segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Explorando Lisboa 2


Vamos conhecer outra parte de Lisboa?!?!

Peguei o comboio em Cascais rumo a Belém! Porém, no meio do caminho, descobri que não são todos os comboios que param em Belém... Então tive que descer na estação seguinte.

O que no início foi chato, depois se mostrou a melhor coisa! O dia estava lindo, temperatura agradável, então fiz todo o percurso margeando o rio Tejo! Durante a caminhada passei por um mirante que fica bem na orla, e tem uma ótima vista da ponte 25 de abril, e do Cristo Rei!
Depois passei pelo Monumento dos Descobrimentos. Infelizmente ele estava em reforma, então só pude admirar pouco. Mas vale a explicação: ele é uma espécie de grande caravela, com os grandes “descobridores” ao redor como Vasco da Gama e Pedro Alvares Cabral.

Segui andando até chegar à famosa Torre de Belém! Linda, com uma localização privilegiada: praticamente no encontro do rio Tejo com o mar! Dizem que vale muito a pena entrar e subir, porém estava fechada então só pude admirar por fora!

Minha próxima parada foi na praça do Império, em frente ao Monumento dos Descobrimentos (mas na parte de “dentro”). Ela possui uma fonte central repleta de Brasões Reais, bem interessante! Mas o melhor é que dá para visualizar melhor o Mosteiro dos Jerônimos!

Foi justamente para lá que eu segui. O mosteiro é imenso, e cheio de detalhes! Ele foi construído em 1502 pelo rei de Portugal Manuel I. Dizem que é uma das construções mais bonitas e trabalhadas da Europa... Também não consegui entrar (estava fechado).

Estrategicamente, estava na hora do almoço. Então fui provar os famosos Pastéis de Belém. Tenho que dizer: o Mantegaria, de Lisboa, é melhor! Sério! Ambos, quando provei, estavam quentinhos, então estavam na mesma condição. E é fato, o de Belém é mais fama...

Depois segui para o Museu Nacional dos Coches (carruagens) mas, adivinham? Estava fechado... Então peguei o comboio rumo de volta para Cascais.

Mas antes de voltar para casa, fiz uma parada estratégica: provar o sorvete da sorveteria Santini! Como estava “calor”, achei que seria o melhor momento. Uma delícia! Recomendo! Provei alguns mas acabei ficando no básico (nata e baunilha)!
 

A partir de amanhã sumirei um pouquinho... Mas quando eu voltar, espero conseguir contar onde eu estava!


Clara, escrevendo sobre o dia 28 de novembro de 2016.
PS: Pessoal, quem for deixar comentários por favor marque a opção “Enviar por e-mail os comentários de acompanhamento para...”, pois estarei respondendo no próprio campo de comentários do post, ok?

Volta para casa (Cascais)


Hoje o dia foi light, pois tínhamos que voltar para Lisboa. Antes, fui passear sozinha pela cidade, que estava toda movimentada por causa de uma maratona (no frio!!!).

Após o meu passeio, me encontrei com o pessoal, pegamos o carro e fomos para Arroilos. Cidade bem próxima a Évora, conhecida por sua tapeçaria. Chegando lá, estava quase tudo fechado! Como estava na hora do almoço, fomos ao restaurante O Alpendre. É o número 1 no Trip Adivisor e, cá entre nós, totalmente justificável. O ambiente é super agradável, a comida muito boa e muito bem servida! Faça reserva antes! Caso não tenha, que nem nós, chegue cedo!

De lá fomos ao castelo de Arroilos! Só consta a estrutura externa, mas vale a visita, especialmente pela vista!

Depois voltamos para Cascais!

Clara, escrevendo sobre o dia 27 de novembro de 2016.
PS: Pessoal, quem for deixar comentários por favor marque a opção “Enviar por e-mail os comentários de acompanhamento para...”, pois estarei respondendo no próprio campo de comentários do post, ok?

Aprendendo e vendo ao vivo mais um pouco de história


O dia começou com um excelente tour, a pé, pela cidade de Évora! Recomendo MUITO fazê-lo, é uma excelente forma de conhecer a cidade! A explicação foi em inglês e em português. Vocês já sabem qual explicação eu entendi melhor...

Alguns destaques do tour:
Sobre Évora: aprendemos que a cidade foi dominada/povoada por romanos, mouros, celtas e, por fim, os cristão/portugueses; que o muro atual que cerca a cidade foi construído no século 17, pelos cristão; que a medida que se faz reformas, encontram "novas" ruínas (foi assim com os banhos termais); como funcionava o aqueduto (e o vimos pela cidade)...

Catedral de Évora: aprendi a diferença entre catedral e igreja! A primeira possui uma grande cadeira para receber pessoas do alto clero ou nobreza!

Igreja da Graça: o interessante é sua arquitetura externa. Como ela Como ela foi construída na época da inquisição, ela possui algumas simbologias...
Igreja da misericórdia: por fora, você não dá nada. Quando entra, tem uma grata surpresa! Vale muito a visita!

Templo Romano de Évora/Diana: sabe-se que o templo é da época dos romanos, no século I d.C., construído para o imperados Augusto. Diz a lenda que era para a deusa Diana, da caça, mas nunca foi encontrado qualquer vestígio disso.

Capela dos Ossos: fica na igreja de São Francisco. Impactante, muito bonito mesmo. Em resumo, a intenção dos idealizadores era mostrar 2 coisas: que somos todos iguais (independente da cor, raça, origem...), e que o material é efêmero, todos viramos pó, o que importa é a alma.

 

Almoçamos em um restaurante chamado Maria Luisa. Recomendo MUITO! A comida é bastante gostosa, tudo é muito bem servido, e o atendimento é sensacional!

No final da tarde fomos fazer um tour na vinícola Cartuxo. Bem interessante. Só não foi mais interessante porque a plantação em si não fica lá, mas as informações foram bacanas, e os vinhos muito bons! Eu fiz o tour que poderia provar 3 vinhos, entre eles o carro chefe da casa... 

Terminamos o dia jantando no restaurante “1/4 para as 9”. Simples, um pouco escondido, mas MUITO bom e MUITO bem servido! De todos os restaurantes que fomos, o mais bem servido! E gosto de comida caseira.

Clara, escrevendo sobre o dia 26 de novembro de 2016.
PS: Pessoal, quem for deixar comentários por favor marque a opção “Enviar por e-mail os comentários de acompanhamento para...”, pois estarei respondendo no próprio campo de comentários do post, ok?

domingo, 27 de novembro de 2016

Primeira viagem dentro da viagem


Dia de Black Friday!!! Então fomos par ao centro de Cascais para ver se tinha algo interessante. Não achei nada interessante... Então fizemos o que tínhamos que fazer e pegamos a estrada rumo a Évora, que fica a mais ou menos 2 horas de Cascais.

A cidade é uma graça! Nos hospedamos na Pousada dos Loios, também conhecida como Pousada Convento de Évora, localizada em um prédio construído em 1.485 (sim, antes do “descobrimento” do Brasil), e que era usado para a Congregação dos Cónegos Regrantes (ou Mosteiro).
 

A localização da pousada é fantástica! Além dela ficar dentro da muralha de Évora, ela fica em frente ao tempo de Diana! Sim, Évora é uma das cidades antigas de Portugal que era murada para proteger de guerras... E o templo de Diana é um dos principais pontos turísticos da cidade!

Após chegarmos, fomos visitar o Palácio de Igreja Cadaval, que ficam ao lado da pousada. O palácio não tem nada de mais, mas a igreja é linda! Por dentro ela é toda de azulejo, com o altar banhado a ouro. Muito bonito e diferente!
Fomos jantar no restaurante Fialho. MUITO bom, ótima comida, com excelente atendimento. Minha prova do dia: porco. Sim, já tinha provado antes, e continuo não gostando, mas até que estava “bom”... E as entradas também são fantásticas! As sobremesas que deixaram a desejar...
Clara, escrevendo sobre o dia 25 de novembro de 2016.
PS: Pessoal, quem for deixar comentários por favor marque a opção “Enviar por e-mail os comentários de acompanhamento para...”, pois estarei respondendo no próprio campo de comentários do post, ok?