quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Dia da torre!!

Hoje definitivamente foi o dia dela, o dia de vermos a Torre Eiffel de todos os ângulos, em todas a etapas do dia!

Começamos fazendo o passeio no Bateaux Mouch. Estava um sol lindo, um dia espetacular! Deu para curtir cada pedaço das margens do rio Sena e de forma tranquila pois o barco não estava cheio! Conseguimos de fato ver e apreciar a vista, os monumentos, fazer fotos, ou mesmo apenas ficar admirando. O passeio de fato muito agradável, valeu bem a pena, o ruim é que eu estava na esperança de ver as 10 estátuas de mulheres que fizeram história na França, porém, pelo que conseguimos entender da explicação do cara do barco, elas foram retiradas ao final das Olimpíadas. Uma pena, pois eu queria ver, especialmente a de Alice Guy (a primeira mulher a dirigir e roteirizar um filme de ficção no cinema francês).

Terminado o passeio, começamos a andar pelo rio Sena, passando primeiro pela Ponte Alexandre III (que está com diversas coisas das Paralimpíadas), Esplanade des Invalides e Hôtel des Invalides (ambos com acesso fechados por causa dos jogos). Nesse momento, Zã e Fafá pegaram um metrô em direção ao lugar em que iríamos almoçar, e Bibis e eu seguimos caminhando até lá. Andada longa, mas foi uma delícia! O almoço foi no Maison Sauvage Saint-Germain-des-Prés, não é barato mas é bem gostoso!

Em seguida aproveitamos para curtir o bairro de Saint Germain e ficamos explorando as ruas, vendo as lojas, mercearias, mercados... Só curtindo mesmo! No caminho, passamos e entramos na igreja Meridiano de Saint-Sulpice/ Église Saint-Sulpice (santuário da misericórdia) . Imensa! Imensa mesmo! Na frente tinha uma estrutura que eles chamaram de "clube dos voluntários". Pelo que entendemos das sinalizações, é um espaço de pausa dos voluntários das Olimpíadas e Paralimpíadas. Também passamos pela City pharma (26 Rue du Four, 75006 Paris, França). Pensem em um Outlet de farmácia, cosméticos, e coisas similares? Estava lotada! E é tão Outlet que na entrada tinham 2 cartazes, em português brasileiro, dizendo que eles aceitavam PIX! Terminamos a exploração do bairro na Capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa / Chapelle Notre-Dame-de-la-Médaille-Miraculeuse, era um dos lugares que minha mãe mais queria ir. E, chegando lá, não é que estava começando uma missa? Ficamos na missa até o final!

Pegamos um táxi até a próxima e última etapa do dia: a torre! Chegamos ainda cedo, sol alto, então sentamos no jardim embaixo dela e ficamos comendo petisco e conversando. Quando deu o horário que agendamos, fomos em direção à entrada. Sei que todos falam mas vou reforcar: não estava cheio / lotado, mas é de extrema importância começar o processo antes. No total foram 4 check points, 2 de segurança e 2 de checagem de ingresso. Fomos apenas até o 2o nível / andar (o 3o estava MUITO caro), e ainda assim nos encantamos igualmente. Descubrimos que Fafá nunca tinha subido na torre!!! Então foi ainda mais especial!! Subimos no fim da tarde, demos uma volta na torre para apreciar cada lado / vista, me encantei com a Arena do Campo de Marte! Nas Olimpíadas era onde ficava a quadra de voley de praia, na Paralimpíadas está montado para ser Futebol de cegos. Acho que ficamos bem umas 2 horas na torre! Vimos um pôr do sol maravilhoso, sem nuvens no horizonte. Aí pegamos uma taça de champagne para brindarmos (estava incluso no ingresso) e brindamos vendo as luzes da cidade acenderem... Depois curtimos o anoitecer de fato... E aí a torre ascendeu, linda!!! Foi bem bacana e especial!

Depois voltamos pro hotel. No caminho Bibis ficou perto da Concordia, pois estava tendo o ensaio geral para a abertura das Paralimpíadas com telão virado para a rua. Confesso que estava tão cansada que não tive forças para acompanhá-la! Fomos pro hotel, deixamos Zã no quarto e mãe e eu fomos comer um crepe perto do hotel, e voltamos para dormir!