Bom dia! Eu diria que hoje é o primeiro dia oficial de explorar a Índia, especificamente Nova Deli. Isso porque ontem estávamos direto do voo, todas cansadas, meio que "rodando no automático"...
O dia começou no Kartavya Path Redevelopment Proposal. É uma área imensa, construída para reubarnizar o antigo Rajpath, que se estende do Rashtrapati Bhavan (casa da presidenta da Índia) até o India Gate (lindo memorial dos soldados que sacrificaram suas vidas pelo país) em Nova Delhi. As duas construções ficam nas estremidades e tem um grande passeio de pedestre que as ligam entre si. O trajeto é cortado por 4 ruas, e ao redor tem vários prédios do governo. O lugar é lindo, muito arborizado, com vários jardins e flores. De cara nos sentimos famosas: somos 14 mulheres no grupo, nos juntamos para tirar foto no portal. Aos poucos, mulheres e crianças indianas ficaram olhando e tirando foto nossa. Aí as chamamos para se juntar a nós e, de repente, MUITA gente "entrou" na foto, foi muito engraçado! Agora, uma coisa que é o lado "ruim" de estar em grupo: deu muita vontade de caminhar por todo o local, de uma extremidade à outra, mas não rolou... Só vimos de perto o Indian Gate...
Uma curiosidade: o país possui 22 idiomas oficiais, isso porque cada região da Índia tem seu próprio idioma, seus próprios costumes. Por isso, para tentar ter uma unidade, todos falam inglês. Com isso, as escolas costumam ensinar o idioma da região onde ela se encontra e inglês. Agora, o engraçado: eu estava plena falando "obrigada" em hindi, igual ao do Nepal, e várias vezes as pessoas não me conheciam. Fui falar com o guia, e ele disse umas 3 formas diferentes de dizer "obrigada", e devido aos diversos idiomas, pode ter acontecido de pessoas não conhecerem hindi. Resultado, segundo ele, para garantir, é melhor falar "namasté".
A segunda visita foi no Templo Akshardham, que significa casa / morada de Deus. É um dos maiores templos hindus do mundo, feito quase todo em mármore e absolutamente cheio de detalhes e talhados no mármore, em TODOS os lugares das instalações. Um ponto surpreendente: ele foi construído em apenas 5 anos, o que é inimaginável pois o lugar realmente é imenso e todos os detalhes foram feitos à mão. Ah, não tenho fotos porque lá não pode entrar com nenhum eletrônico (celular, relógios) ou bolsas grandes. Deixamos tudo no ônibus, e só levamos um lenço para cobrir os ombros. Eu não lembro das informações (foram muitas), mas o guia explicou cada detalhe do templo. Cada item tem um motivo, uma explicação. A riqueza de detalhes é uma coisa de louco! O lugar que eu mais gostei foi uma parte dos 10 Portais. Esses portais são uma homenagem aos dez principais avatares de Vishnu e cada um deles conta uma história da mitologia hindu. Além de ter trazido uma energia ainda mais bacana, quando você se coloca no centro, ao falar, você ouve um eco. Atenção, só você ouve esse eco, não precisa estar vazio e não precisa falar alto. É realmente mágico!
De lá fomos almoçar em um restaurante internacional chamado Beeyoung Brewgarden. Não era a 1a opção, mas era a que estava vazia e cabia todas nós. Estava passando a final de um jogo de cricket, Índia vs Nova Zelândia então, mesmo estando vazio, estava divertido. E a comida estava maravilhosa, comi um frango MUITO bom!
Por fim, saímos de lá para uma loja / fabrica que vende tecidos e Saris, chamada I. N. A (Indian National Arts). Eu achei que iria encher o saco, ficar entediada, mas me diverti MUITO vendo todas experimentando o Sari, aí fiquei pegando no pé do dono da loja para dar um Sari para Renata (ela leva pessoas lá há não sei quanto tempo e o cara nunca tinha dado nada para ela), ele acabou emprestando um na condição de eu experimentar algum, vesti um (lindo) mas não comprei (USD 100,00), depois ficamos um outro bom tempo vendo os lenços e pashminas... Foi engraçado!
Na volta, eu gostei tanto da massagem de ontem que acabei fazendo outra de novo. Pior que fui fazer uma diferente e não foi uma decisão acertada, pois a de ontem foi bem melhor... Depois comemos no próprio hotel e fomos dormir!
Clara, escrevendo sobre o dia 09 de março de 2025
"e várias vezes as pessoas não me conheciam", acho que no lugar de conheciam deve ser entendiam.
ResponderExcluirA foto do grupo e os "locais" ficou ótima.
E você ficou linda de Sari, devia ter comprado. :D
Iiiissssooo, era entendiam! Então.. O Sari era USD 100!!! Não usaria de novo, não fazia sentido comprar...
ExcluirE tá viciada em massagem, hein? kkk
ResponderExcluirPensé e uma massagem boa?!? Afff
ExcluirTbe achei que devia ter comprado !! Ficou linda mesmo !! Porém
ResponderExcluirCaro mesmo lkk
Pra usar aonde?!?!? Hehehe
Excluir