domingo, 30 de março de 2008

Quebec - sobre o dia 29 de março

Quebec! Primeiro vou falar um pouco sobre a cidade. Ela é a capital da província do mesmo nome e é rodeada pelo Rio São Lourenço. Aqui, o idioma principal é o francês. Várias pessoas haviam dito para nóes que, caso só falássemos inglês, seríamos mal tratados. Conosco isso não aconteceu, muito pelo contrário. Tudo bem, antes a gente sempre fala 2 frases em francês “nós somos brasileiros'e “não falamos francês” (obrigada mãe!!), mas em 99% das vezes fomos muito bem tratados! A parte antiga da cidade ainda é cercada por muros (todas as cidades do Canadá eram muradas paraproteger de invasões dos EUA). Neles, existem alguns portões que ligam a cdade antiga à parte mais moderna.

No Post anterior, eu fiquei questionado se era primavera e agora tenho a confirmação: em Montreal era primavera. A melhor temperatura que tivemos em Quebec foi de -3 graus...

Tudo começou logo quando acordamos; -14 graus. Resolvemos dormir mais um pouco e, quando saímos do hotel, a temperatura estava um pouco melhor: -10 graus, sem contar que durante toda a manhã ficou nevando! Fomos tomar um café da manhã, beber chocolate quente e comer croassant, para ser mais exata, em um cafe perto do hotel. Depois começamos o tour do dia: Porte Saint Jean, onde tiramos fotos tanto do portão com da Rue D`Alutefuil (que tinha uma linda ávore totalmente sem folhas e cheia de neve), passeamos por toda a Rue Saint Jean, que é uma rua comercial cheia de boutiques, até chegarmos na Catedral de Notre Dame. Na frente dela tem uma praça com o mesmo nome. Dan quis ir até o meio dela... Vocês podem adivinhar o que aconteceu... Afundou quase a perna inteira (a neve tinha acabado de cair, então estava muito fofa). Na frente da catedral tem o Hotel de Ville / City Hall, tipo a prefeitura. Toda esse tour foi na “antiga Quebec”, ou seja, dentro dos portões. A arquitetura é bem antiga, com castelos e muros/paredes de pedras, lembrando bastante a Europa.
Na parte da tarde fomos para o Chateau Frontenac – um mega castelo que pode ser visto por boa parte da cidade e que hoje funciona como um Hotel – e a praça da Rue Des Carriêres. Desses dois lugares temos uma bela vista do Rio São Lourenço – que esta 50% congelado. Depois descemos o Funiculaire – bondinho que liga a antiga quebec, no alto, com o porto, na parte baixa – para o Quartier Petit-Champlain, que também é uma rua comercial cheia de boutiques, e para o Vieux Port, onde temos uma bela vista do castelo.

De noite andamos por toda a Rue Saint Louis – rua na Antiga Quebec, cheia de restaurantes, atravessamos o Porte Saint Louis em direção à Quebec moderna, tiramos fotos no belo prédio do Parlament, seguimos pela Grande Allée Estad – rua “badalada” com bares, restaurantes e o que achamos que fossem boates, até o L`Astral bar e restaurante Rotatif, onde tivemos uma excelente vista “do alto” da cidade, com destaque para o castelo iluminado. Comemos uma pizza no Bar Cosmos e voltamos para o hotel.

Temperaturas:
Manhã: -14 e -10 graus; Tarde: -3 graus; Noite: -4 graus.

Comentários dos comentários:
Marco: Valeu Marcão! Estamos curtindo! Frequente semrpe pra ficar informado sobre a viagem!
Tia Rosa / Mãe: pode ter certeza que estamos curtindo muito, cada segundo e cada lugar! Planejavamos frio, mas não sei se tanto... Mas o que importa é que esta dando tudo certo! Saudades, beijos!
Ramon: Sim, levei o celular e ele pega aqui direitinho, o problema é que sai um pouco caro... Acho válido fazer “comentários dos comentários”, é uma forma de agradecer quem nos escreve!
Eduardo: O jogo já esta agendado: Canadiens X Senators, dia primeiro de abril, no estádio dos Sens! Abraços!