terça-feira, 20 de agosto de 2024

Explorando cidades pequenas

Rapaz.., eu não tinha me tocado o quão cansada eu estava... Tudo bem que ontem fomos dormir umas 3h da manhã, mas logo depois apaguei e de repente já eram 09:30 da manhã (tínhamos combinado de acordar às 8h...).

Levantamos, comemos um café da manhã maravilhoso que Vivi organizou e iniciamos nosso passeio turístico! Primeira cidade foi Haarlem. A cidade é pequena, fica a +/- 1h de Roterdão (Rotterdam), uns 20min de Amsterdam e é a capital da província da Holanda do Norte. Apesar de ser conhecida como “Bloemenstad” (cidade das flores) devido à sua longa tradição na produção de bulbos de tulipas, praticamente não vimos tulipas, afinal, não é o período dessas flores. Porém, a cidade tem diversas outras flores, que a tornam ainda mais charmosa! Sim, ela também possui canais que cortam a cidade, com diversas lanchas e barcos circulando nas águas e as milhares de bicicletas circulando na terra. Não vou ficar repetindo essas características em todas as cidades, afinal isso é padrão do país, ok? Kkkk

A primeira parada de carro foi na Estação Central:  é uma das mais antigas estações ferroviárias dos Países Baixos (datada de 1839), e é a única do país construída inteiramente no estilo Art Nouveau. De lá, dirigimos até o centro, estacionamos o carro e fomos caminhar! Paramos em uma das milhares cafeterias e seguimos em direção à Grote Kerk / Grote of Sint Bavo Kerk (catedral gótica de São Bavão). Sim, tem vários nomes a depender de onde você pesquisa... Mas ela é imensa e fica na famosa praça Grote Market, então não tem erro! De longe já dava para vê-la. A "arrodeamos", e fomos passear na praça.

Escrevendo aqui no blog, me toquei de um ponto... Era para termos entrado na igreja, mas me esqueci! Inclusive dizem que tem um órgão bem bonito no qual Mozart tocou quando era pequeno!! Mas estávamos tão entretidas na cidade e nas nossas conversas que nos passamos completamente... Gente, a cidade é uma graça! Uma fofura, com ruelas lindas e tranquilas, arquitetura uma graça... Enfim, exploramos a praça um pouco. Demos uma volta nas ruelas até ir para o outro extremo da praça para vemos o Hoofdwacht, prédio mais antigo de Haarlem que já funcionou como cadeia, loja de artes, prefeitura, etc. Depois seguimos para o Hofje Van Bakenes, e aqui vale uma explicação: Hofje são pátios internos cercados por pequenas casas, típicos dos Países Baixos, especialmente em cidades como Haarlem. E esse é uma graca: pequeno, muito bem cuidado, e é um charme pra chegar nele (passamos por um corredor de tijolos)!!

Continuamos o passeio até a ponte Catharijnebrug, que fica em um lugar estratégico com vista para a cidade e para o moinho Molen de Adriana, de 1779. Fomos ao moinho e íamos subir (tem um tour que conta a história do moinho e depois vc pode ficar no terraço). O plano era para o tour, até chegamos a pagar, mas eles tiveram um problema e só teriam tour depois de uns 45min... Não tínhamos tempo pra isso, então eles devolveram o dinheiro e fomos almoçar no Restaurant Zuidam que ficava bem em frente.

Após a pausa seguimos nossa caminhada até a Amsterdamse Poort, um dos marcos históricos mais importantes de Haarlem, construída em 1355 e é a única das doze portas originais da cidade que ainda existe. Em 1631, com a construção do canal Haarlemmertrekvaart, a porta passou a ser chamada de Amsterdamse Poort, pois se tornou a principal entrada para quem vinha de Amesterdã. Cara, tudo nessa cidade é fofo, lindo, meigo.. Na frente do portal mesmo tinham umas flores maravilhosas... Ficamos um bom tempo só curtindo e tirando fotos!

De lá pegamos o carro e fomos para a cidade de Zaandam, mais especificamente Zaanse Schans. Esse "bairro" é como se fosse um museu a céu aberto replicando de forma bem fidedigna um vilarejo dos séculos XVIII e XIX. Além das casas pequenas e bem características, tem diversos cafés, representação de uma fábrica de queijos, outra dos famosos tamancos de madeira (eu não sabia que eram TANTOS modelos), restaurantes e, claro, alguns moinhos à beira do rio! Ficamos passeando e curtindo o museu no nosso tempo, o que foi ruim pois 18h em ponto fomos expulsos da loja de queijos (literalmente!)! Mas o vilarejo fica aberto 24 horas, você só não consegue entrar nas casas e lojas...

Voltamos pra Rotterdam, jantamos na casa de Vivi e novamente ficamos conversando até meia noite... Muita conversa pra colocar em dia... Kkkkk