domingo, 25 de junho de 2023

Ávila - a cidade murada

Bom dia, pessoas queridas! Para a viagem, planejei conhecer 2 das principais cidades próximas a Barcelona (no final foram 3) e 2 das próximas a Madrid. Hoje começaremos essa última etapa da viagem (conhecer cidades vizinhas de Madrid).

Pegamos o carro alugado no aeroporto de Madrid para seguirmos a viagem. Acho que não falei sobre como o serviço aqui na Espanha é fraco... Primeiro percebemos isso nos bares e restaurantes (desde Barcelona). É MUITO raro você ser atendido por alguém atencioso, gentil, e de forma assertiva e rápida. Fiquei de cara! Sim, tem pessoas ótimas, fofas, mas são exceções. Também tinha sentido isso quando fui pegar o carro em Barcelona, e em Madrid conseguiu ser ainda pior. Demoramos na fila para sermos atendidos bem uns 45min / 50min (isso porque só tinha uma pessoa na minha frente). Depois, a pessoa que me atendeu queria me empurrar alguns seguros extras. Minha sorte foi que algumas coisas eu tinha "aprendido" no aluguel de Barcelona, então tive que focar em fazer perguntas à pessoa para entender o que estava acontecendo. Quando eu pedi para ela falar um pouco mais devagar por meu espanhol não ser meu primeiro idioma, aí ela fechou a cara. Aí comecei a falar em inglês, e ela gostou menos ainda então começou a falar espanhol devagar. Aff... Tinha um Sul Coreano na fila e ficamos conversando exatamente sobre essa questão de serviço na Espanha...

Enfim, pegamos o carro e fomos para Ávila. Ávila é uma cidade espanhola de +/- 60mil habitantes que foi fundada no século XI pelo rei Afonso VII. Seu principal destaque é a muralha que a cerca, monumento que em 1985 foi declarada, junto com a catedral del Salvador, a igreja basílica de São Vicente e o centro histórico local,  patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Chegando lá, não tem como não se impressionar com a muralha! É imponente e completa! Estacionamos o carro na Plaza del Mercado Grande (estacionamento pago, porém preço justo, coberto e 24 horas), e entramos pela Puerta del Alcázar logo à frente da praça. Almoçamos em um restaurante que fica na entrada da cidade dentro da muralha (La Rubia de Ávila), e começamos a passear. A muralha possui 4 pontos de subida. O primeiro que subimos fica bem Puerta del Alcázar e só possui alguns metros de extensão. Ou seja, sobe e desce no mesmo local. Mas comprando o acesso aqui, você tem acesso aos demais pontos.

Depois de percorrermos esse trecho, fomos para a Catedral de Ávila. Ela foi construída “colada” na muralha e foi a primeira catedral gótica da Espanha. Em diversos pontos do muro se vê a catedral. Nós entramos para visitá-la. É bem bacana, mas depois de um tempo as informações do áudio guia começaram a ficar longas e cansativas, sem contar o frio que fazia dentro da catedral (e fora um calor absurdo!). No final tem uma boa experiência com óculos 3D, na qual eles fazer um resumo das principais informações.

Seguimos para o segundo ponto (e o principal) de subida à muralha,  na Casa de las Carnicerías, Calle de San Segundo 17, (acesso é pelo lado externo da muralha). Depois que subimos, só ficávamos nos deliciando. Cada subida ou curva era uma vista e um encanto diferente, seja pelos monumentos, seja pela cidade (que é um charme a parte, com diversas praças fofas). A vista que se tem da Catedral de Ávila, Basílica de San Vicente (que fica na parte externa) e da própria muralha se destacam! Resolvemos seguir pela muralha até o último trecho permitido, e então descemos na Puenta de la Adaja.

De lá, fomos por dentro da cidade murada até o carro, passando por alguns pontos sugeridos como Convento / Igreja e casa natal de Santa Teresa de Jesus (construído no local onde a Santa nasceu), Paseo Rastro, Casa Superunda e Torreón de los Guzmanes (esses dois últimos para observar a construção renascentista, que se diferencia um pouco das demais construções). Por todo esse trajeto mais afastado das entradas principais, a cidade estava MUITO vazia, com vários lugares fechados. Passamos também pela Plaza del Mercado Chic, uma praça que ao redor tem diversos bares e restaurantes (alguns estavam fechados). Lá nos foi sugerido provar as yemas de Ávila, doce típico feito de ovos, na lojinha da Pastelería Iselma (Plaza del Mercado Chico 5). Pensem em um negócio ruim? E pior, não vende a unidade, então compramos uma caixa com 6... Só conseguimos (Gui, eu só dei uma mordida) comer 2, não gostamos mesmo. Agora, é um doce típico, aí é avaliar se vale provar...

Voltamos para o ponto de partida, pegamos o carro e seguimos para o Toledo. Aquí esquecemos completamente de passar por um ponto super recomendado, o Humilladero de los cuatro postes / Mirador Cuatro Postes / Viewpoint of Ávila. Dizem que a vista de Ávila e sua muralha de lá é maravilhosa! Mas já era tarde e realmente nos passamos...

No caminho para Toledo passamos em um mercado para comprar vinhos e coisinhas pra levar pro Brasil, e seguimos para o destino final. Chegamos em Toledo, estacionamos o carro em um dos estacionamentos públicos e gratuitos da região (no Aparcamiento Bajada CLM, que fica próximo ao hotel em que nos hospedamos), deixamos as coisas, jantamos no restaurante El Peñón e voltamos para o hotel para arrumarmos as malas.