segunda-feira, 23 de outubro de 2017

A Terceira Maravilha do Mundo Moderno (que eu conheço)

O dia começou às 04:30 da manhã, foi o horário que acordamos para pegar o voo para a Jordânia! Para variar, tudo organizado: o próprio hotel nos acordou, e tinha transfer para o aeroporto (tudo por conta da Emirates).

Chegando na Jordânia, a primeira (boa) surpresa foi o aeroporto: muito bonito, organizado e absurdamente mais limpo e arrumado do que o de Salvador! E olha que estamos no meio do deserto! A segunda surpresa foi quando fomos fazer o câmbio do dólar: veio menos "dinheiros" do que entregamos! Estou dizendo que eu não pesquisei nada antes da viagem... Na hora procurei na Internet (WiFi) e vi que realmente a moeda da Jordânia é mais forte do que o Dólar US e Euro! 1 Dinar = (aproximadamente) USD 1,50 / USD 1 = 0,71 Dinar...

O carro nos pegou no aeroporto (fechei tudo com agência de viagem, lembram?) e fomos direto para Petra. Foram mais ou menos 3horas de viagem, com parada para almoço (horrível, nem vale resenha).

Chegando no hotel (P. Quattro, muito bom), trocamos de roupa e fomos para a Cidade de Pedra (Petra, o parque, aparte histórica, sei lá). Chegando lá, nos encontramos com o guia, e começamos a explorar a cidade. Rapaz... Incrível!  Primeiro um pouco da história : Petra é conhecida como cidade de Pedra porque ela foi esculpida nas próprias montanhas do local. TUDO construído nas montanhas, tudo grandioso e com detalhes impressionantes! Ok, isso não é historia, né? Rsrsrs quem "construiu" foram os Nabateos, nômades que se instalaram nessa localização há mais ou menos 300 anos antes de Cristo, devido a dois principais fatores: era rota estratégica de comércio e era um local muito protegido. Depois de alguns anos os romanos se apropriaram da cidade e, após um grande terremoto, eles a abandonaram. Posteriormente,  os bizantinos chegaram a ficar um tempo por lá e depois apenas os nômades beduínos passaram a ter acesso à cidade. Tanto que só em 1812 um historiador suisso, após se fingir de árabe, conseguiu convencer um grupo de guias locais beduínos para ser levado à "cidade escondida". A partir daí o mundo ocidental e os historiadores passaram a explorar o local!

Como antecipei lá em cima, o local realmente é impressionante! É loucura pensar que isso foi construído a mais de 2.000 anos e continua do jeito que está. Pensar, então, que foi tudo esculpido em montanhas? Ao vivo vc entende porque a cidade foi escolhida como uma das 7 maravilhas do mundo moderno...

Conhecer a cidade é bem simples: só existe um caminho, uma estrada principal. Para percorre-la toda são em torno de 12km (ida e volta), contando com a escadaria para chegar na última atração, o Monastério. Mas também existem caminhos adjacentes que levam até algumas atrações que ficam no alto, eles não estão nesses 12km! Vc pode percorrer tudo a pé, parte a cavalo ou de carroça, ou de Mula. Ah, atenção: tudo tem que pagar gorjeta. Se gostou muito, 20%, se detestou, 10%.

Dicas: se vc quiser conhecer TUDO, incluindo o Monasterio AD Deir (que é lindo, e muito maior do que o Al Khazna Treasure, onde Indiana Jones foi filmado), são necessários pelo menos 5 horas. Em 3 horas vc visita, com guia, 70% do "parque". Mas o monasterio fica MUITO mais afastado. São mais de 800 degraus de escada para chegar lá. Nós fomos de mula, isso mesmo (que aventura, kkkk, mas essa resenha não vem pro blog), e mesmo assim demorou. No total, levamos 5h30min no parque. Atenção: nesta época (final de outubro) o sol se põe 18h,e lá é um BREU!! Lembrem-se, estamos no meio de deserto, de diversas montanhas! Afirmo isso porque nós acabamos saindo de lá só às 19:30. Estávamos praticamente sozinhas. O guia nos acompanhou até terminar o siq (desfiladeiro / fendas das montanhas por onde vc passa para chegar ao início das grandes construções), mas depois eramos só nós duas e um cachorro, fofo, que ficou conosco até o final (e depois sumiu!). Se vale a pena ir até lá? Com certeza, mas vá com tempo e não tenha problemas com longas caminhadas!!!

Sobre a emoção de estar lá... Caramba... Uau!!! Vale muito a pena ir com guia, porque eles mostram detalhes que, se estivéssemos sozinhas, com certeza passaríamos sem perceber!!!!

Clara, escrevendo sobre o dia 23/outubro/2017.

3 comentários:

  1. Aeroporto mais limpo e organizado que o de Salvador não é muito difícil, ainda mais que as obras lá até agora não acabaram.

    Vc não olhou nem a cotação da moeda? Não estou te reconhecendo, devolvam a Clara que eu conheço! kkk

    Essa foto da cidade de pedra me lembra algum filme, mas não vou lembrar qual.
    Adorei a foto de vc e sua mãe no cavalo com os chapéus pra cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk, verdade, aeroporto de Salvador não é um bom parâmetro, né? Kkkkk
      Pois é, o que a falta de tempo não faz... Não pesquisei nada!!!
      TB adorei essa foto!! ❤️

      Excluir