quinta-feira, 20 de março de 2025

Explorando Rishikesh

Adivinhem? Hoje acordamos em um horário descente! Ou melhor, estávamos programadas para acordarmos às 07:30, mas eu acordei 05:30 (o corpo acostumou...).

A primeira atividade do dia foi fazer Yoga no hotel. A aula foi muito boa! Foi um pouco mais acelerada do que estou acostumada, exigiu bastante do corpo, mas eu gostei muito.


Tomamos café (não tinha ovo... Ainda bem que eu trouxe proteína em pó), e fomos caminhando até chegarmos às margens do rio Ganges, que fica pertinho do hotel. Água GELADA, mas vista incrível! Coloquei meus pés e minhas mãos apenas na água, mas Karen e Tati entraram completamente. Ficamos lá um bom tempo conversando, curtindo a manhã que estava linda e ensolarada!

Voltamos para o hotel, tomamos banho e fomos para o Asharam dos Beatles (hoje  Chaurasia Kutiya). Sua popularidade aconteceu quando o centro de meditação no final dos anos anos 60, início dos anos 70 recebeu os integrantes da banda inglesa que vieram a Rishikesh e se hospedaram no então asharam de Maharishi Mahesh Yogi, buscando por espiritualidade e transcedência. Esse período em que ficaram em Rishikesh foi um período extremamente produtivo para a banda, eles compuseram grandes sucessos lá, a maioria foi parar nos álbuns The White Album e Abbey Road. O lugar é imenso, com vista para o rio Ganges, e de uma tranquilidade maravilhosa! Muitas das estruturas ainda estão lá, principalmente os Meditation Caves, que foram construídos com pedras do rio. É realmente impossível passear por lá e não ficar imaginando como o espaço funcionava naquela época... Outra coisa bacana é que existem diversos painéis e desenhos pintados em várias partes do asharam. Os mais famosos estão em uma estrutura mais central, com diversas frases de músicas dos Beatles além de dois painéis imensos da banda.


Parada para almoço em un restaurante italiano chamado Green Italian, localizado em um hotel. A comida é boa, comi um lasanha zero apimentada (ufa), mas o atendimento com mesma confusão de sempre.

De lá voltamos para a margem do rio, no centro da cidade, para acompanharmos a cerimônia do fogo. Hoje teve participação de uma pessoa que não sabemos quem é, mas que fez um discurso lindo sobre felicidade, pois, segundo ela, dia 20 de março é o dia mundial da felicidade. Como ela fez o discurso mesclando inglês e hindi, deu para acompanhar. Claro que tinha muito menos pessoas do que em Varanasi, e muito menos poluição sonora, deixando a cerimônia mais agradável.


Depois fomos andando pelo centro, comi um sorvete delicioso, pegamos um tuk tuk, voltamos em direção ao hotel. No caminho, paramos para fazer compras em algumas lojas perto (os preços de Rishikesh foram os mais baratos de todas as cidades por qual passamos), e fomos para o hotel.

Mais uma curiosidade sobre a cidade: cai a energia toda hora, na cidade inteira. Mas logo depois ela é reestabelecida.

Clara, escrevendo sobre o dia 19 de março de 2025

Um comentário:

  1. Que esquema é esse de proteína em pó? E tinha o que no café da manhã?
    E que tenso esse negócio da energia cair toda hora.

    ResponderExcluir