Bom dia! Hoje o dia começou com duas "decepções" mas terminou bem.
Acordamos cedo e fomos para o famoso Camp Nou, o complexo esportivo do FC Barcelona que inclui o estádio de futebol. O lugar é muito grande, e muito bem sinalizado. O tour ocorre em um museu interativo bem interessante, que apresenta a história do clube, incluindo de esportes além do futebol, com uma parte mais tecnológica bem legal. Porém, aqui eu tive a primeira decepção do dia: tudo que eu li na Internet falava de visita ao estádio. Porém, como estava em obra, o convite falava em vista para a construção. Rapaz... Terminada a visita ao tour, seguimos para "o Mirador" e... NADA! Sério, a vista dava para nada, para o lado externo do estádio, sem qualquer visão interessante. Ou seja, se você não for um amante do futebol ou do Barça, não gaste esse dinheiro...
Nos despedimos de Amandinha e Jenner, que seguiram para o aeroporto para voltarem à Inglaterra, e seguimos para o Montjuïc. Começamos o passeio pelo monte vindo da Plaça d'Espanya em direção ao Museu Nacional d'Art Catalunya. Que visual lindo! Na frente do museu tem uma área para fonte de água que é onde acontece o espetáculo da Fonte Mágica de Monjuïc. Eu já tinha lido no site que a fonte não estaria funcionando (e por todo o passeio pelo monte, de fato, TODAS as fontes / chafarizes estava secos e desativados) por causa da época de seca. Mesmo assim, deu para imaginar como deve ser um espetáculo bacana. Pelo que li, é no esquema das "águas dançantes" do hotel Bellagio, em Las Vegas.
Logo atrás da fonte fica o Museu Nacional d'Art Catalunya. Pensem em uma construção grande e linda? Poderia facilmente ter sido um castelo, mas na verdade a estrutura (Palácio Nacional) foi construído entre 1926 e 1929 para a Exposição Internacional de Barcelona de 1929. Já o atual museu constitui-se em 1990 com a junção das coleções do Museu de Arte Moderna e do Museu de Arte da Catalunha. Não entramos no museu, mas vale muito a pena vê-lo por fora.
Seguimos a caminhada subindo o Montjuïc em direção à Anella Olímpica, nome dado a área que compõe algumas instalações criadas para as Olimpíadas de 1992, tais como a Torre de Comunicações, o Estádio Olímpico e o Palau Sant Jordi. Chegando lá, e adivinhem? Outra decepção. Toda a área externa do Estádio Olímpico estava com o acesso bloqueado. Tirei minha foto com a torre de longe, ao lado de uma grade... Só foi possível entrar no estádio.
Continuando nossa subida passando pelo Jardim Botânico de Barcelona. Parece ser bem bacana e o acesso é gratuito, mas estávamos tão cansados da subida, que estava pela metade, que resolvemos não entrar e seguir com o trajeto.
Indo no sentido do Castelo Monjuïc, passamos por alguns "Miradores" (mirantes) com belíssimas vistas da cidade! Pelo caminho que estávamos fazendo, chegamos "pelas costas" do castelo, por uma parte que estava cheia de mato, que definitivamente não parecia ser turística. Mas logo depois chegamos à parte "oficial". O Castelo Montjuïc é uma antiga fortaleza militar do século 17 que ainda mantém estruturas, objetos e armas da época. Para entrar no castelo tem que pagar um ingresso, então resolvemos seguir nossa caminhada.
Fomos para os mirantes localizados ao retorno do castelo e pegamos o bondinho para descer. Apreciamos mais vistas bonitas, tiramos ainda mais fotos e, com isso, terminamos o tour pelo Montjuïc.
Voltamos para a casa de Lilla, descansamos um pouco e fomos os quatro (Lilla, Peu, Gui e eu) fazer um piquenique. A ideia original era ir para os Bunkers del Carmel (antiga base militar que protegeu a cidade durante a Guerra Civil Espanhola), que dizem ter uma vista 360 graus da cidade. Mas quando estávamos chegando, já estava perto do horário dos bankers fechar, então sentamos um pouco antes, no parque, que também tinha uma vista maravilhosa!
Curtimos muito o piquenique, apreciamos a vista, conversamos bastante... Foi uma delícia! Depois voltando para casa, onde ficamos conversando mais um bom tempo para depois irmos dormir...
Clara, escrevendo sobre os dias 14 de junho de 2023
Sua foto #xatiada ficou ótima kkk
ResponderExcluirPelo menos no final teve a vista do piquenique.