sexta-feira, 4 de abril de 2008

Toronto e Canada

Hoje comentarei um pouco diferente. Vou colocar as impressões gerais de Toronto e depois colocarei os lugares que visitei como tópicos.
Toronto, um pequena Nova York, eu diria. Grande, porém não tão grande, possui uma diversidade de pessoas e estilos impressionante! Principalmente se você só ficar na Downtown, onde ficam as principais atrações turísticas. Quando você sai dessa região, encontra um lugar mais calmo, com bem menos prédios, porém com a mesma diversidade em menor quantidade. Ah, neve? Nevou por aqui? Só vimos amontoados pequenos encostados nos cantos...

Sobre Canadá como um todo, esse também é um capítulo a parte. Porque? Vamos lá: não considero Canadá tão primeiro mundo! O país possui defeitos tão “subdesenvolvidos” como os nossos. Exemplos: em Montreal, a Torre Inclinada, que era para estar pronto no início das Olimpíadas, só foi finalizada 10 anos depois dos jogos terem acontecidos! Outra coisa, canadense no trânsito parece baiano (utilizando a expressão paulista). Eles fazem muita bagunça, retorno onde não deve ou mesmo não respeitam “tanto” o semáforo. Mas uma coisa é fato: se um pedestre pisa na rua, automaticamente eles param, independente de pra quem o sinal “está aberto”. Taxista? Definitivamente, sempre que entrávamos em um taxi, nos sentíamos no Brasil! Se a gente falasse que íamos para um lugar perto, todos fechavam a cara. Uma história merece destaque: chegamos em Toronto, na estação de trem, e fomos pegar um taxi. O taxista começou a colocar nossas malas no porta malas e perguntou pra onde nós iríamos. Nós começamos a procurar o papel enquanto ele colocava as malas. Quando falamos o nome do hotel, ele parou, falou que as malas não cabiam no carro dele, colocou as malas pra fora e foi embora, literalmente! Sim, o hotel é próximo, mas mesmo assim! Foram $7,00 dólares canadenses a corrida. Mas, nem tudo é ruim por aqiui, claro! Sempre que a gente ficava parado em algum lugar com cara de perdito, aparecia alguém para perguntar se precisávamos de ajuda, se poderiam dar alguma indicação! E, tirando os taxistas, a grande maioria dos canadenses que tivemos contato foi super simpático e prestativo!

Agora vamos para a descrição do dia. A ordem que aparecer abaixo foi a ordem que fizemos as coisas:
Queen`s Park: Muito fofo e grande, esse parque! O melhor de tudo foi ver os esquilos – e tentar tirar fotos com eles! Muito engraçado eu, feito uma abestalhada, correndo atrás deles e Dan tentando tirar fotos!


Chinatown: sinceramente? Tudo sempre a mesma coisa, mas em proporções diferentes! VÁRIOS estabelecimentos comerciais com placas em chinês, muita “buginganga” sendo vendida a preço de banana...

Little Italy: só vale a pena ir se você tiver MUITO tempo livre. Fica afastado do centro de Toronto, e não tem nada “característico” da Italia. O bairro – ou região, não sei se já virou o nome do Bairro – só tem casas, nenhuma construção alta, alguns restaurantes e pronto. Foi onde almoçamos.

Campbell House: só tem dois fatos interessante. 1, que é uma casa relativamente pequena, e fica em uma avenida super movimentada, onde só tem prédios grandes e modernos. 2, ela originalmente foi construída na cidade de York, e literalmente transferida para o local onde está hoje em Toronto.

CN Tower: Literalmente, você consegue vê-la por toda a cidade! É a "obra humana" mais alta do mundo, com 447 metros de altura e, segundo informações no local, se você for em um dia claro, consegue ver a cidade de Niagara Falls. Bem, fomos em um dia claro e só vimos uma fumaça lá longe...

Skydome: fica ao lado da CN Tower. É um mega estádio de beisebol com teto removível. Só passamos por fora do estádio.

Music Garden: lindo, fofo demais! Teoricamente, toda a forma como as plantas, árvores e até mesmo pedras e “caminhos” estão distribuídas no local foram inspirados em estilos específicos de danças. Existem as placas explicando cada homenagem, mas o importante é que é um parque um pouco diferente do normal. E olha que vimos no inverno, praticamente sem folhas!

Harbourfront Center: na verdade também só passamos pela frente. Fica no litoral do lago de Ontário, assim como o Music Garden. É como se fosse um pequeno complexo de esportes aquáticos, com espaços para teatros e coisas do tipo.

Air Canada Centre: Esse vale um parágrafo especial. Na verdade, hoje foi dia de jogo de hóquei, o time da casa (Toronto Maple Leafs) contra o já conhecido Ottawa Senators! Isso mesmo, o time de Dan. Na volta passamos pelo estádio e, claro, fomos para a porta. Dan tirou fotos e, quando observamos o cenário, tinham uns torcedores do Toronto muito engraçados com uns sacos na cabeça que dizia “Upset Fan”, algo tipo “fã triste/chateados”, pois o Toronto já esta eliminado da próxima etapa do campeonato. CLARO, Dan foi para o lado deles e tirou foto! Ficou muito engraçado! Final do jogo? Senators 08 X 02 Toronto. Nós acompanhamos do hotel.

Temperaturas (sol o tempo todo):
Manhã: -7 graus, Tarde: 8 graus, Noite: -3 graus.
Comentários dos comentários:
Ramon: e quase fomos para dois jogos, mas estava muito caro. Com certeza, a viagem como um todo esta sendo A comemoração dos dois anos, isso não tenha dúvida! Anotadas, só verei suas coisas agora em NY.
Cunha / Lou: Obrigadaaaaaaaaaaa!
Liu: só um comentário: hehehehe Te amo! Saudades!
Mãe: ei, eu que tô no frio e você que fica gripada? Não vale! Vê se toma aquele super chá, ok? Beijos!

4 comentários:

  1. Gostei mais da energia de Toronto que a outras.

    Dan não viu a vitoria dos "Senadores"?

    Voces não viram nada que fizesse referencia aos indio pele vermelhas? Muitas cidades tem nome indio e eles tinha uma ciilização forte (claro, mais pelo sul).

    Claro que da CN Tower voces viram Niagara. A 'fumacinha'(gotículas d'água em suspensão) é Niagara, faz parte. O que voces não não viram foram as quedas dágua, aí tb é querer demais.......

    Desfrutem.....

    ResponderExcluir
  2. Irmããããããããã!
    Nossa, perdi dois dias de atualização!! Mas so consegui ler o dia de hoje, pq tenho q voltar a trabalhar!!!
    Mas adoreeeeeeeeeei Canadá subdesenvolvido, hahahahhaha!!! Ta vendo? Nao e tao diferennte do Brasil nao!!!
    E outra coisa.... se vc achou o taxista canadense chato pq recusou uma corrida de 7 dolares.... Sinto informar q isso aconteceria em qq lugar do mundo! Hahahahahahahahahahahaha!

    E qt ao pen drive e tênis, relaxe... só se achar mesmo, e depois vc me passa as contas. E, o pen drive, é se achar daquele pequenininho, q vc tb quer!

    E nao, vc nao precisa pegar 3 onibus nao, pq vc vai de la de casa.
    E descobri um busao bom q passa ali pertinho de casa, vc paga 28 reais e ja cai direto em Guarulhos. É o preço do tx pra congonhas.

    AH! Sábado Tia Virginia vai estar aqui tb, na casa de Carol. A gente ta pensando em ir na 25 sabado de manha, é bom q vcs duas n conhecem, e vc vai comparar os preços, hahahahahahahahhaha!!!!
    Mas se vc n quiser, a gente ve outra coisa.
    E Dan volta domingo tb com vc?

    SAUDADEEEEEEEEEEEEEEES
    BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSSSS
    Priscila

    ResponderExcluir
  3. Taxista desse jeito é que nem brasileiro, tem em qualquer lugar do mundo.
    ahahahahahaha

    Por enquanto acho que esse foi o melhor relato até agora. Gostei da separação e dos comentários sobre os lugares visitados. Tem uns pequenos erros de digitação, mas não vou ficar enchendo o saco com isso agora. Mas antes de vc imprimir pra montar seu diário de verdade vai precisar dar uma revisada.

    No mais continuo aqui acompanhando.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. eu não acho so taxistas daqui mal educados, juro.

    só isso pra comentar mesmo =P

    ResponderExcluir