segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Agora a Aurora de Verdade!!


Quando acordei e olhei a janela, eu não acreditei: não tinha uma nuvem no céu, e o dia estava mais claro!

Após um pequeno, bem, esquecimento (fui tomar banho e esqueci a toalha no quarto...), fui para o tour dos fiordes de van. Que vista maravilhosa! Como essa região é linda! E, acima de tudo, QUE FRIO! Não estava preparada (as roupas que vestí não eram tão quentes)... Durante o passeio, o guia foi nos informando sobre a temperatura, que variou de -5º a 0º. O tour vale muito a pena, é lindo demais! Até andar em lagoa congelada nós andamos! Me lembrou bastante o passeio do Rocky Mountains no Canadá!
De noite, nova caçada à Aurora, claro! Fechei novamente com Marianne! Como eu estava com muito sono, enquanto estávamos dentro da van, eu dormia!

Teve a 1ª parada para abastecer a van, na qual George já me deu os “saches mágicos” para eu colocar nas luvas. Depois, teve a segunda parada para colocarmos as roupas, e então eu apaguei. Acordei um pouco antes da 3ª parada, e estava nevando MUITO (eles chamaram de nevasca mas, depois do que vi na Islândia, eu chamo só de neve, rsrsrs). Um português que estava no tour me atualizou dizendo que o pessoal tinha visto na previsão do tempo que o céu limparia em 30min ou 1 hora. Por isso, foi decidido que iríamos para a mesma cabana do dia anterior. Chegando lá, eu brinquei um pouco com a neve e fui para o fogo me aquecer. Depois de um tempo, eu estava esquentando meu sanduiche, quando o português me chamou “Clara, se você quer ver a Aurora, largue tudo e venha aqui fora agora!”. Fiz isso, mas no céu estava apenas o rastro branco e claro, igual ao que eu tinha visto no primeiro dia.
Voltei para a cabana para terminar meu sanduíche. Depois de um tempinho, eu só ouvi Marianne “Where is Clara? She must see this!”. Saí gritando “I am here, what happen?”. Ela só fez apontar para o céu. Eu parei. Simplesmente parei. Estava com um chocolate quente na mão, e ele ficou do jeito que estava, na verdade eu esqueci dele. Marianne avisou que iria tirar umas fotos, que não era para eu me mexer, e eu só consegui dizer “I am speechless, I am frozen, I will not move, don’t you worry”. Depois de um tempo ela sugeriu que eu sentasse em um barquinho para ela tirar outras fotos. Comecei a comentar com ela como tenho pautado minhas viagens com base nas realizações de sonhos, e que eram momentos como aqueles que fazem tudo valer a pena. Claro, comecei a chorar. Ela, toda fofa, parou de tirar foto e veio me dar um abraço. E foi ainda mais linda quando comentou que ela acreditava que todos deviam viver essa experiência (de presenciar o fenômeno da aurora boreal), mas que pessoas como eu mereciam o espetáculo!
Depois ela me deu o cartão de memória (eu tinha fechado o tour com a compra das fotos, mas ela disse que seria presente) e foi tirar foto das outras pessoas. Perguntei se eu podia ficar ali, ela disse que sim, mas que eu devia me lembrar de me aquecer. Aí lembrei do chocolate. Quando fui beber, estava gelado! Não liguei, fiquei lá sentada, sozinha, por um bom tempo, vivendo o meu momento, apreciando mais esse espetáculo da natureza! Passado um tempo tanto George quanto Sarah vieram me perguntar se eu estava bem, rsrsrsrs.

Sobre a aurora... NÃO esperem as mesmas cores fortes e vivas que se vê em fotos. Esqueça! Dito isso, posso compartilhar o que eu vi “a olho nú” e vivenciei:

·        Sim, dá para ver verde! As vezes mais forte, às vezes mais fraco, mas definitivamente verde!

·        Boa parte das vezes estava mais para uma nevoa esbranquiçada.

·        O espetáculo não está apenas nas cores. Pense você ter um céu estrelado e, de repente, surge algo que vai se movimentando, some, e aparece novamente?

·        Vi a aurora dançando! Depois Sarah me disse que estava lenta, por causa da velocidade dos gases (lembram dos índices?). mas vi dançar, só foi uma música lenta!

·        Vi a “aurora rainbow”. Literalmente quando ela faz um rastro completo de um lado ao outro!

·        Consegui distinguir a olho nu onde estava aurora vermelha. Quem me ajudou nessa foi George.

E foi isso! Depois ainda fomos para um outro local para ver mais um pouco do fenômeno e, às 3h, voltamos para Tromsø.

“Quem não tem um sonho pra realizar...”

Clara, escrevendo sobre o dia 02 de dezembro de 2016.

4 comentários:

  1. To aqui imaginando a sua cara de emoção... Parabéns, que bom que dessa vez deu certo e você conseguiu realizar seu sonho e o objetivo da viagem. :)

    Corrige lá no início do texto: [..]não tinha uma novem no céu[..].

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode dizer "cara de bobina / abestalhada"! Vc me conhece, sabe q foi assim... Kkkk
      Corrigido! Obrigada! 😉

      Excluir
  2. que lindo!!!
    que bom que conseguiu e que foi lindo!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi lindo, sim!! Mas, ainda assim, bem menos do q aparecem nas fotos... Neste post, procurei colocar as fotos mais próximas da realidade (por isso não coloquei as q possuem o céu todo verde!)!

      Excluir