quarta-feira, 30 de abril de 2014

Um Pouco de História

Vou começar com um pequeno resumo do que eu aprendi hoje. Os Astecas eram um povo nômade que, mais ou menos no século XIV se estabeleceu em uma ilha localizada em um lago (onde hoje fica a Cidade do México). Nessa ilha eles construíram sua primeira cidade (localizada mais no centro da ilha). Em um segundo momento, foi construída uma segunda cidade, localizada mais ao extremo leste, se eu não me engano.
Dito isso, vamos aos locais visitados hoje. Começamos o tour em Tlatelolco. O que é isso? Trata-se justamente da segunda cidade mencionada no parágrafo anterior! suas ruínas ficam no meio da Cidade do México, e são super bem preservadas (pelo menos a parte que sobrou do ataque/destruição dos espanhóis). Outra coisa interessante é que, quando os espanhóis destruíram a cidade, eles utilizaram as mesmas pedras das pirâmides - e demais prédios – para construírem uma igreja que fica no mesmo local. Então parece que tudo foi feito pelas mesmas pessoas, na mesma época! Bem interessante!
Segundo lugar visitado foi a Basílica de Guadalupe. Todo o complexo (será que eu posso chamar assim?) é fantástico, pois é constituído pela basílica antiga, por uma nova imensa, por uma igrejinha pequena antiga, um parque imenso dedicado à Guadalupe, uma pequena igreja em cima do morro e um espaço aberto imenso que fica no meio disso tudo. O lugar é lindo, e tem uma energia fantástica! A histórica dela é bem interessante, inclusive o significado que ela possui para os Mexicanos, mas o que mais me tocou é o fato de que, naquele lugar, desde a época dos Astecas, existiam relatos de milagres/lugar sagrado. Tanto que os Astecas diziam que “a mãe de todos os deuses morava lá”. Depois, quando vieram os espanhóis, continuaram ocorrendo novos registros de milagres. Ou seja, independente da religião, povo ou crença, ali é um lugar diferente... Um fato interessante: eu comentei rápido no 1º parágrafo que a Cidade do México foi construída em cima de um lago antigo, correto? Então, parte da cidade está cedendo... Existem construções que estão completamente tortas e começaram a rachar. Uma dessas construções é justamente a basílica antiga de Guadalupe (por isso foi construída a nova)!

Terceiro lugar visitado: As Pirâmides de Teotihuacan. Elas ficam localizadas a mais ou menos 40km da Cidade do México. Mais um pouquinho de história? Tudo indica que elas foram construídas pelos Totonacas, civilização bem mais antiga que os Astecas, eles são de alguns séculos antes de Cristo. Aí vem o mesmo questionamento que fiz em Chichen Itza: como eles conseguiram fazer essas construções imensas? As duas pirâmides inteiras (do Sol e da Lua) são ainda mais altas que a Chichen Itza! Porque então elas não são uma das 7 maravilhas? Fiquei me perguntando isso e a conclusão que tive foi: Chichen Itza é muito mais bem trabalhada: existe uma preocupação nos significados, nos desenhos, nas simetrias e nos efeitos... Em Teotihuacan são “apenas” pedras sobre pedras! Foi a única conclusão que cheguei! Uma coisa bacana: é possível, aqui, subir nas pirâmides! Minha mãe não subiu, então eu subi com outros 2 brasileiros que estavam na excursão do tour! Que vista... Cansa muito, e quanto você está lá na base a ideia de subi-las assusta, mas vale muito a pena!
De noite, mãe e eu fomos jantar em um restaurante em Polanco chamado Villa Maria. É um restaurante de comida mexicana, com mariaches e decoração bem típica. Não comemos muito bem (apesar das sobremesas imensas), mas valeu para conhecer! Acredito que quem gostar de comida mexicana – e seu tempero picante – vai gostar da comida...
Clara, escrevendo sobre o dia 25 de abril de 2014
Comentários dos Comentários:
CaRla: Ei, nossa próxima viagem é o super cruzeiro, hein?!? Dan falou que vai ter que ficar para o próximo ano mesmo...
Ramon: Inter... realmente a cor do mar é sensacional! Coloquei como fundo de tela do meu celular! O mergulho de snorkel realmente é tranquilo, ainda mais nessa água super transparente, nem da medo! Confesso que Cancun não estava na lista de prioridades, fui apenas para aproveitar a oportunidade... Mas valeu cada centavo, faria tudo de novo!


Um comentário: