segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Conhecendo Tromsø e Primeira aurora


Às 9 horas eu me obriguei a levantar. Porque “obriguei”? Bem, estava frio e escuro... Mas eu estava com fome, então...

Procurei no Trip Advisor um lugar para tomar um brunch, doida por um ovo quentinho, e acabei indo para o Kaffebonna. Chegando lá, era uma cafeteria, nada de especial... Mas estava tão quente dentro que fiquei por lá mesmo...

Depois saí para conhecer a cidade. O centro é tão pequeno, as coisas são tão concentradas, que dá para fazer tudo andando! Sério! Estava nevando, fraco, uma neve molhada, então não acumulava no chão ou atrapalhava o passeio. Então fui primeiro no centro de informações (Visit Tromsø, localizado na Kirkegata 2). Fiquei lá um tempo estudando o mapa e as opções de turismo.
Dei continuidade às minhas andanças rumo ao Polaria Aquarium! Antes de qualquer coisa, vale a pena visitar para ver a arquitetura! O objetivo é imitar blocos de gelo empilhados, bem interessante. O aquário é pequeno, então se organize para estar lá no momento em que as focas são alimentadas (no site, http://www.polaria.no/ , sempre tem essa informação atualizada, no meu caso foi às 12:30). Enquanto eu pagava o ingresso, o cara perguntou de onde eu era. Conversa vai, conversa vem, comentei que estava sentindo falta do sol. Ele deu risada e disse que “isso” era o máximo de claridade que eu veria. HEIN?!?!?! Eu achava que “toda essa” escuridão seria apenas na segunda semana de dezembro, então ele explicou quem em dezembro fica 100% escuro o tempo inteiro!

Voltando ao aquário, como falei, a atração principal é a alimentação. Mas não espere um show ou grande evento. Como eles mesmo explicam, a alimentação “com brincadeiras” é apenas para evitar que as focas fiquem entediadas. O aquário também passa 2 filmes interessantes, um sobre a Noruega (parte da fauna e flora, com belas imagens de diversos fiordes) e outro, claro, da Aurora Boreal.

De lá, passei na frente do MS Polstjerna, que fica fechado no inverno. Mas por fora dá para ver o barco restaurado. O objetivo é falar sobre a história das caças às focas. Porém, como não entrei, não sei maiores detalhes...

Segui para o Nerstranda Senter, um shopping center! O objetivo era almoçar, e eu imaginei que em um shopping eu teria pelo menos uma praça de alimentação com algumas opções. Que engano... Só tinham 3 opções, das quais 2 não entendi nada! Então comi um Wrap.

Quando saí de lá, uma nova surpresa: o céu estava completamente escuro! Isso mesmo, 15h da tarde, e parecia noite! No caminho de volta para o albergue, passei pelo Ronald Amundsens Monument e Tromsø Domkirke (a catedral da cidade). O primeiro é uma homenagem ao explorador dos polos norte e sul (nada demais, mas tinha uma linda árvore de Natal). A segunda, datada de 1861, é a única catedral de madeira da Noruega. Não consegui entrar, pois estava fechada.

Não consegui cochilar antes do tour, estava ansiosa demais! Então a francesa chamou para fazermos uma pasta na cozinha compartilhada antes de irmos (a sueca também foi). Foi bem bacana pois, enquanto cozinhávamos, interagimos com outras pessoas de outras nacionalidades... Foi divertido!

Tudo pronto, rumo ao tour da caçada da Aurora! Este primeiro foi com o pessoal do próprio albergue. Se você sente muito frio e não possui roupas apropriadas, aqui vai a primeira dica: peça “warm clothes” (roupas quentes/térmicas). São feias, fui a única desse grupo que as usou, mas fui a única que não sentiu frio, sério mesmo! Quer dizer, minhas mãos e meus pés congelaram, mas isso é um detalhe...

O tour começou com a busca por um céu claro, para termos uma boa visão da aurora. Encontramos, paramos a van, e esperamos. Montamos uma fogueira e começamos a conversar, contar histórias, dar risada!

Teve uma hora que a guia foi tirar uma foto do grupo na fogueira e... tcharan!! A aurora estava no horizonte! Mas ainda não conseguíamos ver “a olho nú”, então ficamos todos olhando para o céu, um bando de abestalhado! Rsrsrsrs E não é que ela começou a “aparecer”? Tentarei descrever o que eu realmente vi (de forma leiga): um rastro branco/esbranquiçado, como se fosse uma nuvem, mas que se move, e “aparece e some”. Muito bonito, mas... eu esperava mais! Não podia ser só isso! Ok, era impressionante, e eu sei que não dá para ver as cores vivas das fotos, mas... bem, foi bacana! Depois de um tempo ela parou, e voltamos para a cidade.

Confesso que fiquei desapontada. Não pode ser só isso! Cheguei no albergue e fiquei buscando na internet relatos de pessoas que já tinham visto a aurora, lendo suas descrições. Com isso, decidi que eu tinha que tentar novamente.

Clara, escrevendo sobre o dia 30 de novembro de 2016.

4 comentários:

  1. Porra man, acho que você criou uma expectativa muito monstra. Pelas fotos eu já achei bem bonitas. Mas enfim, boa sorte na próxima tentativa.

    ps: No texto tem "[..]o que eu realmente vir[..], mas acho que é só vi sem o R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é que está, ao vivo não é igual às fotos... Essa expectativa é complicada! PS: sim, certíssimo! Tenho q corrigir

      Excluir
  2. não sabia que tinha essa diferença toda entre as fotos e o olhos, bom saber pra baixar as expectativas na minha vez
    hehehehe

    ResponderExcluir