sábado, 24 de novembro de 2018

Matando Saudades

Hoje foi o dia de seguir para a segunda etapa da viagem. Mas antes, queria compartilhar uma informação sobre Roma.

Praticamente toda praça que eu fui, tinha um obelisco. Isso me deixou tão curiosa que fui investigar quantos eram em Roma e se todos teriam sido "retirados" do Egito. Segundo o Wikipedia, Roma é a cidade que abriga a maior quantidade de obeliscos do mundo. Oi?!?!? Ainda de acordo com o Wikipedia, os "romanos antigos utilizavam navios pesados especiais chamados navios obelisco para transportar os monumentos pelo Nilo até Alexandria e, de lá, através do Mediterrâneo até Óstia Antiga, de onde eles eram depois transportados pelo Tibre até a capital imperial.". Tudo indica que existam algo em torno de 19 obeliscos em Roma, dos quais 8 são de fato do Egito antigo (foram "retirados" do Egito), 5 da Roma Antiga (os romanos encomendaram novos obeliscos do próprio Egito ou fizeram réplicas em Roma), 1 de Axum, Etiópia (esse foi devolvido para lá em 2005) e 5 obeliscos modernos, feitos nos últimos 300 anos).

OK, agora sobre o meu dia. Logo cedo (umas 8h) fui para o aeroporto rumo a Portugal! Chegando em Lisboa, fui recepcionada por dois abraços mais do que calorosos: minha afilhada e minha irmã! Fomos direto para a casa delas.

O resto do dia foi "só" matando saudades, arrumando mala e colocando conversa em dia... Ótimo para descansar e desacelerar um pouco!

Clara, escrevendo sobre o dia 20 de novembro de 2018, terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário