sexta-feira, 27 de abril de 2018

Cusco

Logo cedo pegamos um voo de La Paz para Cusco. As únicas coisas que deram pra ver de La Paz é que o trânsito é um caos e que, ao invés de ônibus, o principal meio de transporte é Van / Topic...

Ao chegarmos em Cusco, deixamos as coisas no hotel e seguimos para o centro para trocarmos o dinheiro. Seguimos pela avenida El Sol em direção à Praça das Armas. Encontramos basicamente 4 valores de câmbio (na ordem do menos para o mais vantajoso, na visão de quem compra a moeda local): o dos bancos, o das casas de câmbio próximas à Praça, o das casas de câmbio mais afastadas da Praça (que também vendem outras coisas) e o dos "ambulantes" nas ruas. Nós compramos com os penúltimos.

Seguimos para a Praça e almoçamos em um dos restaurantes que ficam no 2o piso dos "prédios" ao redor da praça, com vista para a mesma. Foi uma ótima escolha pois, além da bela vista, pegamos um "prato executivo" bom e barato!

Devidamente "alimentadas", fomos explorar a cidade. Uma curiosidade, Cusco é alto (3.400m acima do mar), mas a região de Uyuni e parte do Atacama é ainda mais alto. Acho que por isso não sentimos o famoso "mau da altura" aqui! Primeiro, claro, ficamos na praça, linda, espaçosa, com a Catedral Del Cusco super imponente em um dos lados, e a Igreja Companhia de Jesus, menor mas não menos bonita, em outra lateral. Pensem em uma praça agradável de se ficar? Aliás, Cusco é uma cidade encantadora!! Você pode se perder pelo centro que estará bem! Casinhas e lojas acolhedoras, ruas pequenas... Aí vem uma dica importante: procure ficar no centro! Faz diferença! Nós ficamos em um hotel legal, mas que ficava há 10 / 15min do centro, o que às vezes dava preguiça de sair...

Voltando à nosso passeio, passei pela rua onde tem a "pedra de 12 lados". Lembram que no Egito comentei sobre as pedras utilizadas em construções possuem diversos lados (não apenas os 4 "padrões") para dar maior estabilidade e que o único outro local que foi vista essa "tecnologia" tinha sido justamente no Peru, com os Incas? Então, queria ver "ao vivo"!
Passamos por algumas feiras de artesanato, fomos no museu do chocolate e do café (ambos interessantes, mas o 1o se destaca por você poder provar diversos chocolates, licores, etc.) e paramos em uma sorveteria deliciosa. Sim, sorveteria. Não estava tão frio... Ela nos lembrou a San Paolo, pois faz a mistura na hora, mas com uma diferença: a mistura sai muito mais uniforme! Exemplo, pedi sorvete de baunilha com morango e leite condensado. A mistura do sorvete com morando parecia que tinha sido feita em um liquidificador, sem perder a textura do sorvete! Uma delícia, super recomendo. Se eu não me engano, o nome é Mamá Cucharitas.

A noite, fomos jantar em um restaurante chamado Pachapapa. Demos sorte, fomos sem reserva e pegamos a última mesa disponível. Lugar bastante agradável, fica pertinho do hotel, bom atendimento e a comida muito boa. Ok, comemos pizza, mas isso não diminui de forma alguma a qualidade da comida!!

Clara, escrevendo sobre o dia 25 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário