Bom dia! Hoje acordamos cedo para pegarmos o trem pra Amsterdam! Vivi ficou pois hoje ela voltou a trabalhar (acabaram as férias), e Amandinha pegou o trem de volta pra Inglaterra... Foram 3 dias maravilhosos com todas nós juntas! Eu realmente estava com saudades, e foi bom colocarmos a conversa em dia, renovar e recarregar a energia pelo amor e carinho que sinto por elas!!
Enfim, voltando à viagem, pegamos o trem e em menos de 1 hora chegamos em Amsterdam. Passeamos um pouco pela estação (que tem uma vista linda para o Museu de Cinema), e seguimos andando para o hotel para deixarmos as mochilas (pertinho, 5min de caminhada). De lá, pegamos um bonde (ou trem urbano? Realmente não sei) e fomos para o parque Vondelpark. Com +/- 47 hectares, ele teve sua primeira parte inaugurada em 1865 e possui jardins, lagos, fontes, espaços para caminhar ou pedalar e cafés. Passeamos um pouco, e fomos procurar um lugar pra almoçarmos. Não demos sorte, a região que estávamos ou tinha coisa ruim, ou fechada, ou cara... Acabamos comendo um sanduíche bem mais ou menos...
Seguimos para a Praça dos Museus (Museumplein) que, como o próprio nome sugere, é um área verde imensa (praça) cercada de museus. Entre os museus, temos:
- Rijksmuseum: "O principal museu dos Países Baixos, abriga uma vasta coleção de arte que vai da Idade Média ao século XX. Destacam-se obras de Rembrandt, Vermeer e outros mestres do Século de Ouro Holandês" (fonte CoPilot). Decidimos não entrar nele pois selecionamos outros 2 para visitar, mas vale muito passar pela frente e também pelo outro lado do canal. O prédio é lindo demais.. Ficamos um bom tempo admirando ele...
- Stedelijk Museum: "Focado em arte moderna e contemporânea, com obras de artistas como Picasso, Kandinsky e Mondrian. O museu passou por uma grande reforma e reabriu em 2012 com um novo prédio em formato de banheira." (fonte CoPilot). Também não entramos.
- Museu Van Gogh: "Dedicado ao famoso pintor holandês, possui a maior coleção de obras de Van Gogh no mundo, incluindo mais de 200 pinturas, 500 desenhos e 750 cartas". Esse nós entramos. Confesso que fiquei com receio de não curtir tanto, pois não entendo muito de pinturas e obras de arte, então pesquisei antes um pouco sobre as obras imperdiveis que estão no museu. Acabou que não foi necessário, pois o áudio guia tem a opção de conduzir apenas pelas obras em destaque, trazendo informações interessantes sobre elas (e em português brasileiro!). Além disso, vira e mexe as obras são emprestadas para outros museus, então é mais garantido pegar as dicas do próprio áudio guia. Ficamos lá quase 3 horas! Foi cansativo, mas bem interessante!
Após o museu, fomos caminhando até o Albert Cuyp Market, maior mercado a céu aberto da cidade. Foi fundado em 1905 e possui tudo que uma feira costuma ter, desde peixe até roupas! Fui pegar a fila para o Strompwaffle, típico daqui, e acabou! Isso mesmo, eu ainda estava longe e tinha acabado! O pessoal estava fazendo na hora... Funciona de segunda a sábado, das 09h30 às 17h00. Se tiver espaço na programação, vale a visita! Próxima parada, Heineken Experience. Não fizemos toda a "experiência", muito cara para algo que nem mãe nem eu amamos... Mas entramos no prédio, visitamos a loja, e pronto...
Fomos caminhando até o bairro / praça Leidseplein, onde tem diversos cinemas, teatros, bares e restaurantes. Depois de dar uma volta no bairro, fomos especificamente para a rua Korte Leidsedwarsstraat, na qual escolhemos jantar no restaurante Casa di Sergio. Muito bom! Não é barato, mas também não é caro. Muito bem servido e a comia é maravilhosa! Depois pegamos o trem (?) e voltamos para o hotel.
Clara, escrevendo sobre o dia 22 de agosto de 2024
E o museu de cinema?
ResponderExcluir