quarta-feira, 21 de junho de 2023

Primeiro dia de Madrid - Centro

Primeiro dia em Madrid e adivinhem como começamos? Dormindo! Isso mesmo, estávamos tão cansados que ignoramos vários alarmes, e acordamos perto do café da manhã fechar!

O primeiro compromisso do dia foi o free walking tour. Foi ótimo pois a guia que pegamos fez uma excelente geral sobre a cidade e principais pontos turísticos localizados no centro. Além disso, o inglês dela era ótimo e a forma em que ela contava as histórias e fatos tornava o tour ainda mais interessante!!! Recomendo, eu a encontrei pelo aplicativo freetour.com, mas ela depois deu o contato direto: josefina_lazo@hotmail.com. Além das informações que colocarei abaixo quando for descrever alguns dos pontos turísticos, ela comentou sobre algo que, até então, eu não tinha lido. Se vc ver uma placa de metal na calçada, bem em frente de uma loja, é que ela tem mais de 100 anos naquele local. Para confirmar, tem que ver se o nome na placa está em algum lugar da faixada do imóvel!

Terminado o tour, fizemos o nosso (que era similar) só que agora parando, admirando com calma e tirando fotos:
- Teatro Real: onde acontecem apresentações de ópera. Parece que o público de Madrid é bem exigente.
- Jardins de Sabatini: passeamos pelo pelo jardim, localizado ao lado do Palácio Real. Ele é bem bonito!
- Cripta da Catedral Santa Maria La Real de la Almudena: é a única parte da igreja que seguiu o projeto original, com influência romana. É bem bonita e grande, e o acesso é gratuito.
- Muralha árabe: resquício da grande muralha que rodeava Madrid na época em que os Árabes estavam aqui (antes dos romanos). Bem interessante, Tb acesso gratuito (faz parte de uma praça bem bonita).

- Catedral Santa Maria La Real de la Almudena: fica bem em frente ao Palácio real. O período de construção dela foi de 1883 a 1993. Ao longo do período o projeto sofreu diversas alterações dee estilos. É nela que acontecem os eventos reais. Vale a pena entrar, é praticamente gratuito (aconselha-se doar EUR 1,00 para entrar).
- Palacio Real de Madrid: foi construido en meados do século 18, pelo rei Charles III, depois que a residência anterior foi destruída por um incêndio. Na época ele queria mostrará a imponência da Espanha, acabou tendo o maior castelo da Europa Ocidental com 3.418 cômodos. Detalhe que atualmente o rei é a rainha moram em outro local, e o Palácio hoje funciona como museu, eventos reais ou recebimento de chefes de estados de outros países. Não foi possível entrar porque o Palácio estava fechado para um evento (até vimos a rua ser fechada e VÁRIOS carros passarem, um deles com a bandeira da Palestina).
- Plaza de la Villa: uma pequeña praca cujo atrativo é que ela possui 3 prédios lindos e suntuosos, sendo um construído no século 15, outro no século 16 e o terceiro no 17 (esse último já foi prefeitura e prisão de Madrid).

- Mercado de San Miguel : abriu em 1916. Ele lembra o mercado de Barcelona, mas com uma diferença, aqui é mais focado em restaurantes e lanchonetes, e não mercado com peixes crus e demais comidas para você levar para fazer em casa. Em outras palavras, é meio que um complexo gastronômico, porém mais focados em lanches e tapas.
- Restaurante Botín: só passamos pela frente e por um motivo nobre, eeo restaurante mais antigo do mundo. É caro mas se tiver vontade de conhecer, precisa reservar com antecedência.
- Barrio La Latina: conhecido como o bairro mais boêmio de Madrid, sendo uma boa opção para almoçar (tem várias opções na Calle Cava Baja). Nós almoçamos no restaurante Los Segretos de Lola. Ele é bem divertido, o tema é filmes e brinquedos infantis. Mas a comida... Cara é não vale a pena. NÃO recomendo (e olha que tem até coisas de Harry Potter).
- Plaza Mayor: é a maior praça da Espanha. Em 1561 funcionava um mercado e ela ficava do lado de fora da muralha de Madrid para não pagar impostos. Depois de um tempo ela foi integrada à cidade. Antes os prédios que a rodeava eram de madeira, depois do 3o incêndio resolveram reconstruir tudo com cimento e pedras, como ela está hoje. A praça já foi palco de diversos acontecimentos como touradas, execuções públicas, autos de fé da Inquisição Espanhola e jogos de futebol. Hoje a praça é cheia de bares e restaurantes com mesas ao livre.

- Chocolatería San Ginés: ele é famoso pelo churros com chocolate quente. Fomos lá e tinha uma fila imensa. Pedimos um churrus e um sorvete. O 2o estava bom, mas o 1o... Não curti. Chocolate meio amargo, churros não doce... Sei lá, não gostei.
- El Corte Inglés: Olha ele aquí de novo! Assim como o de Barcelona, ni último andar tem uma parte para restaurantes, como se fosse praça de alimentação, que tem uma bela vista da cidade. Vale a pena subir! Atenção, existem vários Corte Inglès em Madrid. O que eu fui que tem essa vista é o que fica perto da Gran Vía / Callao.
- Avenida Gran Via: avenida com várias lojas, teatros, bares e restaurantes. O mais legal é observar os prédios e sua arquitetura, cada um mais lindo que o outro (e bem antigos). No final da avenida fica o Edifício Metropolis, um dos primeiros arranha-céus da cidade. Não deu para ver ele direito porque estava em reforma.
- Círculo de Bellas Artes: a dica é subir  o terraço para uma vista bacana da cidade.
- Banco de Espanha: só passamos pela frente. É o banco que o pessoal de A Casa de Papel rouba, porém, as filmagens não foram feitas aqui...
- Praça da Puerta del Sol: antes de tudo, a praça não tem nenhuma porta ou portal, então nem procurem... Além das lojas ao redor, é nessa praça que tem 2 itens importantes de Madrid. O primeiro, eu diria o mais importante, é a estátua El Oso y el Madroño, um urso de bronze apoiado nas patas trazeiras para alcançar a árvore Madroño. Esse símbolo está no escudo da cidade e você o encontrará em TODS os lugares que tiverem algo da prefeitura. O segundo é o "Km 0". Em teoria, a praça representa o centro da Espanha, então na calçada em frente à prefeitura tem uma marca desse ponto zero apontando a direção das principais cidades.

Na volta para o hotel pegamos um lanchinho qualquer para dormirmos cedo.