Quebec! Primeiro vou falar um pouco sobre a cidade. Ela é a capital da província do mesmo nome e é rodeada pelo Rio São Lourenço. Aqui, o idioma principal é o francês. Várias pessoas haviam dito para nóes que, caso só falássemos inglês, seríamos mal tratados. Conosco isso não aconteceu, muito pelo contrário. Tudo bem, antes a gente sempre fala 2 frases em francês “nós somos brasileiros'e “não falamos francês” (obrigada mãe!!), mas em 99% das vezes fomos muito bem tratados! A parte antiga da cidade ainda é cercada por muros (todas as cidades do Canadá eram muradas paraproteger de invasões dos EUA). Neles, existem alguns portões que ligam a cdade antiga à parte mais moderna.
No Post anterior, eu fiquei questionado se era primavera e agora tenho a confirmação: em Montreal era primavera. A melhor temperatura que tivemos em Quebec foi de -3 graus...
Tudo começou logo quando acordamos; -14 graus. Resolvemos dormir mais um pouco e, quando saímos do hotel, a temperatura estava um pouco melhor: -10 graus, sem contar que durante toda a manhã ficou nevando! Fomos tomar um café da manhã, beber chocolate quente e comer croassant, para ser mais exata, em um cafe perto do hotel. Depois começamos o tour do dia: Porte Saint Jean, onde tiramos fotos tanto do portão com da Rue D`Alutefuil (que tinha uma linda ávore totalmente sem folhas e cheia de neve), passeamos por toda a Rue Saint Jean, que é uma rua comercial cheia de boutiques, até chegarmos na Catedral de Notre Dame. Na frente dela tem uma praça com o mesmo nome. Dan quis ir até o meio dela... Vocês podem adivinhar o que aconteceu... Afundou quase a perna inteira (a neve tinha acabado de cair, então estava muito fofa). Na frente da catedral tem o Hotel de Ville / City Hall, tipo a prefeitura. Toda esse tour foi na “antiga Quebec”, ou seja, dentro dos portões. A arquitetura é bem antiga, com castelos e muros/paredes de pedras, lembrando bastante a Europa.
Na parte da tarde fomos para o Chateau Frontenac – um mega castelo que pode ser visto por boa parte da cidade e que hoje funciona como um Hotel – e a praça da Rue Des Carriêres. Desses dois lugares temos uma bela vista do Rio São Lourenço – que esta 50% congelado. Depois descemos o Funiculaire – bondinho que liga a antiga quebec, no alto, com o porto, na parte baixa – para o Quartier Petit-Champlain, que também é uma rua comercial cheia de boutiques, e para o Vieux Port, onde temos uma bela vista do castelo.
De noite andamos por toda a Rue Saint Louis – rua na Antiga Quebec, cheia de restaurantes, atravessamos o Porte Saint Louis em direção à Quebec moderna, tiramos fotos no belo prédio do Parlament, seguimos pela Grande Allée Estad – rua “badalada” com bares, restaurantes e o que achamos que fossem boates, até o L`Astral bar e restaurante Rotatif, onde tivemos uma excelente vista “do alto” da cidade, com destaque para o castelo iluminado. Comemos uma pizza no Bar Cosmos e voltamos para o hotel.
Temperaturas:
Manhã: -14 e -10 graus; Tarde: -3 graus; Noite: -4 graus.
Comentários dos comentários:
Marco: Valeu Marcão! Estamos curtindo! Frequente semrpe pra ficar informado sobre a viagem!
Tia Rosa / Mãe: pode ter certeza que estamos curtindo muito, cada segundo e cada lugar! Planejavamos frio, mas não sei se tanto... Mas o que importa é que esta dando tudo certo! Saudades, beijos!
Ramon: Sim, levei o celular e ele pega aqui direitinho, o problema é que sai um pouco caro... Acho válido fazer “comentários dos comentários”, é uma forma de agradecer quem nos escreve!
Eduardo: O jogo já esta agendado: Canadiens X Senators, dia primeiro de abril, no estádio dos Sens! Abraços!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirpressão = forma/area tinha q ser um eng msm, mas n adianta a desculpa, pq nem tds os calculos da fis se aplciam na pratica!!hauehuheuhe
ResponderExcluirgorrrrdinhoo!!!
ja quero vcs de volta ;//
É, eu imagino que o deslocamento não seja muito barato, mas enfim...
ResponderExcluirValeu mais uma vez pela lembrança.
beijos
Sigo acompanhando. PS, já que sta com diiculdade de trazer uma bola de neve, um pouco de fumacinha serve.
ResponderExcluir