Olha eu aqui novamente para descriver mais uma viagem internacional absolutamente especial...
Fafá, também conhecida como minha mãe, fez 70 anos no ano passado. Como parte das comemorações, ela queria viajar com as filhas para Paris. Depois de vários ajuste e conciliações de agenda, conseguimos um período que todas podiam: final de agosto!! Mas Zã e Bibis só podiam uma semana, então sugeri para mãe para começarmos nossa viagem uma semana mais cedo, para um país que até então não conhecíamos: Países Baixos (antigamente conhecido por Holanda).
Depois de diversos ajuste, e surpresas, marcamos! Surpresas? "Simples" : lá ficaremos na casa de Vivi minha amiga que conheci pela Braskem mas hoje digo que é amiga "e pronto". Ela tirou 3 dias de férias para nos acompanhar em diversos passeios!!! E para completar o quão especial essa viagem já está sendo, Amanda (já falei dela aqui tanto em uma viagem para a Itália quanto na viagem do ano passado para Espanha) foi também para os Países Baixos, também ficar na casa de Vivi e passeará conosco!! Ou seja, uma viagem com 2 techos absolutamente especiais!!! Faz meses que já estou empolgada e animada com essa viagem!!
Então, como comentei, primeiro trecho será nos Países Baixos! Pense em uma viagem looonnngggaaaa.... Mãe e eu saímos de São Paulo no sábado, dia 17/ago, às 20:30. Chegamos em Lisboa às 11h (horário local). Depois pegamos nosso voo às 18:20, para chegarmos em Amsterdam às 22:20 (também horário local).
Claro que, com esse chá de espera em Lisboa, desembarcamos para passear!! A passagem pela alfândega foi bem tranquila (um viva ao passaporte Português), pegamos um táxi e fomos para o Bairro Parque das Nações, que fica a 10min do aeroporto!!! Depois vimos que teria dado para ir de metrô, mas como estávamos de mochila (o locker não tinha disponibilidade) e estava MUITO calor, então acabou valendo o taxi...
Começamos o passeio pela Torre Vasco da Gama, que fica à margem do rio Tejo. Ou melhor, deixa eu revisar: pelo que entendi, toda a região do Parque dasefica às margens do rio Tejo e as principais atrações foram construídas para a Expo 98 (e por isso inauguradas em 1998). Com 140 metros de altura, ele é o edifício mais alto de Portugal e, claro, é possível subir pra ter uma vista panorâmica (não subimos, pois estávamos cuidando do horário)...
De lá, fomos andando pelo maravilhoso parque, com lindas árvores, até a Telecabine de Lisboa (teleférico), da estação norte. Que passeio delicioso, sério! Ver de cima esse bairro lindo, arborizado, margeando o río, é realmente especial (e o dia também ajudou, pois estava um sol fenomenal)! Ao descermos na estação Sul, fomos caminhando em direção ao Jardim das Águas. Outro cantinho maravilhoso desse bairro! Várias crianças brincando, em um dia absolutamente quente, as águas realmente refrescara.. Uma informação bacana sobre o design do Jardim (fonte CoPilot):
"Os jardins são divididos em três seções principais que representam o curso de um rio, desde a nascente até o oceano:
* Jardim das Palmeiras: Representa a nascente, com uma grande fonte de parede e um lago tranquilo, rodeado por palmeiras.
* Pomar do Mediterrâneo: Evoca a riqueza do Mediterrâneo com árvores frutíferas como laranjeiras, oliveiras e figueiras.
* Lago Ulisses: Um lago sereno que reflete a vegetação circundante e leva ao Jardim Hidráulico, um museu ao ar livre com máquinas hidráulicas antigas."
Depois continuamos caminhando e passamos pela frente do Aquário / Oceanário de Lisboa, Pavilhão do Conhecimento (que tem uma entrada bem bacana) e Parque das Nações (com as bandeiras, de diversos países inclusive a do Brasil). Seguimos o passeio até o restaurante Tacho do Pescador onde almoçamos. Comida ok, com cara de "pega turista"... Depois fomos comer sobremesa na Manteigaria que tem no bairro (lugar pra comer o Pastel de Natal, também conhecido como de Belém), fomos andar um pouco no shopping Vasco da Gama e voltamos para o aeroporto, para seguirmos viagem!
Chegando em Amsterdam (22:30 da noite, o voo atrasou), fomos pegar as malas... E a minha estava sem o cadeado! Quebrou, partiu, sumiu! Fui atrás de um balcão da TAP, mas não tinha ninguém! Abri a mala, vi que não estava remexida, então fomos embora. Ao passar pelo portão de desembarque, vejo as duas lindas (Amandinha e Vivi)!!! Gente, que saudade que eu estava delas!!! Abraços mais que apertados, zoeira, conversas... Amei!! Compramos um café no aeroporto pra mãe, e fomos pra casa de Vivi em Rotterdam (Roterdão). Ficamos conversando até 3h da manhã!!! Muito bom!!!!
Clara, escrevendo sobre os dias 18 de agosto de 2024
Quando eu fui pra Viena em 2019 fiz escala demorada em Lisboa, aí peguei ônibus e fui só no centro onde tem o mercado municipal coisa e tal. Ainda tenho que ir novamente conhecer a cidade de verdade.
ResponderExcluir