sábado, 7 de março de 2009

Passeio pela Robson

Mãe, estou escrevendo hoje especialmente porque você pediu. Caso contrário, estaria dormindo pois amanhã terei que acordar MUITO cedo.

Durante a manhã, nada de mais. A aula foi completamente normal. Já a aula da tarde foi diferente. Nas sextas-feiras eu tenho aula de conversação. O professor levou a gente para a Art Galery. Então aproveitamos que estava sol e ficamos conversando em um café do lado de fora da galeria! A idéia foi bem legal, mas depois de um tempo cansou.

Quando acabou a aula, fui encontrar os brasileiros (mesmo pessoal das outras maratonas) e fomos primeiro para o Pacific Center. Fui para a loja da Sony comprar uma máquina fotográfica (em promoção, cm 8.1MP, 5X Zoom óptico, bateria própria, por CAD$ 140,00.

De lá, fomos passear na Robson Street, uma rua que tem TUDO. Um exemplo maravilhoso, pelo menos pra mim: HMV Megastore! 3 andares só de CDs, DVDs, jogos de vide games, etc...

Depois passeamos pela Granville Street, rua onde ficam os bares e as boates, entrams em um pub para comer (hamburger), e voltamos para casa!

Clara, escrevendo sobre o dia 06 de março.

Comentários dos comentários:

Ninha: Espero realmente que o coração fique mais “folgado”! Tomara! Sim, já pensei em comprar algo para deixar no quarto, mas confesso que fico meio sem graça para fazer isso... Ainda mais para “comer pouco”! Pelo menos eles já sabem que eu não sou de comer muito, nunca, então menos mau!

CaRla: Venha, para que possamos ir aos shows! Agora, o de Beyonce esta MUITO caro, tem até ingresso de CAD$ 1.400,00! O mais barato (lá em cima, na última cadeira, lá no final) é CAD$69,00. O de Britney CAD$39,00 e The Killers CAD$35,00 (mesma localização).Vou pensar na possibilidade de ir sozinha... Prefiro encontrar alguém, mas... O de Britney parece que encontrei alguém (Hugo, brasileiro, 18 anos), mas ele ainda não tem certeza se quer ir...

sexta-feira, 6 de março de 2009

Um belo dia frio


Hoje de manhã acordei meio atrapalhada! Na verdade acordei bem, com antecedência – como todos os outros dias – mas, sei lá, hoje foi um dia estranho. Já acordei com um sentimento diferente, como se a saudade tivesse apertado de vez... Só sei que estava tão estranha que acabei esquecendo algumas coisas na casa, tive que voltar para pegar, e quando cheguei no ponto, o ônibus tinha acabado de passar... (ao lado, foto da casa).

O resto do dia fiquei com esse mesmo sentimento... Deve ter sido a saudade cada vez mais forte mesmo. Não imaginava que seria tão complicado se adaptar, fazer novas amizades, encontrar pessoas com os mesmos gostos (ainda não encontrei ninguém para ir comigo para o show do The Killers, Beyoncé, ou mesmo Britney Spears só para zoar). Sei que é pedir demais, sei que já encontrei pessoas bem legais, que infelizmente ficarão por aqui menos tempo do que eu, mas... Não sei explicar... Foi a saudade que apertou mesmo, não tem jeito!

Bom, depois da aula fui com alguns brasileiros para o Museu de Ciência daqui. Aproveitamos que o dia estava MUITO bonito, super azul, com m sol fenomenal, para irmos a um ponto turístico da cidade que fosse ao ar livre. Sim, estava um belo dia, mas um dos mais frios que eu peguei. Nem muito pelo vento, era o tempo frio mesmo!

Não entramos no museu porque não tínhamos muito tempo por causa do jantar. Essa história das Homestays jantarem cedo, 1hs, é muito complicado... Se você não for jantar, tem que avisar com antecedência (até às 17hs) e, se você se atrasar, além de ficar ruim, você perde o jantar. É horrível pois é em um horário “no meio do nada”: a aula termina às 16hs e tem que estar na Homestay às 18hs! Como é longe, você acaba ficando com preguiça de fazer qualquer outra coisa. Se você quiser sair, aí tem que ir logo depois do jantar pois tudo aqui fecha cedo (shopping, por exemplo, fecha às 20hs).

Voltando ao museu, só passeamos em volta do museu. A grande “marca” dele é uma mega bola que fica em cima, lembra o Epicot Center da Disney. Nos jardins/ “arredores” do museu, temos belas vistas/paisagens, como das montanhas, dos dois ginásios que a cidade possui (um de futebol americano e outro de Hockey), e da pnte que liga Downown à Granville Island.

Jantar do dia: o pior de todos: Penne com um monte de verdura misturada e frango, misturado com o Penne. O lado bom: eles tiveram que sair e deixaram minha comida separada. Então, como eu comi sozinha, pude fazer todo o meu “cata-cata”. O lado ruim disso: se eu soubesse, poderia ter ficado mas tempo com o pessoal, ter ido ao Shopping por Exemplo (eles foram para a loja da Sony, que está em mega-promoção).

Clara, escrevendo sobre o dia 05 de março.

Comentários dos comentários:

Ila: Que bom que você gostou do blog! Sobre nos falarmos, acho que apenas por e-mail, pois, como são 5 horas de diferença no fuso, quando eu entro na internet com certeza você deve estar dormindo... Agora estou curiosa, me conta sobre os babados! Rsrsrs

Danis: O único problema da Homestay é que fica longe do centro, de onde tudo acontece. OU você fica em Downtown direto da escola para fazer alguma coisa – e não volta para jantar na Homestay – ou você não faz nada! Tipo, tem metro e ônibus de noite, o problema é pegá-los sozinha, eu não me sinto confortável... Sim, também acho que esse guarda-chuva será descartável, mas vamos ver...

CaRla: Só você mesmo para fazer um comentário desses... Já coloquei que Canadá é um país, ok? Hunf! Sobre as amizades, acredite, tenho tentado fazer amizades com outras pessoas, especialmente de outros países, mas é complicado... Sim, se tudo der certo, “me encontrarei” com a neve daqui no domingo!

Mãe: Estou tentando fazer programações... Vamos ver como fico daqui até Agosto... Em relação ao guarda-chuva, vou esperar para ver como ele se comporta na próxima chuva. Se ele for realmente descartável como Danis comentou, eu compro outro!

Ramon: realmente eu não gosto de Hamburger ou coisas do tipo, mas era carne “de verdade”, não a carne de Hamburger, se é que você me entende...

Beijos! Para todos!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Roommate

Hoje não teve nada de mais (inclusive nem terá foto).

Na primeira aula teve algo bem legal: quando terminou a aula, fiquei um pouco na sala arrumando minhas coisas, aí a professora veio falar comigo. Ela disse que meu inglês era muito bom, que nem parecia que eu estou a apenas 5 dias em Vancouver! \o/!!! Almoço -> na Subway. CALMA, foi sem aquelas coisas todas! Foi apenas pão, queijo e carne! Rsrsrssr

Na segunda aula, finalmente soube que existem outros brasileiros lá (eu e mais 2). Só conversei um pouco com um, que já esta voltando para o Brasil nesta semana ou na próxima, não me lembro!

Depois da última aula, eu fui para a Robson Street. Calma, ainda não foi para fazer turismo, mas para conhecer uma garota que esta procurando uma Roommat. Ela atrasou uma hora do horário marcado, mas finalmente foi me encontrar. Achei ela fenomenal, tem 29 anos, trabalha de manhã, de tarde e de noite, já mora aqui a mais ou menos 1 ano e meio, e agora esta procurando alguém para dividir o apartamento porque ela precisa juntar mais dinheiro para poder se casar no final do ano (o namorado dela mora nos EUA). Fui com ela até o apartamento e ele tem uma localização perfeita, é todo mobiliado, de muito bom gosto. Os contras? Na verdade, o apartamento não é de 2 quartos, mas  ela transformou a sala no 2º quarto (sendo, ele, muito apertado). Outro contra: ela não poderá ser minha companheira para nada (conhecer a cidade, viajar, sair, etc) pois, como eu já escrevi, ela só faz trabalhar. A terceira – que não chega a ser um grande problema – é que não tem televisão. Ou melhor, tem no quarto dela – a cabo – mas, para eu ter uma, teria que comprar e pagar pela instalação de mais um ponto. Ou seja, não foi a melhor coisa que apareceu, mas foi algo muito bom. Ela ainda vai conversar com mais duas meninas amanhã para decidir.

Jantar do dia: arroz, aspargo, outro vegetal (esse eu não comi), frango, bolinho de carne (meio diferente, provei, mas não gostei) e algo estilo porco (esse nem provei).

Como hoje não teve muita coisa, vou escrever algumas bobagens!

Aqui em Vancouver é possível encontrar alguns cegos andando normalmente na rua, pegando ônibus e/ou metro. Como eu já tinha comentado no blog durante a viagem que eu fiz com Dan, Canadá é uma país bastante sonoro. Para tudo tem um barulho: ônibus parando, andando, atravessar a rua, ônibus e metro informando as próximas estações/ruas por quais estão passando... Muito legal!

Outra besteira? É tão chique sair todo dia de manhã com fumacinha saindo pela boca! HAHAHAHAH! É o máximo! Para eu me distrair do frio, eu fico cantando (mp3! Uma das melhores invenções) e vendo como as “fumacinha” se comporta! Falando em frio, sabe uma coisa engraçada? O pessoal aqui não usa luvas! Se você encontrar alguém com luvas (tipo eu), pode ter certeza que é turista! Inclusive, tenho que comprar algum creme para as mãos, pois sempre que entro na escola, percebo que estão ressecadas... Ah, mãe, não se reocupe, comprei um guarda-chuva! Agora, se ventar, estarei perdida, pois comprei um pequeno para eu colocar na bolsa...

Último comentário, quando eu fui pegar um ônibus para me encontrar com a menina, conheci um senhor canadense! Um fofo! Eu estava olhando para a placa e para o mapa, então ele perguntou se eu precisava de ajuda. Falei que não – pois sabia exatamente para onde eu ia, só estava confirmando. Mas depois resolvi perguntar a ele se só servia determinado ônibus (o que eu tinha visto na internet) ou se eu poderia pegar algum outro. Aí começamos a conversar! Foi engraçado pois acabamos entrando no mesmo ônibus e, quando ele estava comentando sobre as aulas dele para aprender a jogar cartas, um outro senhor entrou na conversa e eu quase perdi meu ponto! Le que falou “você tem que descer aqui”!!

Clara, escrevendo sobre o dia 04 de março.

Comentários dos comentários:

Danis: Rsrsr, Danis, só você mesmo! Vou mandar depois o blog para a Globo para ver se ganho alguma coisa, rsrsrsr Vixe, conversar com asiático é uma confusão! Ainda mais se eles tiverem acabado de chegar! Agora, tem uma asiática na minha primeira aula que fala um inglês fenomenal! Se eu não me engano ela é da Korea do Sul! Sobre o frio... Sim, esta frio – pra mim muito frio – mas suportável, da para sair e conhecer alguma coisa (principalmente se estiver fazendo sol). Engraçado foi no ponto de ônibus, quando falei com o senhor, e eles disse q dava para ir andando (são 10 minutos), aí eu falei que sabia mas que estava muito frio e eu estava com preguiça! Rsrsrs! Estão dizendo que vai nevar sexta-feira...

Mãe: já mandei o e-mail pra Zã!! Fala para ela entrar no Blog!

Nanda: Nandoca, nariz de taboca! Eu diria que eu ainda estou conhecendo Vancouver, não deu para começar a gostar... Rsrsrs

Ninha: Estou devendo fotos, né? É que eu ainda não saí realmente para fazer turismo... Hoje mesmo ia tirar uma foto da Casa só para colocar aqui, mas já estava tarde e não ia ficar boa... Mas no sábado eu já paguei o passeio para ir para Victoria, cidade próxima, e no domingo pretendo ir para Grouse Mountain. Então provavelmente terei mais fotos... Sim, acredite, aspargos! Estava falando com a Thais “roommate”, e ela estava falando que realmente a família que eu estou é uma em um milhão aqui no Canadá. São raras as famílias que se preocupam tanto com qualidade da comida...

Beijos! Saudades!

quarta-feira, 4 de março de 2009

Vancouver é dos asiáticos

Hoje realmente foi meu primeiro dia de aula. No total, farei 4 “matérias”, todas as manhãs farei “Management and Human Resouces”, de segunda a quinta, pela tarde, farei “Vocabulary” e “Writing”, e nas sextas à tarde farei “Communication Lounge Competency”.

A primeira aula foi muito boa, divertida. O detalhe: nenhum brasileiro, e 80% dos alunos são asiáticos. Segunda aula, a mais chata de todas. Não sei dizer se tem brasileiros, pois nem a professora se interessou em fazer todos se apresentarem ou coisa do tipo, e absolutamente ninguém dessa sala foi “acessível” para conversar, conhecer, etc. Quantos asiáticos? Eu diria que uns 85%. A terceira – e última do dia – foi legal, normal. 

Uma brasileira também esta no curso, ela também acabou de chegar em Vancouver, mas vai ficar aqui apenas um mês. Ah, já ia esquecendo: 90% asiáticos! Rsrsrs, sim, foi crescente! O mais engraçado? Em todas as salas tinham um aluno da Turquia! Nunca tinha conhecido alguém da Turquia antes!

Depois das aulas me encontrei com as mesmas 4 pessoas que passearam pela cidade comigo ontem e fomos conhecer mais dois pontos turísticos de Vancouver. Primeiro passamos pela Biblioteca Pública: linda! O design do prédio é MUITO bonito, diferente. Lembra o Coliseu! Depois fomos para o Canadá Palace. Não entramos – pois estávamos com o tempo apertado para voltamos para nossas Homestay – mas tiramos boas fotos, pois de tarde abriu um belo sol!

Janta do dia? Frango, arroz e brócolis! Rsrsrs, isso mesmo! Ah, e depois do banho assisti um pouco do jogo de hockey junto com o pessoal, mas desci antes do jgo terminar (queria escrever no blog e dormir).

Clara, escrevendo sobre o dia 03 de março.

Comentários dos comentários:

Mãe: Vocês escreveu seu recado direitinho! Estou morrendo de saudades, vocês sabe disso, mas vai passar rápido, não se preocupe! Sobre alimentação, bem, como eu já comentei aqui, até eu estou impressionada! Rsrsrsrs Beijos, te amo!

terça-feira, 3 de março de 2009

Primeiro dia de aula + Vancouver

Bom dia, pessoas!

Hoje eu tive meu primeiro dia de aula! Isso mesmo! Tive acordar cedo (6hs), com o céu ainda todo escuro, pegar o busu num vento frio imenso, até chegar na escola... Mas o caminho pra lá até que é fácil, só demora um pouco.

Na verdade hoje não foi uma aula, apenas uma “orientação” de como as coisas funcionam, entrevista para saber o nível que você se encontra, escolher as “matérias” que você que pegar (quais ênfases você quer que seu curso tenha)... OU seja, foi mais uma ambientação. Foi bem legal. TANTO brasileiro... Definitivamente brasileiro é uma praga, rsrsrs.

Na hora do almoço, que foi um tempo bem curto, resolvemos (alguns brasileiros e eu) comer pizza, pois era mais rápida. Chegando lá, pedi minhas fatias de mussarela, claro, e vi um potinho vermelho. Pensei “oba, catchup”. Coloquei nas fatias e fui pra mesa. Quando dei a primeira mordida... ARG, estava ardendo MUITO!! Foi horrível pois estragou toda a minha pizza e minha boca ficou ardendo a tarde toda!

Depois da ambientação da tarde, fui com um grupo de brasileiros conhecer um ponto turístico da cidade: Public Market of Granville. Achávamos que era perto, então fomos andando. E que caminhada... bem longe... Mas a vista da ponte (temos que atravessar uma ponte, pois fica em uma pequena ilha, a Granville Island) compensou, com duas vistas muito bonitas da cidade.

O que teve de jantar hoje??? Arroz (sempre, eles já me avisaram), uma verdura (que, se eu não me engano, é aspargo), salmão (cozinhado diferente de ontem)e camarão!! Sim, isso mesmo! Chique, né?

Clara, escrevendo sobre o dia 02 de março.

Comentários dos comentários:

Bu: Sim, sim! Sempre terá jogo dos Canucks por aqui. Pena que não terá mais com os Sens... Eu não gostei tanto do salmão, não mas... O almoço, só Deus sabe! Rsrsrs Sobre a Celine, ela até que joga direitinho, mas tinham umas 2 meninas do time dela que jogavam muito bem para a idade (under 10 years). PS: Mamute muito!

Danis: Todo mundo estava preocupado com minha alimentação, inclusive eu. Mas estou me forçando a abrir a cabeça. Ainda bem que peguei uma família muito boa, preocupada com a alimentação saudável dos filhos!

Ramon: Nem eu acredito que comi brócolis (e hoje um pouco de Aspargo)! Agora, uma coisa é certa, não é algo gostoso, bom. É muito ruim, realmente tem “gosto de mato”, mas como eles forçam os filhos a comerem, não serei a pessoa a dar mau exemplo!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Shopping e Futebol

Hoje acordei às 5hs (horário Vancouver). Primeiro fiquei P da vida, tentando dormir novamente. Depois me toquei que, na verdade, eu estava acordando às 10hs, do horário de Salvador. Então resolvi ficar acordada mesmo para tentar me adaptar aos poucos. Aproveitei para, primeiro, assistir seriados no meu brinquedinho (também conhecido como iPod), depois fiquei futucando na internet...

Por volta de umas 11hs, resolvi ir para o Metrotown, um shopping imenso que tem aqui pertinho. Lily me explicou como pegar um ônibus para lá, então eu fui.

O shopping realmente é imenso, tem VÁRIAS lojas, de todos os tipos. E detalhe: tudo em promoção/liquidação. Mas o problema é ver as coisas sozinha... É muito chato, um porre na verdade. Até entrei em algumas lojas, procurei coisas, mas não me animei... Até na loja de CDs eu não fiquei muito tempo, mas aqui por outro motivo: ainda é muito cedo para sair comprado coisas. Não sei se ficarei aqui, não sei ainda com ficarei de gastos, e também ao tinha nada muito bom para eu comprar. Mas que deu vontade de comprar vários jogos do Nitendo Wii para Peu, isso deu!

Quero comentar sobre duas lojas específicas: Uma loja de doces, muito “deliciosa” (foto), que deu vontade de comprar várias coisas! A outra é uma cujo nome não é estranho para nós: Arezzo! Isso mesmo! Só que ela era de jóias e estava em fechando (queima total).

Após do almoço, fui com a Lily para jogo de futebol da Celine (a filha mais nova). Achei muito interessante como o esporte é popular! Lily me explicou que futebol é um dos esportes mais populares, junto com hockey, basquete e basebol.

Outra coisa interessante que ela me explicou foi que os jogos, torneios, treinos, etc, são organizados pelos pais. Cada um paga apenas uma taxa pequena para s uniformes, bolas, etc., e pronto! O treinador, os bandeirinhas, assistentes, são tdos pais voluntários.

Depois do jogo passamos no “Open House” do Joseph (o pai). Sim, ele é corretor. Já me falaram algumas vezes sobre o emprego dele, mas em nenhum momento eles falaram sobre a situação da crise, e eu também não perguntei. Mas vi muitas casas com placas “à venda”.

Mais tarde fomos para Downtown, fazer caminho que devo percorrer para ir para a minha escola. Como estava chovendo, fomos de carro até a estação, onde pegamos o metrô para seguirmos para Downtown. Hoje teve jogo de hockey do time da cidade, então o metrô estava bem cheio e um pouco confuso. A localização da escola parece boa. Tem bons lugares para comer, lojas de conveniências e lojas de café/chocolare quentes por perto.

Jantar: Salmão!! Mas cozido, ok? Nada cru como as comidas japonesas... :-p Além diss teve arroz (sempre tem) e uma outra verdura que eu não identifiquei. Como eles deixaram eu me servir, não coloquei essa verdura... Rsrsrs

Clara, escrevendo sobre o dia 01 de março.

Comentários dos comentários:

Bu: Fico feliz por você ter “marcado territ’rio”. Espero que marque sempre!! PS: mamute!

Ramon: Tomara que afete apenas para coisas boas... Rsrsrs

domingo, 1 de março de 2009

Vancouver - chegada/primeiro dia

Bom dia, pessoas!

Alguns sabem, outros nem tanto, mas estou em Vancouver! Ficarei aqui por uns 6 meses estudando inglês, conhecendo a cidade e, se meu inglês tiver direitinho, trabalhando e fazendo um curso de especialização (de dois meses).

Durante todo o tempo que eu fiquei arrumando as coisas, eu não tinha me dado conta do que estava acontecendo... não sei explicar, mas a ficha não tinha caído.

Agora, a ficha ainda não caiu – em relação eu estar morando em outro país, com diversas possibilidades de desenvolvimento e conhecimento. A primeira ficha que caiu foi a da saudade. Caramba, “saudade dói, dói, dói, machuca o coração”, já diria o Jammil que repetiu essa música no carnaval diversas vezes.

Não ficarei falando sobre esse assunto, contarei como foi meu primeiro dia. Primeiro sobre a viagem: mega cansativa. Saí de Salvador às 15:30hs e cheguei em Vancouver às 15:15h do dia seguinte (no horário de Salvador).  Sim, praticamente 24 horas, com paradas em São Paulo e Toronto (que, quando pousamos estava com a temperatura maravilhosa de -15º.

Sobre a família: estou na casa dos Wongs. A família é formada por 3 filhos (2 meninos e 1 menina), os pai, a mãe e a avó. Esta não fala inglês, então todos a chamam de “Popo”. Antes de mim, tinha uma outra brasileira, que saiu da casa no sábado de manhã (eu cheguei no sábado meio dia). Quando eu cheguei, ainda estava aqui uma francesa que saiu agora, no domingo pela manhã.

A família é ótima, super prestativa a atenciosa. A Lily é muito preocupada com a alimentação dos meninos, então sempre compra frutas e verduras. Inclusive, sai com para passarmos no banco e comprarmos o passe mensal de transporte, e então passamos em mis 2 lugares interessantes: um mercadinho com VÁRIAS frutas e verduras que aparentavam ser frescas (confesso que não reparei nos preços). Encontrei até amendoim cozido lá! Depois fomos para um outro mercado, o Costco, que é estilo a Makro, com coisas em tamanhos/quantidade gigantes!

De noite, na hora do jantar, adivinhem o que comi?!?! Brócolis! Rsrsrs, sim, Frango, arroz e brócolis! E a Lily colocou uma quantidade imensa, absurda, mas ela percebeu que eu já estava enrolando e falou que tinha colocado muito porque não sabia a quantidade que eu comia, mas que eu poderia deixar no prato. Então deixei um pouco de cada coisa!

Ah, sobre a casa: é fofa, de dois andares. Meu quarto fica no primeiro andar. Não tenho banheiro exclusvo, claro, maso divido com a "Popo" e a proxima estudante que vier. Tenho acesso à internet via wifi e estou autorizada a sempre pegar qualquer coisa que eu queira lá na cozinha , que fica na parte de cima da casa.

Por enquanto é só! Ainda não sei o que farei hoje, domingo, mas tentarei atualizar vocês! Beijos para todos!

Clara, escrevendo sobre o dia 28 de fevereiro.