domingo, 25 de outubro de 2015

Paris + Fim de Tarde Fantástico

Saímos de um país no qual tivemos uma bela aula de geografia, e agora estamos em um que nos proporciona ótimas aulas de história!

Começamos o dia indo para a Ile de La Cite. Passamos pela frente de La Conciergerie (não entramos por questão de tempo, resolvemos priorizar outros museus/lugares que achamos mais interessantes) e fomos para a Sainte Chapelle. A Conciergerie e a Sainte Chapelle são os vestígios do mais antigo palácio real parisiense, o Palácio de la Cité, considerado uma das maravilhas da arquitetura medieval na França. No final do século 14, o rei Carlos V se mudou para o outro lado do rio Sena, se instalando do Louvre.  O antigo palácio continuou a ser usado para funções administrativas e como sede do parlamento. Por fora, parece que Sainte Chapelle não é nada demais. Porém sua verdadeira beleza está na parte interna, mais especificamente no segundo andar. Explicando melhor, o primeiro andar (o da entrada) ficava a capela construída para os súditos do rei e o andar superior era a capela real privada. Ela possui uns vitrais de 15 metros de altura fantásticos. Vale a pena demorar para apreciar uma a um, com suas respectivas explicações.

De lá, fomos para a Notre-Dame. Queríamos primeiro ir no Archeological Crypt, mas estava fechado para reformas, então fomos direto para a catedral. Sim, ela realmente é imponente! Muito bonita, imensa, com uma arquitetura incrível. O mais incrível ainda foi que, quando chegamos, estava acontecendo uma missa, com um coral maravilhoso! Ao sairmos, tínhamos o plano de subir na torre, porém a fila estava tão IMENSA que resolvemos pular essa parte.

Em seguida fomos ao Memorial des Martys de la Déportation, local em homenagem aos judeus que foram enviados aos campos de concentração durante a Segunda Guerra. Logo quando chegamos, uma mulher vem explicar que podemos até tirar fotos, porém, por respeito, as mesmas não podem ser publicadas ou divulgadas. O memorial é pequeno, mas muito bonito. Recomendo bastante a visita.

Depois fomos para a segunda ilha (esqueci o nome agora) para conhecer e tomar o famoso sorvete Berthillon. A sorveteria estava fechada, mas bem próximo tinha um bar que vendia o sorvete. Compramos lá e fica a dica: é caro, mas vale a pena! Muito bom!

Para chegarmos no próximo destino (Palais Royal), passamos (andando) por dois pontos turísticos interessantes: Hôtel de Ville (prefeitura da cidade, que funciona como sede administrativa desde 1357) e Tour Saint-Jacques (torre construída no século XVI, é tudo o que resta de uma igreja destruída durante a Revolução). O Palais Royal atualmente é “famoso” por suas colunas listradas de diferentes tamanhos. Tinham diversas famílias brincando e curtindo o domingo lá! Para quem gosta de O Código DaVince, procure a linha Rosa Arago, também conhecida como o Meridiano de Paris na mitologia do Priorado de Sião, e o primeiro meridiano do mundo. Essa linha foi utilizada no livro (e no filme) como um caminho para o Santo Graal.

Seguimos nosso rumo em direção à L’Église de la Madeleine. A ideia inicial era construir um templo de devoção a Maria Madalena. Chegada a revolução francesa as obras foram paradas, depois Napoleão resolveu construir um templo de devoção aos soldados. Essa ideia foi abandonada com a construção do Arco do Triunfo. E assim Madaleine ficou parada até o final da revolução francesa, quando as obras foram retomadas dando origem a igreja atual. Por fora ela parece um templo grego, por dentro é realmente muito bonita e clean. Ao entrarmos não estava tendo missa, mas tinha um coral ensaiando.

No caminho da nossa busca por um lugar para almoçarmos, passamos pela frente da Operá Garnier (lindo, estava com uma banda de sopro se apresentando na frente, muito bacana) e da Galeries Lafayette (que estava fechada, afinal, hoje é sábado).

Terminamos o dia no bairro de Montmartre. Começamos nosso passeio lá pelo Moulin Rouge (clássico!!!!), fomos na Place des Abbesses para vermos o “Muro do eu te amo” (que possui a frase “eu te amo” escrita em 300 idiomas) e terminamos, claro, na Basílica de Sacré-Coeur. O plano era ver o pôr-do-sol lá, mas quando chegamos o sol já tinha ido. Mas que vista! Que lugar agradável! Tinham diversos artistas de rua, com destaque para um cantor (voz e vilão) bem na escadaria principal, e um cara que fica fazendo diversas artes com uma bola de futebol, em cima de uma pilastra da escadaria... tinha TANTA gente lá, simplesmente sentada na escadaria curtindo o início da noite, que chegava a ser empolgante. Entramos na basílica e, adivinhem? Estava tendo uma missa! E com um coral de freiras que fez arrepiar quando entramos. Acabamos assistindo um pouco da missa (acho que uns 30 minutos). Depois saímos e o pessoal continuava sentado na escadaria cantando com o cara do violão. Resolvemos nos sentar lá o curtir o início da noite. Foi muito mágico, muito bom! E foi assim que terminamos nosso dia!

Clara, escrevendo sobre o dia 25 de outubro de 2015.

4 comentários:

  1. Que delícia Paris!!!
    Adorei a escolha do roteiro de vocês ;)

    ResponderExcluir
  2. Viajar pela Europa é uma viagem sobre a história da humanidade.
    Só de conhecer lugares que são mais antigos que o nosso próprio país já é impressionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EXATAMENTE! Vira e mexe eu falo com Dan isso "rapaz, imagina q isso já existia muito antes do Brasil existir", ou então "como é q alguém morava em um castelo tão grande?" ou mesmo "e imaginar que isso aqui foi palco de várias brigas, batalhas, mortes, guerras..."...

      Excluir