sexta-feira, 28 de junho de 2019

Segunda etapa - Sydney

Mais um dia intenso, de muita caminhada, conhecendo muitos lugares, e com vistas e surpresas bem interessantes! Como passamos por diversos lugares, vou usar aquela ótima estratégia de pontuação, ok?

The Royal Botanic Garden
O Jardim Botânico Real de Sydney possui 30 equitares e mais de 8000 espécies de plantas, sendo algumas delas raras no mundo. Ele é como se fosse um Oasis, alívio, no meio do distrito financeiro, e fica ao lado do Opera House. O curioso é que o jardim é famoso por ter moradores um tanto peculiares: morcegos imensos que são conhecidos como "raposas voadoras". Porém, não sei se por causa do inverno, não os vimos. Como o Jardim tem diversas áreas e mini jardins, selecionamos alguns para visitar:
- Palace Rose Garden: se vimos 2 rosas foram muitas... Culpa do inverno.
- Camelia Garden: novamente, poucas camelias floridas...
- Begonia Garden: só encontramos esse trecho por causa das placas, pois não tinha nenhuma flor.
- Succulent Garden: lindo jardim de cactos! Ele fica em uma área separada, vale à pena entrar. É bem pequeno.
- Andrew (Boy) Charlton Swimming Pool: piscina pública que, claro, estava fechada. Mas o interessante daqui é ver a vista para a Wolloomooloo Bay.
- Mrs Macquarie's Chair / Mrs Macquarie's Point: definitivamente vista excelente não só da Opera House com a Harbour Bridge, mas também do skyline da cidade! A maioria dos sites que li sobre Sydney falam que este é o melhor ponto para tirar a foto do cartão portal da cidade. Apesar de mais afastado, de todos os lugares que visitei hoje, confirmo essa afirmação.
- Continuamos a caminhada beira do o mar até chegar no Opera House.

Opera House
Provavelmente trata-se da atração turística, cartão postal, mais famosa da Austrália. Ele é o monumento mais visitado do país, recebendo mais de 8 milhões de visitantes e em torno de 3 mil diferentes eventos anualmente. O governo da Austrália fez um concurso internacional e em 1959 o dinamarquês Jørn Utzon, vencedor, iniciou o projeto. Pelo que li, ocorreram diferenças entre ele e o governo e, em 1966, ele abandonou a obra. Desde então ele nunca mais esteve no local, nem pra visitar após a inauguração, que foi feita pela própria rainha Elisabeth, em 1973. O edifício chegou a ser finalista da lista / votação das 7 maravilhas do mundo moderno e em 2007 foi declarado pelo governo um Patrimônio da Humanidade. Uma curiosidade: quando você se aproxima das "velas", a cor branca é uma estrutura de azulejos dispostos de uma maneira que parecem escamas de peixes.
Almocamos no restaurante Opera Kitchen. Apesar de ter uma localização especial, a comida não valeu muito à pena...

Circular Quay
 É o principal terminal de balsas de Sydney, localiza-se em frente ao centro da cidade. É de lá que sai a balsa para Manly Beach, por exemplo. A passagem por lá é obrigatória, quando vem do Opera House em direção ao bairro The Rocks.

The Rocks
Na verdade não estava no plano explorar o bairro, pois a famosa feirinha só funciona nos finais de semana, mas estava no caminho... O bairro é o mais antigo da cidade. Em 1900, por causa da peste bubônica na região, parte da população e o governo achavam que o local devia ser "limpado" com a demolição dos edificios antigos. Depois de um tempo essa ideia foi questionada e reavaliada, tiveram protestos, e o plano de reconstrução foi substituído por revitalização. Hoje o local possui diversos restaurantes, lojas e mercados de ruas. Bairro bem agradável e dá acesso aos dois próximos pontos descritos à seguir.

Sydney Observatory
Trata-se de uma estação meteorológica, mas não é isso que a torna um ponto turístico que PRECISA ser visitado. Ele fica em cima de um morro, e tem uma vista maravilhosa para a baia de Sydney e a ponte Harbour! É tão bonito que tinham 3 casais, vestidos de noivas/noivos, tirando fotos! Um por do sol lá deve ser fantástico, mas tínhamos um último local para ir.

Harbour Bridge
The Rocks dá acesso à parte pedestre da ponte, e é possível atravessá-la. Você pode acessar as escadas tanto pelo observatório, quanto pela Cumberland Street. Não é necessário atravesar a ponte duas vezes, pois só é possível andar em um lado da ponte. A vista para a baia é bem bonita, vendo is ferrys, barcos e o Opera House. Não é imperdível, mas se tiver tempo, vale bastante fazer a travessia!

Luna Park
Olha ele aqui de novo... Rsrsrs isso mesmo, aqui em Sydney também tem um Luna Park, mas desta vez estava aberto. Pensem em um parque de diversões das antigas, com aquelas lanchonetes em tons pastéis, brinquedos de tiro ao alvo e tudo o mais? É muito fofo! Ele foi inaugurado em 1935 e continua a tood vapor até hoje!

De noite, assim que saímos do metrô para irmos em direção ao hotel, nos deparamos com uma menina (Shirina Holmatova) cantando na frente da prefeitura. Rapaz... Que voz!! O local estava cheio, mas conseguimos um lugar e sentamos. Ficamos lá até literalmente ela parar de cantar! Sabem o que ela cantou? Evidências, e em português!!! Com uma ótima pronúncia! Também cantou em espanhol mas, claro, 90% das músicas eram em inglês! Depois fomos comer uma pizza no Fratelli Famous, que fica no World Square, pertinho do hotel. Pizza bem gostosa, e ambiente bastante agradável!

Clara, escrevendo sobre o dia 28 de junho de 2019, sexta-feira.