quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Queijo e chuva

 Hoje o dia começou de forma parecida ao de ontem, mas dessa vez acordei no horário planejado: 8 horas! Nos arrumamos, tomamos café e fomos passear pelo país!


Hoje planejamos ver mais 2 cidades, Gouda e Delft. Começamos por Gouda, mais uma cidade linda e charmosa. Engraçado que na região mais afastada do centro ela é bem moderna (mas com prédios baixos). À medida que vai chegando mais perto da praça central (Market), ela passa a ter as características fortes das cidade menores do país: casas com tetos pontiagudos, canas cortando as ruas, pessoas de bicicleta, quase nenhum carro... Gouda recebeu o título de cidade em 1272 e prosperou durante a Idade Média especialmente por causa do comércio de queijo e cerveja. Detalhe: Gouda fica 6 metros abaixo do nível do mar!!! 6 METROS!!! 


Estacionamos o carro e fomos em direção à Goudse Waag, prédio histórico localizado na praça central de Gouda, conhecido por sua história e papel conectado à comercialização do famoso queijo Gouda. Antigamente funcionava como casa de pesagem para mercadorias, especialmente queijo, para pagamento de impostos. Hoje funciona como museu, café e loja de souvenirs. Nós pagamos a entrada para visitarmos o museu e fazermos uma degustação de queijos. O museu é bem ok, vale mais pela degustação! Provamos 3 queijos, todos deliciosos, e uma pessoa fazendo uma explicação sobre os queijos!



Saímos do Goudse Waag, passeamos pela praça Markt onde tem várias lojas e cafés, e onde é localizada a prefeitura que fica bem no centro da praça (literalmente). A arquitetura dela é uma graça! Seguimos para a Sint-Janskerk (Igreja de São João), que é a igreja mais longa do país com 123 metros de comprimento. Ela é famosa pelos vitrais! Como ela fica bem no meio de casas, não dá pra ver direito a fachada e arquitetura, mas as casas que ficam na frente são uma graça: todas bem pequenas, meio tortas, parecia que eu estava no Beco Diagonal! Não entramos na igreja pois tinha que pagar um valor razoável... Tomamos um chocolate quente delicioso em uma cafetería colaborativa que ficava ao lado da Igreja (perdoem, não lembro o nome), e voltamos pro carro pra seguirmos para Delft. Detalhe: no caminho tive que parar para ir ao banheiro. Aonde paramos? No cinema!!! Kkkkk Posso dizer que fui a um complexo de cinema aqui dos Países Baixos!


Chegamos em Delft, e chuva.... Muita chuva!! A cidade é famosa por sua cerâmica azul, conhecida como “Delft Blue”, que começou a ser produzida no século XVII como uma alternativa mais acessível à porcelana chinesa. Por causa da chuva, começamos o passeio pelo museu / fábrica Royal Delft, também conhecida como Koninklijke Porceleyne Fles, é a última fábrica remanescente do século XVII que ainda produz a famosa cerâmica azul e branca de Delft, conhecida como Delft Blue. Pra mim valeu a pena fazer o passeio e conhecer o processo de produção. Almoçamos na própria fábrica e pegamos o carro para o centro da cidade.


A chuva continuou, então tentamos ir o mais próximo do centro de carro possível! No caminho passamos por Ooostpoort, ou Portão Leste, que é o único portão da cidade medieval de Delft que ainda está de pé. Foi construído por volta de 1400, servia como uma das principais entradas da cidade e fazia parte das fortificações de Delft. Realmente é lindo! Se não estivesse chovendo, com certeza eu teria saído do carro pra ver mais de perto e tirar fotos! Depois estacionamos o carro e fomos caminhando, na chuva, com casacos e guarda-chuvas, em direção à praça central! Fomos direto para a Nieuwe Kerk / Nieuwe Church, igreja "nova" construída em 1300... O grande atrativo é subir na torre e ter uma bela vista da cidade! Mas, chegando lá, a torre estava fechada... Então acabamos nem entrando na igreja... Esperamos a chuva amenizar um pouco e voltamos pro carro pra voltarmos pra Roterdão.



Antes de chegarmos em casa, passamos no mercado, compramos jantar e vinho, e voltamos pra casa. A noite foi uma delícia, bebemos 2 garrafas de vinho, comemos bastante e, claro, ficamos conversando até muito tarde!!


Clara, escrevendo sobre o dia 20 de agosto de 2024

Um comentário:

  1. Agora sim com queijos e vinhos a conversa deve ter ficado animada. E ainda chocado com o fato de você estar bebendo vinho. :D

    ResponderExcluir