sábado, 17 de junho de 2023

Centro de Barcelona

 Bom dia! O foco do dia foi andar com mais calma e atenção pelo centro de Barcelona. Como não tínhamos nada com hora marcada, aproveitamos para dormir um pouco mais... 

Umas 10:30 fomos comer um Brunch perto da casa de Lilla. Comemos no Camelia Art Cafe, bem bom! Peguei um french toast com frutas, estava uma delícia.

De lá, seguimos para o centro. Vou pontuar os principais lugares que fomos, pois será mais fácil para descrevê-los. Mas, no geral, a ideia foi conhecer o centro desde a Praça Catalunya e ir descendo em direção ao Porto Viel, alternando o passeio tanto pela La Rambla quanto pelo bairro El Gòtic (que é uma delícia, cheio de ruas pequenas e tortas que não passam carros!).

- El Corte Inglés: Loja imensa de departamento, com uns 8 andares, bem o estilo da Macy's. No último andar tem uma mini praça de alimentação com uma linda vista da cidade. Subimos para tirar fotos e aproveitamos para fazer algumas compras... 

- Plaça de Catalunya: Fica bem no coração do centro da cidade. Dali pode-se subir pelo Passeig de Gràcia, descer pela La Rambla, ir para o Bairro El Gòtic... Além de ser uma bela praça com jardim, fontes (todas desligadas por causa do período de seca) e pombos... MUITOS pombos... Sério, uma infinidade deles... Ah, e ao redor lojas grandes como fnac, Apple e Huawei. 

- La Rambla, a principal rambla da cidade, foi construída quando caiu o muro medieval de Barcelona, no século 18. Aprendí com Lilla que rambla é a avenida / rua que tem o calçadão no meio, para os pedestres, com mesas de restaurantes ou lojinha, e nas laterais pistas estreitas para carros, bicicletas, motos ou patinetes... Essa liga a Plaça de Catalunya e o Port Vell (percurso do dia com alguns "zig zags").

- La Boqueria:  um dos mercados municipais da cidade, eu diria que o principal. É bem turístico, mas muito bacana. Tem de tudo um pouco (carnes, embutidos, queijos, frutas, temperos, peixes...), disposto de forma que dá vontade de comer ou comprar. 

- Iglesia de Santa María del Pino (Ou del Pi) : igreja de estilo gótico, a lenda mais legal é que seu nome vem pelo fato de ter sido encontrada uma imagem da Virgem Maria na parte interna do tronco de um pino (Pinheiro).

- Catedral de Barcelona: mais uma cuja  arquitetura tem estilo gótico. Ela foi construída entre os séculos 13 e 15, dedicada à Santa Eulália, uma das  padroeira da cidade. Antes de entrar na catedral, reparem que na praça, do lado direito, tem o nome "Barcino". Iulia Augusta Faventia Paterna Barcino, ou simplesmente Barcino, foi como os romanos chamaram a cidade que deu origem à Barcelona atual. Atrás dessas letras estão os restos da muralha e o aqueduto romano. Quando fui entrar na catedral, me pediram para eu colocar algo nos ombros pois estava com blusa de alsa. Joguei o casaco por cima e foi tranquilo. A catedral é imensa, claro, e bem bonita! Aqui chamo a atenção para  a cripta da Santa Eulália, que fica embaixo do altar principal. Se pagar um valor extra, +/- € 3,00, é possível subir na torre para ter uma vista da cidade, mas nós não fizemos isso. Quando estiver saindo da catedral, necessariamente você passará pelo claustro. Ele tem um jardim no meio que dá todo um charme especial!

- Plaça del Rei: a praça em si não tem nada de mais, mas vale ir pelo peso histórico. A Espanha foi unificada e virou um país em 1469, e Barcelona foi residência temporária dos Reis católicos. Parece que nessa praça funcionou o Tribunal da Inquisição... 

- Temple d'August: Barcelona possuí algumas ruínas do Império Romano, entre elas o Templo Augusto. Essas ruinas em especial só foram "descobertas" no século 19, durante obras na região. A entrada é gratuita, e o que restou do templo é "simples", mas ainda assim vale a visita! 

- Plaça Reial:  linda e grande praça repleta de cafés e bares.

Terminando essa longa parte do passeio, paramos para comer um crepe. Voltamos a nos perder pelas ruelas do El Gòtic (isso é o que é bacana desse bairro) e chegamos em um lugar chamado Grofes I Crepes. Gente, o lugar é minha cara! Parece feito para criança, com pinturas coloridas remetendo a circo, cheio de guloseimas... E digo mais, o que comemora estava gostoso!

Depois seguimos nosso rumo em direção ao Port Viel. Passamos na frente do Palácio Güel (tem esculturas de Galdí no terraço, dá pra ver algo da rua, mas não quisemos entrar) e chegamos no Monumento a Colón. Uma curiosidade: a estátua de Cristóvão Colombo está apontando para uma direção. Na hora de a colocarem em cima do pilar, iam colocar apontando para os Estados Unidos. Porém, ia ficar apontando para a Itália, que não teria muito a ver com nada. Então resolveram colocar apontando para o mar. Normalmente pode subir no monumento, mas estava fechado por causa das obras....

Por fim, seguimos até chegarmos no Port Viel. O dia estava lindo, então sentamos em um banco e ficamos lá curtindo por um tempo! Depois voltamos para casa de Lilla! 

Clara, escrevendo sobre os dias 15 de junho de 2023

Um comentário:

  1. As duas vezes que fui na Espanha um dos pontos altos sempre era visitar o El Corte Inglés.
    Mas eu fui no de Lisboa em 2019 e fiquei decepcionado porque não vendia mais discos de música (cd e vinil) e filmes (dvd e blu-ray), aí compensei com a FNAC que ainda vende.

    ResponderExcluir