico. Agora, não sei se todo mundo sabe, mas aqui a água da torneira é água potável. Ou seja, eu vou nos lugares – bar, boates, restaurantes – e, se eu quiser beer apenas água, não pago por isso (foi o que aconteceu ontem). Mas o engraçado é: toda “maquininha de Coca Cola”, ou qualquer outra bebida, tem água pra vender. E MUITA gente compra! Aqui na casa, mesmo, tem um daqueles galões de água. Perguntei para eles se não era bom beber água de torneira, e eles me disseram que alguns anos atrás Vancouver teve um problema com a água, e desde então eles só compram água filtrada, mas que hoje não tem problema beber água de torneira!

Outra comentário que tem um pouco a ver com ontem: aqui é completamente proibido fumar em lugares fechados. Conclusão: ontem nao fiquei fedendo! Rsrsrsrs! Isso mesmo, meu cabelo estava cheiroso, assim como minhas roupas!! Parece que já existiu certa polêmica sobre o assunto, mas hoje realmente NINGUÉM fuma em lugares fechados. E mais, na rua, você tem que estar a uma certa distância do estabelecimento... Agora, por outro lado tem uma situação, digamos, diferente com a maconha. Ela é proibida. Porém, quem usa, não é “mau visto” e nem preso ou coisa do tipo. Como eu sei? Porque teve um dia, no meio da aula (estávamos reunidos para fazer um trabalho em outra sala, “longe” da professora) e, de forma completamente natural, um cara tirou o saquinho e começou a preparar o bagulho dele. Foi tão natural, que eu me virei para ver o que era. Quando percebi, voltei para o trabalho toda sem graça. Quando comentei com alguns brasileiros, eles me contaram dessa “regra”...
Por enquanto é só!

Clara, escrevendo sobre o dia 18 de março.

Comentários dos comentários:
Danis: HAHAH! É verdade, o dia de ontem foi em sua homenagem, Danis! J
CaRla: RECEBIIIIII! \o/!! Recebi sua mensagem, que me fez morrer de rir no meio da aula! Manda um beijo pra ela! Olha ai, você fala dos shows daqui, mas estará indo para o do Radiohead! Hunf!
???: Não faço a menor idéia de que foi ele... Talvez Danis possa nos ajudar!

St. Patrick’s Day

Hoje é um dia especial por aqui. Como o título já sugere, hoje é o “St. Patrick’s Day”. Teoricamente, todo mundo deveria se vestir de verde. Mas, pelas ruas/metros/ônibus, não vi muito isso. Na escola até que tinha muita gente com alguma peça de roupa verde! As duas pessoas mais legais que vi fantasiadas foi na hora do almoço. As duas, que estavam separadas, estavam TODAS de verde, e com algo na cabeça (o rapaz com um chapéu e a moça com uma passadeira).

Durante o horário da escola, tudo normal. Na segunda aula tive prova, fui “normal” (corrigimos na hora). Depois da aula vim direto para casa, me arrumei e voltei para Downtown. Para quê? Ah... a festa de St. Patrick!!

Por onde eu passava, tinha fila nos Pubs ou nas melhores casas/lounges. Todo mundo enfeitado, de verde, com chapéus! Me encontrei com o pessoal e fomos para a festa promovida pela escola, que foi na Crush Louge. Pegamos uma pequena fila, mas entramos! Ganhamos um chapéu e uma cerveja (VERDE!!). Dei minha cerveja para os meninos, claro... Mas provei o drink verde. Nem era muito forte, mesmo assim só dei um gole.

A festa foi bem legal, estava animada e tocaram músicas conhecidas! Teve um momento da festa que tocou música Irlandesa, e umas pessoas começaram a dançar “tipicamente” (não esta correto, mas estou com sono e sei que vocês entenderam). Foi engraçado! Agora, a festa começa cedo (19:30) e umas 22:30 nós fomos embora, pois o SkyTrain (metro daqui) fecha cedo, assim como a partir de certo horário não tem mais ônibus. Mesmo saindo 22:30, só fui chegar em casa umas 23:30...
Clara, escrevendo sobre o dia 17 de março.

Comentários dos comentários:
Pai: Eu estive no Skype, falei com mãe e Dan! Vai ver foi depois que você saiu não sei... O código daqui é 1!
Ramon: Sim, e o código do Canada é 1. É que eu fiz a prova, mas tiveram algumas coisas que eu não sabia e/ou não tinha certeza, então... Não time “Spring Break”, hunf! Obrigada pelo link!
Ninha: HAHAHAH! Você foi descrevendo, e eu fui lembrando do episódio! Não me lembro se estávamos na casa de Lilla...
Ila/Drika: EBAAAAAAAAAA! Não tem mais desculpas, viu dona Drika? Obrigada pela ajuda, Ila! E vocês precisam me atualizar mais das novidades, se não fico “voando”! Rsrsrs
Danis: HAHAHA! Se for assim, hoje me superei: não queria comer a mesma comida de ontem, então fiz um ovo mexido com queijo (!!!), esquentei o croassant, e comi os dois juntos! Eu bem que queria ter ido com eles... Mas... Danis, a vovó só fala chnês! E não tem outros da casa, estamos apenas a vovó e eu! Mas sempre que eu passo por ela, falou um “good morning”, “Hi”, ou coisas do tipo...

terça-feira, 17 de março de 2009

Celular

Bom dia, pessoas! Como estão todos?

Antes de tudo, FINALMENTE! Estou escrevendo para vocês do meu mais novo brinquedinho, rsrsrs! Ainda estou me adaptando, mas vamos ver no que vai dar!
Ok, hoje o dia começou com prova na primeira aula. Eu “fui”, não sei como, mas fui! O resto do dia foi normal, sem maiores acontecimentos – só a chuva acontecendo a todo vapor!
Depois da aula eu fui para o shopping que tem perto, o Pacific Center, para resolver meu celular.

Cheguei lá, o pessoal colocou tanto problema, que eu me revoltei e fui para outro shopping para fechar a compra. Atenção: meu celular mudou! Não estou mais usando o número da CLARO para NADA, aposentei o chip na minha carteira. Para quem tem interesse, segue o meu número daqui de Vancouver: 778-552-2733. Quem tiver interesse, pode mandar mensagem pelo site da empresa: www.fido.ca!

Cheguei em casa, e hoje teve algo diferente: estou apenas com a vovó porque o pessoal viajou para EUA por causa do “Spring Break”. Mas quando fui comer, vi que a Lily deixou comida bonitinha e arrumadinha para mim! Bastou eu esquentar no microondas e pronto! Foi massa com frango!

Clara, escrevendo sobre o dia 16 de março.

Comentários dos comentários:
Pai: Bom saber que a casa de Tais já esta com Skype, falta agora eles entrarem e usarem... Sem contar que precisam melhorar a conexão...
CaRla: Eu fui pega tão de surpresa, que nem sei direito se o trailer é bom ou não! Rsrsrs Mas sim, eu gostei. Agora, o trailer focou muito no lado romântico da história... Espero que o filmes inteiro não seja assim!
Danis: Sim, cinema é muito bom! O problema é que é caro! CAD$ 12,00 só a entrada!! E não tem meia! Não esquiei nenhuma vez... É muito caro, e nas duas oportunidades eu preferi visitar o lugar, andar e tirar fotos...
Ramon: Mande o link, sim! Agora, foi o que comentei com CaRla, eu achei exatamente isso no trailer, mas não sabia que já tinham feito uma exibição teste! Sobre o filme que eu assiti, eu gostei! É bem feminino, com situações que com certeza as mulheres se identificarão muito mais do que os homens. Agora, eu esperava mais... Talvez por causa do elenco, não sei!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Cinema

Bom dia, pessoas!

Hoje resolvi tirar o dia para descansar! Acordei a hora que quis, fiquei arrumando meu novo brinquedinho e, perto de meio dia, fui para o shopping. Quando eu sai de casa, estava NEVANDO MUITO! Na verdade eu diria uma “neve molhada”, mas era muito! Cheguei no shopping atrasada, mas o que eu podia fazer?

Cheguei lá, me encontrei com o pessoal (Priscila, Rodrigo, Vinícius e o roommate belga amigo dele, que eu me esqueci o nome).

Almoçamos e fomos para cinema. Assistimos “Ele não esta tão a Fim de Você”. É divertido, bem legal. E eu consegui acompanhar o filme sem legendas, yess!! Agora, o melhor de tudo? ASSISTI AO TRAILER DO NOVO FILME DE HARRY POTTER!!! Yess! Eu não esperava ver o trailer, mas adorei! Aqui, a estréia acontecerá em julho! Ou seja, CLARO que assistirei... Rsrsrs O problema vai ser entender todos os feitiços e nomes em inglês, mas veremos o que acontecerá!

Jantar: macarrão, camarão e um legume qualquer. Detalhe: feito só para mim, pois todo mundo comeu sushi (e eu tinha dito que não gostava de suchi)!!

Clara, escrevendo sobre o dia 15 de março

Comentários dos comentários:

Dan: Buuuuuuu! Que saudades de “ver” você por aqui!! Passando lá novamente, eu peço a receita, não se preocupe! E, CLARO que você também ai pra lá! Mas e que eu tenho que convencer minha mãe pra vir, lembra? Rsrsrs P.S.: Mamute!

Mãe: To louca pra ver Maria! Morrendo de saudades dela! Tem que convencer Tais pra comprar a webcam, ora bolas! Ah, realmente o lugar é lindo, vou te levar lá, não se preocupe!

Ramon: Ainda não! Estou terminando de colocar os programas, configurar as coisas, etc. Mas acredito que a partir de amanhã já escreva nele! Rsrsrsrs! 

domingo, 15 de março de 2009

Whistler

Hoje estou cansada, então acredito que escreverei menos...

Passeio do dia: ir para Whistler, uma cidadizinha perto de Vancouver (2 horas) que fica em volta de duas montanhas estruturadas para Ski e Snowboard. Em 2010 as Olimpíadas de Inverno acontecerão principalmente nessa cidade!

OK, cheguei lá e a primeira coisa que fiz foi alugar as botas! Afinal, tinha MUITA neve e estava começando a nevar!

Depois pegamos a gôndola e subimos uma das montanhas. 20 minutos de subida! Muito lindo, mas o problema é que estava nevando tanto que a gente não conseguia ter uma vista da paisagem, da vila, etc! Mesmo assim, um passeio fenomenal! Depois pegamos outra Gôndola que liga uma montanha à outra – tipo o pão-de-açúcar! Mega alto, mas também um “passeio” que vale muito a pena!

Depois descemos, almoçamos no The Old Spaghetti Factory, passeamos pela cidade, comemos no BeaverTails (fiz todo mundo comer lá!) e voltamos para Vancouver!

Clara, escrevendo sobre o dia 14 de março

Comentários dos comentários:

Mãe: Mãe, só escrevi hoje porque você pediu! Estou com muito sono... Saiba que TEREMOS que visitar Whistler, viu? É LINDA! Você vai amar! Na verdade nessa turma são dois orientais (um japonês e um de Taiwan), três brasileiros (contando comigo), 1 menina da Arábia Saudita (que não estava nesse dia) e 2 chineses (que também não estavam no dia)!

Danis: Sim, essa aula de sexta-feira fora da sala é bem legal. Mas fiquei sabendo que o meu professor é um dos poucos que faz isso. Sexta de tarde só existe aula de comunicação/conversação. Cada turma tem um “tema” (não sei qual é o da minha turma) e pronto, passam 3 horas falando sobre o tema... Mas esse meu professor é bem legal, engraçado! Aí ele prefere nos levar para lugares em Vancouver!