Bom dia! Hoje foi o dia de conhecermos Old Deli, ou seja, a parte mais antiga da cidade, com mais "bagunça", ruas muito mais cheias, muito morador de rua, e vacas... SIM, finalmente vi vacas, 2 na verdade!
Primeiro passamos pela frente do templo Shri Digambar Jain Atishay Kshetra Lal Mandir, o mais antigo e conhecido templo Jain. Passamos por ele para o guia nos mostrar como a suástica é presente em diversos símbolos de religiões indianas. Ele explicou que a suástica significa boa sorte no hinduísmo, pois, de acordo com a lenda, o elefante cuja cabeça foi pra Ganisha, teve seu corpo encontrado no formato da suástica, e Shiva definiu que simbolizava boa sorte. E quando o símbolo possui pontos, significa proteção, sem pontos é só decoração.
Depois começamos a explorar Old Deli e fomos em direção ao templo de Shiva. O curioso: hoje é segunda-feira, dia de Shiva. Então, o Templo estava lotado! Compramos oferenda e fomos levar ao templo. Gente, uma confusão! Tiramos os sapatos, entramos no templo, e para conseguir chegar no lugar de colocar as oferendas, foi uma doideira.. Sério! Não consegui sentir nada, ver nada, uma loucura de gente, de empurra-empurra, pessoas limpando o chão só excesso de água, outras querendo sair, outras simplesmente paradas... Aí saímos de lá, fomos para uma área lateral, e de repente o pessoal começou a cantar / rezar, em um outro local de frente ao local de colocar as oferendas, e veio uma coisa tão forte que simplesmente fui pra lá. Que energia! Me arrepiei, cheguei a me emocionar. Fiquei quieta, só observando as pessoas, a unidade que se formou naquele canto, a vibração de cada um.. Aí uma indiana me deu uma vela e me mostrou o que fazer com ela, eu fiz, depois ficou batendo palmas, e todos cantando enquanto as pessoas entravam para dar as oferendas... MUITO especial! Aí reparamos que tinham pessoas fazendo fila para "falar" com o touro e assim como no Nepal (claro, mesma religião), Anup (o guia) explicou que, como Shiva está meditando, as pessoas falam seus desejos / pedidos para o boi que, quando Shiva acordar, vai repassar pra ele.
Seguimos a caminhada por Old Deli até chegarmos no Gurdwara Sis Ganj Sahib, templo Sikh construído em 1783. A religião Sikh foi fundada no século 15, e uma característica de todos os templos é que eles servem comida e bebida de forma gratuita todos os dias, para qualquer pessoa que entre no local do refeitório, pois o foco da religião é fazer o bem à comunidade. Outra característica é que eles rezam pra um livro, e não para um santo ou guru. Eles acreditam que depois de um tempo, tudo o que os gurus sabiam e podiam compartilhar já foi transcrito no livro então não é mais necessário adorar alguém, então é importante que todos aprendam a ler para estudarem o livro. Com isso, as pessoas no templo rezam virados para o livro, que fica no "altar". Para entrar no templo, é necessário que todos (mulheres, homens, crianças) tirem os sapatos e cubram a cabeça, em sinal de respeito. Dentro tem um mini "altar" com o livro, ao lado um trio cantantando e tocando cânticos e o chão todo de tapete. Na frente, a sala é grande e completamente vazada com um espaço imenso delimitado pra as pessoas entrarem, sentarem ou ajoelharem, e rezarem (no tapete). Do lado de fora dessa delimitação (mas ainda dentro da sala) também tem tapete, mas pode ficar em pé. O Templo fica aberto 24 horas, mas o livro fica exposto "apenas" das 5h às 22h, e a área onde eles dão comida fica em outro local.
"Não consegui senti nada", acho que é sentir.
ResponderExcluirTo aqui tentando imaginar o caos que vc descreveu dentro do templo. kkk
Então quer dizer que só na parte de bebidas você virou adulta, mas o paladar continua infantil? :D
Paladar ETERNAMENTE infantil!!! Não tem jeito... Mas ao menos como salada... Hehehe (sentir, corrigido :))
Excluir