sábado, 8 de junho de 2024

Lençóis Maranhenses

Este será meu primeiro relato / compartilhamento de viagem nacional!
ia fazer dia a dia, como costumo fazer nos demais relatos, mas fiquei sem sinal, e como limitação de energia elétrica, por 4 dias. Então, farei aqui um belo de um resumo sobre mais uma experiência especial!

Destino / Pacote:
O destino escolhido foi o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão. Pesquisei diversas opções de passeios, mas me apaixonei por uma que achei mais completa: 5 dias de percurso, dormindo no próprio parque. Além disso, selecionamos uma empresa "B", que foca no turismo sustentável. O que seria isso: em resumo muito resumido, a empresa concilia o turismo com o desenvolvimento das comunidades locais, focando na preservação e conscientização do meio ambiente. No nosso caso, na prática, todas as nossas hospedagens (exceto de São Luis) foram em comunidades ou pousadas locais, sempre se alimentando em negócios locais também.


O Passeio:
O objetivo foi passar o máximo de tempo possível explorando o parque, acessando as lagoas mais isoladas (e não aquelas que enchem de turistas porque fazem bate-e-volta de pequenas cidades próximas). Como o parque possui 155 mil hectares (dos quais 90mil são compostos por dunas e lagoas), esse tour em especial é composto por 3 dias de caminhada na área (com o mochilão nas costas) e 1 dias de caiaque. para não sair do parque, á noite dormimos nos redários, que as comunidades que moram nos "oásis" montam. Nelas, a energia elétrica é limitada (fornecida através de gerador solar, e por isso o chuveiro não era aquecido), zero sinal de celular (às vezes a Vivo pegava), e praticamente zero wifi (apenas 1 redário tinha Starlink, mas era paga).


Em todos os dias, era muito bacana ver que só encontrávamos outras pessoas que também estavam fazendo trecking, com suas mochilas nas costas. E ainda assim não necessariamente os grupos paravam nas mesmas lagoas, muito menos no mesmo horário. Os guias tinham esse cuidado para que cada grupo dos redários saíssem em horários diferentes, assim os banheiros e lugar onde comíamos não ficavam lotados. Outro ponto é que sempre saíamos cedo (5h, 4h e 6h da manhã). Isso para evitar que caminhássemos perto de meio dia, no calor absurdo (lembrando que o Parque fica perto do equador)...


No 1º dia, a caminhada foi de 12km. O dia estava nublado, então a caminhada foi tranquila. Confesso que a minha primeira impressão foi "que lugar lindo, mas não vejo essa coisa do outro mundo que todos falam". Ao longo do percurso paramos umas 3 vezes, mas tomas banho nas lagoas e aproveitar para descansar.


No 2º dia, a caminhada foi de 8km apenas. E graças a Deus, pois pegamos uma chuva HORROROSA! Teve uma hora que as gotas estavam tão pesadas e grossas que cheguei a pensar que podiam ser granizo (claro, sei que não tinha temperatura para isso, mas ainda assim). Confesso que foi um dia em que eu não curti / aproveitei muito.


O
3º dia foi espetacular! Foi o mais longo (18km), então foi o dia em que saímos mais cedo. Aproveitamos para apreciar o céu estrelado, ver o nascer do sol, e nos deslumbrar de fato com o Parque e suas espetaculares vistas! Não sei se o trecho é o mais bonito ou se o dia ensolarado quem contribuiu, mas realmente foi o dia mais impressionante! Dava vontade de ficar tirando fotos o tempo inteiro, de parar e ficar curtindo e sentindo o lugar... Lindo demais!

No 4º dia fizemos 15km de caiaque. No início eu fui bem, depois caí (me bate com um galho, KKKKK), e por fim fiquei bem cansada... Mas foi um passeio delicioso, na medida certa! Ótima forma de concluir o tour pelo parque!


Comida:
Todos os lugares que comemos estava bom! Desde o feijão básico dos redários até a carne do sol em São Luis, tudo sempre muito gostoso, bem servido e por um preço justo!

O grupo:
Estávamos em um total de 13 pessoas: 10 “turistas”, 1 turismóloga que nos acompanhou de e até São Luis, e 2 pessoas que moram no parque e que nos guiou durante a caminhada. Cada um completamente diferente do outro, mas todos conseguiram se conectar uns aos outros e formar um grupo de fato! E digo isso porque em um dos redários vimos como isso não aconteceu, teve briga por rede, um caos....



O resumo, viagem espetacular! Recomendo muito a visita aos Lençóis, seja através dessa experiencia de caminhada (recomendo demais!), seja se hospedando em cidades próximas e fazendo bate-e-volta... O ponto é, trata-se de um lugar que deve ser conhecido por todos!