segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

I Smell Snow


Não preciso nem dizer que acordei tarde, né? Mesmo assim, o céu estava como se fossem 17:30 em Salvador...

Fui direto para o Visit Tromsø (o centro de informações turísticas) para comprar um tour pelos fiordes de van (todos os de barcos/navios ficam fechados no inverno) para o dia seguinte! Esse local é bem interessante pois ele concentra boa parte dos tours e outras atrações turísticas. É uma boa opção para se informar e comprar passeios. Ele também tem um site no qual você já pode verificar as opções e fechar os passeios (www.visittromso.no). Duas dicas importantes:
1) Trata-se de um ótimo local para comprar o bilhete de ônibus. Você comprando ao entrar no busu, paga NOK 50,00 (~R$ 20,00). Se comprar com antecedência, fica NOK 36,00 (~R$ 10,00).
2) Quando for fechar um passeio, se você não tiver uma boa câmera e/ou não for um bom fotógrafo, compre os que incluem fotos do passeio! No próprio material que o Visit Center disponibiliza, vem indicando o que cada passeio incluí.
De lá, andei mais um pouco pelo centro da cidade e fui almoçar no restaurante Emmas Drømmekjøkken / Emmas Under (resolvi que queria comer comida boa, mesmo pagando mais caro...). Por coincidência, lá estavam 2 brasileiras que eu tinha conhecido no tour do dia anterior. Acabamos almoçando juntas, o que foi ótimo pois tomamos vinho, conversamos bastante e demos muita risada! Para o custo de Tromsø, o restaurante é um ótimo custo-benefício, todos os pratos estavam deliciosos e eram bem servidos.

Quando saímos, estava nevando! Ficamos as três “abestalhadas” brincando na praça e tirando fotos! Depois fui a um pub com uma delas, conversamos mais um pouco, e eu segui viagem para o meu tour da noite. No caminho para o hostel, passei por um gazebo lindo! E continuava nevando! CLARO que eu tinha que tirar uma foto...
E começou mais um tour em busca da aurora. Desta vez, fechei com um grupo mais profissional. Na verdade, eu já tinha fechado no Brasil. Li algumas críticas, recomendações, e fechei com Marianne’s Heaven on Earth Aurora Chaser Tours.

Recomendo MUITO! No tour, estavam 3 profissionais: a própria Marianne (norueguesa), Sarah (inglesa) e George (escocês, tive um pouco de dificuldade para entende-lo...). Logo ao entrarmos na van, eles explicam o que é o fenômeno e os índices que eles acompanham on line (vejam meu post “Sobre a Aurora Boreal (informações gerais)”). Depois da explicação, eles entregam as roupas térmicas, botas, coletes de segurança e lanternas (todos tem que usar).
Como falei, tudo é muito profissional. Ao acompanhar os índices mencionados, eles vão para um lugar mais apropriado. Ao longo do tour, estivemos em 5 locais diferentes. Além disso, todo o lanche estava muito bem preparado e guardado. Tivemos sanduiches de queijo, salsicha, biscoitos, e um negócio específico para uma vegetariana que estava no grupo. Para beber água, café, chá e chocolate quente. O lanche foi em uma fogueira dentro de uma cabana, na praia de um dos fiordes da região. A surpresa da noite: ouvíamos baleias o tempo inteiro!

Durante toda a noite, eles se preocupavam em garantir que estávamos bem! Comigo, em especial, eles estavam preocupados em me aquecer (às vezes eu tremia, rsrsrs). Me incentivavam a me movimentar, me deram colcha, um sache com um gel milagroso que esquentou minhas mãos (deixei dentro das luvas...). Eles conversavam com todos, o tempo inteiro, e ficavam mostrando as “mágicas” que podemos fazer com as câmeras (motivo pelo qual é possível fotografar a aurora).
Mesmo com isso tudo, não vimos a aurora. Durante toda a noite (das 17:30 às 2:30), o campo magnético da terra estava “norte”. Mesmo assim, eles só desistiram quando o tempo fechou e não tinha previsão de abrir novamente.

Clara, escrevendo sobre o dia 01 de dezembro de 2016.

4 comentários:

  1. Brasileiro é "praga", tem em todo lugar do mundo.
    Coloca no post o link pro outro post, aí já facilita um pouco.

    ResponderExcluir
  2. que bom que a experiência e as pessoas compensaram a ausência da aurora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A aventura, novidade, valem a pena... Mas por um tempo! Teve uma hora q dormi na cabana, kkkk

      Excluir