segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Os Templos do lado Leste de Luxor

Mais um dia que começou cedo: acordamos 4:15 da manhã pois tínhamos que pegar um voo para Luxor às 6:40. Rapaz... Um fato curioso: tanto em Cairo unto em Luxor, o pessoal dirige de forma, bem, perigosa... Na contra mão, buzinando horrores, alta velocidade e depois freava em cima dos carros... Uma loucura!

Chegando em Luxor fomos ao navio, deixamos as malas, nos encontramos com o grupo com o qual ficaremos durante todo o cruzeiro (brasileiro, com guia que fala português) e fomos ao 1o destino! Me lembrei de um fato curioso: sempre comento como brasileiro é uma "Praga" , está em todos os lugares. Porém, nesta viagem, só encontramos brasileiros em Petra, na cidadezinha de Wadi Rum e agora! Tudo organizado, fomos conhecer os templos do lado leste do Nilo. Antes, algo interessante: todos os templos do lado leste são dedicados aos deuses e os do oeste, aos sarcófagos construídos para faraós, nobres, etc. Isso porque o lado leste é onde o sol nasce, então representa vida. O oeste onde se põe, representando a morte.

O primeiro Templo que vimos foi o de Karnak. Confesso que estava com sono, e não me recordo muito. Porém, posso afirmar uma coisa: é imenso! Uma coisa impressionante! O segundo foi o Templo Luxor, que é menor, mas não menos impressionante. A riqueza de detalhes, de significados, as histórias por trás, a engenharia das coisas... Gente, tem pedras / estruturas que por si só são imensas e pesadas, e que foram trazidas há diversos anos ANTES de Cristo de cidades longes. Peças únicas cortadas de montanhas! Ele deu um exemplo idiota: um obelisco foi retirado do templo de Luxor, levado e instalado na Praça da Concórdia de Paris. Para fazer isso nos "tempos atuais", levou-se 2 anos. Na época original, segundo relatos encontrados, foram necessários 7 meses...

Voltamos para o navio, almoçamos e, no final da tarde, fomos passear pela cidade de Luxor de charrete. Rapaz... Como diz Taís, foi uma passeio "choque de realidade". Passamos por algumas regiões da cidade e uma em especial, um mercadão aberto, era no mínimo um caos... Não sei explicar direito mas, se fosse comparar,, muito mais desorganizado do que uma 25 de março de São Paulo ou Feira de São Joaquim de Salvador... Um monte de comida na rua (no chão, no asfalto), uma série de lojas/tendas seguidas, uma atrás da outra com MUITA gente na rua, lugar mega apertado (não sei como a charrete passou por lá). Qnd passávamos, ou as pessoas gritavam "hello" e cumprimentavam com a mão, ou tentavam vender qlq coisa, ou mesmo pediam dinheiro...

Ao fim do passeio, paramos em uma cafetería onde tomamos um chá e voltamos para o navio.

Obs: na Jordânia, o guia nos chamava de "my lady". Aqui no Egito, o guia está nos chamando de "as maravilhas"... Kkkkk

Clara, escrevendo sobre o dia 28/outubro/2017.