sexta-feira, 20 de abril de 2018

Finalmente Atacama

Acordamos de madrugada para pegar o voo e irmos ao primeiro destino original da viagem: San Pedro do Atacama. O avião, na verdade, leva até Calama e, de lá, deve-se seguir para o deserto.

Chegamos na cidade, deixamos as coisas no hotel e seguimos para a rua Caracoles. Aqui a dica é meio que unânime: o melhor é comprar os passeios aqui na cidade, e comprar todos em uma mesma agência, pois aí vc consegue negociar um pacote. A rua Caracoles é como se fosse a principal da cidade, onde ficam as principais agências, além de diversos restaurantes (para todos os bolsos e estilos) e lojas. Fechamos os passeios com a empresa Towanda. Não foi a mais barata, mas foi a que apresentou o melhor custo benefício!

Depois de fechar o pacote, fomos explorar a cidadezinha. Fiquei impressionada positivamente!! Que cidade fofa! Ok, lembrem que é no deserto, então tudo é monocromático no tom bege ou argila. Mas a cidade possui feirinhas de artesanato, lojas (caras ou não) e várias opções de restaurantes, a grande maioria bem organizada. Também fomos para a praça principal, que tem uma igreja (claro) bem fofinha!

Depois do almoço, fomos fazer nosso primeiro passeio: Vale de La Luna! Mas antes de falar sobre ele, algumas dicas bem importantes sobre os passeios como um todo:
*além do valor que se paga à agência pelos passeios, a grande maioria dos tours exige o pagamento de entradas, então sempre tenham dinheiro antes de ir aos passeios. As agências podem informar o valor de cada entrada.
*Sempre tenham uma garrafa de água de 1,5L / 2L na mão. É muito sol, muito seco. Os próprios guias ficam "no pé" sobre essa questão.
*Se quiser e tiver preparo físico, muita gente faz os passeios próximos (ex Vale de la Luna) de bicicleta. Existem várias lojas para alugar na cidade, inclusive em Caracoles.
*Chile é bem caro, sério! Para facilitar a conta, R$ 1,00 = CHI 200,00.  Mas os preços das coisas (água) nunca são menos que CHI 1.000...


Sobre o passeio, que lugar lindo! O Vale é resultado dos terremotos, vulcões e ventos da região. Antes, acredita-se que era mar, pois não só existem várias formações de sal, como foram encontrados alguns vestígios de vida marinha. Além disso, é uma cordilheira mais antiga que a dos Andes, mas eu não me lembro e nome, e é rodeada por 3 vulcões, sendo um deles ativo.

Primeiro fizemos uma caminhada de +/- 1h30m in pelo vale. Cada vista mais linda do que a outra e, claro, o sol e o céu azul contribuíram bastante pro visual! A caminhada possui algumas subidas bem íngremes, mas vale muito a pena!! Depois fomos para a caverna de sal. É uma formação rochosa interessante, sem contar que vale fazer pela aventura!

Por fim, terminamos o tour em um local para ver o pôr do sol... Uau!! Serio, uau! Não tinha 1 nuvem no céu! E a luz do sol batendo nas montanhas tornou o visual ainda mais fantástico! Sem contar que, quando o sol saiu do horizonte, as montanhas do lado oposto começaram a ficar rosadas... Que espetáculo da natureza! E, pra ajudar, o grupo que estava conosco era muito divertido!!!

Terminamos o dia com o Tour Astronômico. O Chile, ou melhor, a região do Atacama é conhecida como o lugar ué possui o céu mais claro do mundo, isso porque chove pouco e tem pouca umidade (as cordilheiras "barram" a umidade proveniente dos oceanos). Isso é tão forte que existe uma região na qual diversos países possuem telescópios para realizar estudos sobre o astronômicos. Por esse motivo o passeio noturno é tão famoso. Quando chegamos no lugar, a surpresa: o guia é brasileiro. E digo mais, baiano de Porto Seguro! Nilda e eu nos divertimos muito com ele! Sobre o passeio, eu amei! Frio, ok, mas nada congelante. Mas a "aula" sobre o céu, as estrelas, constelações, etc, foi muito bacana; eu nunca tinha visto estrela com telescópio (adorei!! Vi 3 luas de júpiter além das sus linhas marrons): e, pra completar, eu estava com uma saudade absurda de um céu estrelado!!

Clara, falando sobre o dia 19 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário