terça-feira, 27 de agosto de 2024

Piquenique no Louvre

 Bom dia! Tomamos café da manhã no Bo&Me, pertinho do hotel. Comi um croassant de framboesa que estava divino! 


Começamos o tour do dia indo em direção ao Place des Victoires. No caminho, passamos pelo Parque Nelson Mandela (gostei muito. Pequeno, simples, mas bem bacana), pela Igreja de Santo Eustáquio / Église Saint-Eustache (imensa, mas não entramos), Bourse de Commerce - Pinault Collection (bolsa de valores, só passamos pela frente), e fizemos uma pausa na Baguett by Maison Kayser, um lugar (padaria?) que, além de ter baguettes e croassants com sabores diferentes como pistache, framboesa e chocolate, é uma graça!!


Passamos pela Place des Victoires e chegamos no Jardin du Palais Royal. Eu não me lembrava muito dele, o jardim é de um tamanho médio (considerando os parâmetros de Paris), mas bem lindo! Várias árvores e uma fonte de água no meio. Pegamos umas cadeiras e ficamos sentadas lá um bom tempo, aproveitando o sol! Logo depois, fomos pro Palais Royal em si, e esse eu já me lembrava: o pátio com as colunas em preto e branco. Nos divertimos lá feito crianças, subindo e descendo as colunas, tirando diversas fotos...


Seguimos a caminhada até a Place de l'Opéra para apreciarmos a linda e imponente Opéra Garnier / Palais Garnier. Depois aproveitamos para curtir o entorno: almoçamos em um japonês chamado itsu, fomos na Uniqlo e depois na Galeria Lafayette. Eles possuem 3 prédios em um mesmo "entroncamento"! O que é imperdivel é o que tem o rooftop, cuja subida é gratuita e o prédio é maravilhoso! A vista do terraço é espetacular pois, além de ter uma visão previlegiada do Palais Garnier, é possível ver diversos outros pontos turísticos de París! 


Depois de curtir a vista, continuamos o passeio. Ainda no entorno da opera, parei pra tomar sorvete no Amorino Gelato - Paris L'Opéra. Delicioso! O sorvete fica em forma de uma flor!!! Bom mesmo! Passamos pela Place Vendôme, na qual tem a Coluna de Vendôme / Colonne Vendôme (que foi instalada por Napoleão para representar as batalhas e vitórias do exército dele), e chegamos na imensa, e diferente, Madeleine Church. A igreja parece mais um templo romano, e se eu não me engano era essa a intenção. Dentro praticamente não tem janelas, mas tem um altar e um órgão (itens característicos de igrejas católicas antigas).


Indo para a reta final do passeio do dia, passamos pela Le Village Royal - Cité Berryer (uma ruela pequena, que fica sempre enfeitada e que tem lojas de diversas marcas famosas e de grife), tentamos ir para a Place le la Concorde, mas estava fechada por causa dos jogos paralímpicos, que começam esta semana. Caminhamos às margens do Jardins das Tulherias / Jardin des Tuileries (que também estava interditado devido aos preparativos dos jogos) e sentamos, ou melhor, deitamos no Jardin du Carrousel, de frente para a pira olímpica (que neste momento estava apagada). A essa hora eu estava morrendo de vontade de ir ao banheiro, então deixei minhas coisas com as 3 e fui atrás de "resolver" a situação. Depois de um tempo procurando lugar, acabei indo na Starbucks.... Em seguida comprei umas baguetes, vinho e levei pra fazermos um piquenique improvisado no jardim!


Ficamos lá até o sol se por, fomos jantar em um restaurante ruim chamado Café de la Régence, e fomos pro Louvre! A intenção era vê-lo, especialmente a pirâmide, iluminado. E valeu a pena! Lindo demais!! Tiramos algumas (várias) fotos, e voltamos para o hotel!


Clara, escrevendo sobre o dia 26 de agosto de 2024


Um comentário: