sábado, 21 de abril de 2018

A menina de Sal

Uma coisa bacana dos passeios daqui é que muitos duram apenas um turno, sendo possível combinar dois no mesmo dia.

Foi isso que fizemos hoje. Logo cedo uma Van estava na frente do nosso hotel pra nos buscar. Cabe aqui uma outra dica: não vale a pena pegar hospedagem com café da manhã. A maioria dos passeios matutinos começa cedo e possue café incluso. Então é jogar dinheiro fora...

O passeio que fomos hoje pela manhã foi o Valle del Arco Íris. O café da manhã foi muito melhor do que eu esperava! Não era nenhum banquete, mas foi gostoso. Depois do café, fomos ver desenhos nas pedras (não sei o nome técnico). Bem curioso, não só pelo fato de ser no meio do deserto, como por ser em relevo e possuírem data média de 1.400 anos antes de Cristo.

De lá fomos ao Valle de fato. Lá é mais uma formação geográfica com provas de que antes tinha água, até cachoeiras, que causaram as fendas e as "formas" das montanhas. Este valle fica na 2a cordilheira mais antiga do Chile (de novo, não lembro o nome, mas foi formada há mais de 60 milhões de anos), a do Valle de la Luna é a 3a (Cordillera Del Sal) e os Andes a 4a, sendo a mais nova.

Sobre o passeio? Não recomendo. Sério. Eu confesso que esperava um Arco Íris, com grande variedade de cores e tons, ao longo de um mesma montanha. Foi legal, mas só isso. Com certeza existem outros passeios melhores no Atacama!

A tarde fizemos o passeio para as Lagunas Escondidas de Baltinache. É um local que possui um conjunto de 7 lagoas. Elas são formadas pelo gelo derretido dos Andes, que chega nesta região de sal (a mesma cordilheira de sal do Valle de la Luna) pelo subsolo. Exatamente por causa da localização, a densidade de sal na água é MUITO alta, fazendo com que a gente flutue (efeito igual ao do Mar Morto). Mas aqui a água é dos Andes... Temperatura da água: 15o graus!! Sim, eu entrei... Fiz uma firula absurda, mas entrei. Acho que não fiquei nem 5min... Kkkkkk Tinha tanto sal que qnd saí, decidi ir direto pro chuveiro. Mas eu estava na 7a lagoa, e não levei chinelo. Resultado, pensem em uma gringa de biquíni, saia branca (de praia) e bota de trilha! Para tornar essa imagem ainda mais engraçada, quando a água secou, meu corpo ficou todo LOTADO de sal, sério, muito engraçado!!!

No final do dia, ao sairmos das lagunas, fomos para um mirante no meio da Ruta Del Desierto, da Cordillera Del Sal (a do Valle de la Luna). Lá comemos um lanche e vimos mais um belo pôr sol.

A noite comemos rapidinho em um restaurante bem mais ou menos na calle Caracoles e voltamos para o hotel.

Clara, escrevendo sobre o dia 20 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário