domingo, 18 de junho de 2023

Vamos a la Playa, parte 2!

Bom dia! Dia de explorar cidades vizinhas a Barcelona...

Acordamos cedo e fomos pegar o carro alugado. Tínhamos reservado um carro básico manual, e tivemos um upgrade para um híbrido automático! Começamos bem, né? Pegamos a estrada rumo a Cadaqués! Boa parte da estrada é bem tranquila, duplicada e listinha! Uma delícia de dirigir! Chegando perto da cidade, começaram a surgir as curvas pois tínhamos que subir e depois descer morros até chegar à cidade. Mas foi bem tranquilo também.

Cadaqués é um vilarejo de pescadores desde o século XVI e hoje tem como principal economia o turismo. Também, com a vista que tem do mar, o charme com suas casinhas brancas e detalhes azuis, e as pequenas praias espalhadas pela cidade, dá pra entender. Reza a lenda que quem colocou essa cidade "no mapa" foi Salvador Dalí, que foi morar em Portlligat (parte do município de Cadaqués) em 1948.

Chegando na cidade, fomos primeiro para a Igreja de Santa María de Cadaqués. Ela é relativamente pequena mas, para a cidade, é grande. A entrada é gratuita, então vale a pena entrar e ver o altar, que tem 26 metros de altura! Ela foi construída no século XVI, destruída pelo famoso pirata Barba Roja e depois reconstruída pelos pescadores do vilarejo.

De lá fomos descendo a cidade pelo centro histórico e suas ladeirinhas, observando cada rua, lojinhas e vista! Chegando na base da cidade, resolvemos explorar primeiro as praias. Então fomos andando margeando o mar até chegarmos a Es Sortell, que fica em uma ilhazinha bem fofa e de onde se tem uma vista linda da cidade! Depois voltamos um pouco e ficamos curtindo a cidade e o mar (gelado) na Platja dês Sortell. Bem privada, mas muito cheia de pedras.

Umas 14:30 resolvemos ir comer. Alguns restaurantes bem avaliados já estavam fechados, até que um cara indicou o Narita Cadaqués, que fica bem na praça principal da praia. Gente... TUDO que comemos estava maravilhoso! Sério! Até o momento ele é o melhor restaurante da viagem! Muito bom! Terminado o almoço, fomos em direção à Casa Museu Salvador Dalí, e... Estava fechada! Tinha fechado literalmente 5 minutos antes de chegarmos, e não houve jeito de conseguir entrar. Aí na hora Lilla procurou coisas relacionadas a Salvador Dalí (que Gui gosta), e não é que ela encontrou ingresso para o dia seguinte de um outro museu que fica em uma cidade próxima? Com isso relaxamos, pegamos o carro e fomos em direção a Girona.

Chegando no Airbnb, tivemos uma surpresa maravilhosa: um dos quartos tinha uma vista espetacular! Depois de um pequeno debate sobre quem iria ficar lá (tanto Lilla quanto eu queríamos que o outro casal dormisse nesse quarto), Gui e eu acabamos ficando com ele. Nos arrumamos e fomos jantar. Que cidade fofa! Na postagem sobre amanhã colocarei mais detalhes, mas é uma cidade bem medieval, com muita coisa preservada, e o Airbnb fica bem no centro histórico! Jantamos no restaurante La Tabarra Girona. Lá compramos um vinho pra tomarmos no Airbnb, passamos em uma creperia para pegar crepe "de petisco" (Crêpdequé?, muito bom) e ficamos no quarto, de frente pro janelão, bebendo vinho, comendo e conversando até tarde...

Clara, escrevendo sobre os dias 16 de junho de 2023

Um comentário:

  1. Na Espanha tem isso de "surreal" que é o fato dos restaurantes fecharem no horário do almoço. Volta e meia chegava em alguma cidade tipo umas 15h e não tinha mais nada aberto, bizarro. kkk
    E deu sorte mesmo com o carro, pq das vezes que eu aluguei carro nem tinha opção de automático (não é muito comum por lá, mas parece que mudou).

    ResponderExcluir