terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Conhecendo a cidade dos castelos (Sintra)


Hoje tirei o dia para conhecer Sintra! É possível ir para lá de trem a partir de Lisboa, saindo da estação Rossio. Como eu estava em Cascais, peguei o ônibus (ou, como os portugueses chamam, autocarro).

Os ônibus saem da estação de autocarros de cascais, que fica embaixo do Centro Comercial Cascais Villa, a 100m da estação de Comboio. Tem 2 opções de ônibus, o 403 (que demora 1 hora até chegar em Sintra, mas passa pelo Cabo da Roca), e o 417 (é mais direto, 30 min até Sintra, foi o que eu peguei).

A empresa de autocarro de Sintra, Scott Urb, oferece um bilhete turístico diário de Hop On Hop Off, que vale muito a pena, caso você tenha tempo de ir em mais de dois castelos em um mesmo dia. Como não foi o meu caso (cheguei tarde), peguei com eles um esquema ida e volta para cada castelo que eu queria ir (deu um total de EUR 7,50).
Comecei meu tour pelo castelo que eu mais queria ver, a Quinta da Regaleira, uma das construções mais novas da cidade (século XX). O charme do lugar não está no castelo em si (que eu achei bem simples), mas sim no seu jardim, que é imenso! Não é um jardim normal, com um paisagismo “certinho”, mas algo diferente que a cada curva tem algo novo! Você encontra pequenas e médias construções, grutas, lagos, pontes, atalhos para fazer trilhas, e o mais bacana, passagens “secretas” (bem identificadas no mapa, rsrsrs). Algumas das passagens estão iluminadas artificialmente, outras são um completo breu (arrisque, uma delas me levou a um lugar bem interessante). O mais incrível, para mim, foi o Poço Iniciático (algo assim...), uma torre invertida de 27 metros que é um dos acessos a essas passagens subterrâneas!

O segundo, e último, local que eu fui foi o Castelo dos Mouros. No século VIII, quando Portugal estava sob domínio dos árabes, eles construíram o castelo no ponto mais alto da montanha.
Não preciso nem dizer que a vista é justamente um dos principais atrativos, né? Mas tem outro que, para mim, é tão interessante quanto: a parte arqueológica! Ao longo de todo o local tem placas informando o que cada construção (ou resquício) significa. Os mais impactantes e/ou interessantes, para mim, foram o Túmulo, a Cisterna e a Necrópole Cristã!
Depois voltei para casa para arrumar as malas.

Clara, escrevendo sobre o dia 06 de dezembro de 2016.

2 comentários: