quarta-feira, 21 de junho de 2023

Futebol e turismo

Bom dia! Mais um dia que começou com futebol. Nesse caso, o Real Madrid!

Depois da ida ao FC Barcelona, eu não esperava nada mais. Agora, um ponto importante em relação ao Real Madrid: na hora de comprar os ingressos, eles falaram que estava em reforma e até por isso o ingresso seria mais barato, sendo chamado de "Tour Bernabéu Temporary". Ok, dito isso, fomos para lá. Ao chegar, sim, já chama a atenção todos os tapumes ao redor do estádio, com maquinários e um monte de trabalhadores. O início da tour vc entra em uma sala bem "armengada" (cheia de gambiarra), com os troféus dispostos de acordo com os temas. Depois mais troféus e outros troféus. Aí tem uma salinha que é pra mostrar como ficará o estádio... Nem sei como descrever, mas não mostra nada, é uma maquete branca, oval, onde ficam colocando projeções de imagem e luz e dizendo que vai ser um estádio sensacional (e só). Ok, vamos explorar mais... Hum... Ah, tem umas telas que ficam passando os jogadores do time principal, mas só passando, nada interativo. Aí você segue o fluxo, e chega ao estádio. Sim, ao menos é possível ver o estádio, o campo sendo reformado! Depois lojinha e acabou. Esse tour só foi melhor do que o Barcelona porque eles avisaram que estavam com modelo temporário, cobraram mais barato por isso e dão acesso ao estádio. Eu realmente espero que após a reforma, seja um museu e tour mais bacana, e não apenas uma disposição de troféus.

De lá fomos explorar o que eu chamei de centro-norte de Madrid:

- Hotel Riu Plaza España: hotel imenso que fica bem em frente à praça Espanha. Aqui a dica é subir no Rooftop. Só paga EUR 5,00 e a vista é espetacular, 360 graus. Além do lugar em si ser lindo, tem algumas pontes e mirantes de vidro. O principal tinha uma fila imensa, então não pegamos. Mas ficamos lá um tempo só curtindo o ambiente e a vista.

- Plaza de España: no centro da praça tem um imenso momento dedicado a Miguel Cervantes. Ele foi construído em 1915, para comemorar o terceiro centenário da publicação da segunda parte de Don Quixote, mas apenas nos anos 60 que foi concluída com a colocação das esculturas laterais de Aldonza e Dulcineia. Reparem que no topo tem 5 pessoas lendo livros, representando os 5 continentes lendo a obra. E em uma das laterais tem as figuras de D. Quixote e do seu fiel escudeiro Sancho Pança.

- La Montaña Park: Parque que fica no caminho para o templo Debod. É bonitinho, mas nada demais. Dizem que é um bom lugar para ver o pôr do sol mas, como o sol está se pondo lá para as 22h, nem programei nada relacionado a isso...

- Templo Debod: foi construído pelos egípcios no século 4 a.C. E consiste em uma capela principal dedicada à Deusa Isis, e dois arcos na frente. Ele foi dado de presente à Espanha em 1961 como agradecimento pela ajuda na transposição do templo de Abu Simbel (lembram que ele teve que ser alterado de lugar por causa de uma represa que seria construída?). Está aberto de terça a domingo e a entrada é gratuita, mas não conseguimos entrar, pois ia fechar durante a tarde e a fila estava imensa (tem controle de quantidade de pessoas).

Parada para almoço. Finalmente fomos em um restaurante que tinha o Menu do dia e, gente, essa é uma opção mais do que obrigatória em Madrid. A refeição com 2 pratos, uma bebida (qualquer, de água a vinho), e um café ou sobremesa (quase nosso executivo), custando de EUR 11,00 a EUR 15,00. E o restaurante que fomos, Aderezo 37, é MUITO bom. Além do fato de tudo que comemos estar maravilhoso, todos os pratos foram muito bem servidos. Recomendo muito!

Voltando ao tour, fomos em direção ao teleférico e estava fechado... Então seguimos pelo Parque Del Oeste, descansamos um pouco, seguimos andando até chegarmos no Arco de La Victoria (confesso que não conheço a história por trás, mas é bonito). Atrás do arco tem o Farol de Moncloa, mais um mirante da cidade. Depois de termos subido no Hotel Riu, achamos que não era necessário, então voltamos para o hotel.

De noite (20h, porém com sol a pino) fomos ver uma apresentação de Flamenco em Las Carboneras. Afinal, vim para a Espanha e não ir a um show de Flamenco seria o mesmo de ir para a Argentina e não ver um show de Tango... Gostamos muito! Uma coisa que tive impressão e depois no próprio show eles confirmaram, é que parece um show de jazz / improvisação. Tive a impressão de o dançarino "da vez" dá o tom e o ritmo, e os demais artistas acompanharem. Gostei bastante, valeu super a pena ter ido. Ah, compramos os ingressos com Josefina, a guia do free walking tour. Além de termos tido um desconto, ficamos com uma mesa bem em frente ao palco, e tivemos direito a uma bebida (cada) e um tapa (mesa de frios)!

Clara, escrevendo sobre os dias 20 de junho de 2023

1. Sua foto no passeio do Real Madrid tá ótima kkk
    Eu não fiz nenhum desses passeios de futebol e nem vi show de Flamenco :D