Acordamos cedo para irmos a Figueres. Não estava nos planos, mas como coloquei no post anterior, resolvemos ir de última hora para outro museu de Salvador Dalí e como Figueres fica a apenas 45min de Girona, fomos!
Chegando lá no Teatro Museu Dalí, já ficamos impressionados com a faixada do prédio. Mas atenção, não estou falando a da entrada principal, e sim a muralha que fica em frente a uma praça que tem o letreiro de Figueres (procurei o nome da praça no Maps, não encontrei, mas é na Carrer Canigó com a Pujada del Castell).
Sobre o museu... Ele está montado em um antigo Teatro Municipal, construído no século XIX. O teatro foi destruído no final da Guerra Civil da Espanha, aí Dalí o comprou e reformou já pensando em fazer um museu para suas obras. Ou seja, toda a estrutura e organização do museu foi pensada pelo próprio artista, então tem toques surrealistas em cada canto e disposição! Vale MUITO a pena conhecer. Mesmo que você não goste de artes ou de Dalí, vale a visita. Uma dica importante é: pegue o áudio guia, ou então busque sites com dicas sobre o museu. Por exemplo, na sala principal tem um quadro grande que, dependendo de como você olha, ou vê uma mulher sentada em uma janela, ou Abraham Lincoln (sim, o cara dos EUA). Outro exemplo é ver determinados trabalhos refletidos na garrafa (ao invés de olhar o papel)... Enfim, a visita é uma experiência!
Terminado o passeio voltamos para Girona para explorar a cidade. Ao chegarmos comemos no Croak's (hambúrguer e wrap, nada de mais) e começamos o tour. Primeiro sobre a cidade: ela fica localizada entre os Pirineus e a Costa Brava. Ela foi fundada em 79 anos a.C., conquistada por romanos, muçulmanos e Napoleão. Em 1809 resistiu à invasão Napoleão (e seus 35mil soldados) por 07 meses, quando os franceses venceram na base da fome e de doenças. Girona conta com um centro histórico medieval muito bem preservado, que ainda incorpora restos romanos, árabes e judaicos. Acredito que justamente por isso ela foi utilizada como cenário da 5a temporada de Game of Thrones (todo lugar que eu passava ficava pensando em "Shame, Shame"...).
Vou listar os pontos pelos quais passamos com os respectivos comentários:
- Margens rio Onyar / Cases de l'Onyar: caminhada pelas margens do rio Onyar, o principal cartão-postal de Girona, vendo as casinhas coloridas e a catedral da cidade.
- Plaça de la Independència: possui vários restaurantes e bares. Localizada fora da parte murada de Girona, foi construída no século 19, e seu nome foi por conta das guerras travadas contra Napoleão.
- El Call (Bairro Judeu): região um pouco diferente das demais, com ruas mais estreitas.
- Catedral de Girona: Construída inicialmente no século XI, em estilo romântico com detalhes barrocos, a catedral está localizada na parte mais alta de Girona e possui uma escadaria extremamente imponente. Várias cenas de Game of Thrones foram gravadas nesta catedral e na sua escadaria.
- Passeig arqueològic / Muralles de Girona: partes da muralha foram retiradas / derrubadas para viabilizar o crescimento da cidade. Porém, partes continuam de pé e podem ser visitadas, tendo acesso a praças e mirantes bacanas. Eu subi pelo acesso que tem logo atrás da Catedral de Girona.
- Banys Àrabs: Construída na idade média e está muito bem conservada. Apesar de ter sido construída pelos romanos, possui esse nome porque foi inspirada nos banhos muçulmanos existentes no norte da África. O preço é bem acessível e vale muito a visita.
- Plaça de Sant Feliu / Basílica de Sant Feliu: a Basílica possui estilo romântico e foi construída no século VII. Ao longo do tempo, a igreja foi sendo modificada e passou a contar também com uma torre gótica e uma fachada barroca.
- La Lleona / Leoa de Girona: é uma estátua (pequena) que fica praticamente em frente à Basílica de Sant Feliu. A piada aqui é que, no passado, tinha a lenda que era necessário beijar a bunda do animal pra trazer sorte e voltar para Girona. Com o Covid, ao lado da estátua foi colocada uma placa dizendo que não é mais permitido beijá-la! Eu peguei com a mão na versão miniatura que fica na parede (a estátua é muito alta).
Terminado o tour de Girona, pegamos o carro e voltamos para Barcelona. Como jantar, fomos ao Sport Bar para comer pizza. Isso mesmo que vocês leram, e a pizza estava gostosa! É um lugar que Lilla e Peu costumam ir, então fomos os 4!
Clara, escrevendo sobre os dias 17 de junho de 2023
Faltou alguma foto dentro do Teatro Museu Dalí.
ResponderExcluir